Critérios de desempate do Brasileirão 2023: como funciona e regras

Entenda as regras do campeonato em caso de empate entre duas ou mais equipes

A disputa pela taça do Campeonato Brasileiro Série A segue indefinida entre Palmeiras, Flamengo e Botafogo, e como a disputa ocorre em pontos corridos, é aí que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) pode recorrer aos critérios de desempate do Brasileirão. O resultado será definido ao fim da 38ª rodada.

Saiba quantas rodadas faltam para acabar o Brasileirão 2023

Conheça os 7 critérios de desempate do Brasileirão

Se dois times ou mais terminam a última rodada do Brasileirão empatados, os sete critérios de desempate entram em ação para definir quem leva a melhor. Se o primeiro critério da lista não funciona, o segundo é colocado em prática, e, se nada muda, segue a ordem até a definição da tabela. O campeonato segue o regulamento da CBF.

1) Maior número de vitórias

O primeiro critério imposto pela CBF no Brasileirão é o número de vitórias. É simples, o time que mais venceu na competição fica com a vantagem para si. Por exemplo: se Palmeiras e Flamengo estiverem empatados na pontuação, mas o alviverde tem 18 vitórias e o Mengo 17, é o time paulista quem leva a melhor.

O critério também é utilizado entre duas ou mais equipes com o mesmo saldo de vitórias. É levado em consideração o número total de vitórias que o clube conquistou na temporada, primeiro e segundo turno.

 

2) Melhor saldo de gols | desempate do Brasileirão

Se o primeiro critério não funcionar, aí o saldo de gols entra em cena. Aqui, a vantagem fica com o time que tem o maior saldo de gols. Mas qual é a matemática?

É simples, para fechar ao saldo de gols de um elenco basta pegar o número de gols marcados no campeonato e subtrair por gols sofridos. Por exemplo, o Palmeiras marcou 58 gols e sofreu 32, portanto o saldo de gols do alviverde é de 26.

Aqui, o time que tiver o maior saldo de gols leva a melhor.

 

3) Números de gols pró

O terceiro critério de desempate do Brasileirão é bem simples: remete ao número de gols marcados. Fica com a melhor posição na tabela de classificação o elenco que marcou mais gols durante toda a temporada, dentro e fora de casa.

O número de gols sofridos não é levado em conta, já que o critério só leva em consideração os 'gols pró', ou seja, as vezes que o clube balançou as redes em seu favor. Em resumo, o participantes com o melhor ataque na temporada fica com a vantagem.

 

4) Confronto direto

O quarto critério de desempate é o confronto direto. No entanto, se houver empate entre mais de dois clubes, este critério não será considerado, conforme o regulamento da CBF.

Aqui, a matemática leva em conta os resultados dos jogos de ida e volta somados, ou seja, o placar dos 180 minutos em campo. Por exemplo, se o Palmeiras venceu os dois jogos contra o Flamengo no primeiro e segundo turno do Brasileirão, é ele quem fica com a vantagem.

Porém, se o alviverde venceu uma partida e o Rubro-Negro outra, mas o Palmeiras tem mais pontos no confronto direto, ele fica com a melhor posição - ou até mesmo o título.

Se os dois resultados entre os times terminaram em empate, aí o critério seguinte será utilizado.

 

5) Número de cartões vermelhos recebidos | desempate do Brasileirão

Este critério é fácil, fica com a melhor vaga na tabela de classificação o time que recebeu menos cartões vermelhos durante todo o campeonato, de acordo com os números da arbitragem da CBF.

O cartão vermelho é utilizado pelo árbitro em campo em caso de uma falta muito grave do jogador contra o adversário, em caso de reclamações excessivas e agressões. Se o juiz mostrar um cartão amarelo por falta e, em sequência, outro amarelo, o vermelho entra é validado.

6) Número de cartões amarelos recebidos

Aqui, o critério de desempate também é fácil de entender: o time com o menor número de cartões amarelos recebidos fica com a vantagem para si no Brasileirão.

O cartão amarelo é dado para o jogador em caso de falta não grave, por reclamação ou até como advertência. O critério não leva em consideração as suspensões dos jogadores pelo acúmulo de cartões amarelos, e sim quem tem mais em sua trajetória na temporada.

7) Sorteio | desempate do Brasileirão

O último critério de desempate do Brasileirão é o sorteio. Se nenhum dos seis itens anteriores funcionar, o sorteio será realizado pela CBF para definir quem fica com a melhor posição na tabela ou, quem sabe, com o título do Brasileirão. A CBF não informa em seu regulamento como será o sorteio.

Em toda a história do futebol, nunca o campeonato foi decidido pelos critérios de desempate.

 

Quando o Brasileiro virou pontos corridos?

A CBF alterou o sistema do Campeonato Brasileiro de mata-mata para pontos corridos em 2003, com o triunfo do Cruzeiro. Desde então, são 23 edições no formato atual com sete campeões diferentes além da Raposa: o Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Flamengo, Fluminense, Santos e Atlético MG.

Antes, o formato do Brasileirão consistia em duas fases: a primeira em pontos corridos, com o time dividido em grupos, e depois as eliminatórias com direito à final para decidir o título.

No Brasileirão, o sistema de pontos corridos é disputado em 38 rodadas, separadas em turno e returno, com 19 cada. Os times enfrentam duas vezes cada um dos outros oponentes, sendo a primeira como visitante e a outra como o anfitrião do combate.

Três pontos são distribuídos em caso de vitória, e um para os dois times em caso de empate. O campeonato distribui vagas para a Libertadores e Sul-Americana, enquanto os quatro últimos são rebaixados para a segunda divisão.

Não há a possibilidade de eliminação em pontos corridos.

Confira a premiação do Brasileiro e saiba quem foi rebaixado na Série B

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes