O que acontece se o Palmeiras perder para o Cruzeiro hoje?

Palmeiras e Cruzeiro disputam a última rodada do Brasileirão nesta quarta, no Mineirão

Falta pouco para o Palmeiras soltar o grito de campeão brasileiro pelo segundo ano seguido. O Verdão enfrenta o Cruzeiro nesta quarta-feira, 06 de dezembro, na última rodada do Brasileirão, às 21h30 (de Brasília), no Mineirão. Confira os cenários em caso de derrota.

Acompanhe: Horário dos jogos da última rodada do Brasileirão 2023

Palmeiras é campeão se perder para o Cruzeiro?

O Palmeiras é campeão brasileiro até mesmo se perder para o Cruzeiro hoje. Líder do Campeonato Brasileiro com 69 pontos, o Verdão não pode mais ser alcançado por nenhum dos adversários mesmo se for derrotado na última rodada, o que o coloca com vantagem na disputa pelo caneco.

Para ser campeão, o alviverde precisa vencer ou empatar o seu jogo, independentemente do resultado dos outros jogos. Atlético Mineiro, vice-líder, e Flamengo, terceiro lugar, estão vivos na luta pelo título brasileiro. Cada elenco tem 66 pontos e, para ser campeão, precisam descontar a diferença no saldo de gols com o Verdão.

O único cenário em que o Palmeiras é campeão é se perder para o Cruzeiro, e Atlético Mineiro ou Flamengo vencerem os seus confrontos e tirarem a diferença no saldo de gols: o Palmeiras tem 31, enquanto o Galo soma 23 e o Mengo 15.

Primeiro, é preciso entender como funcionam os critérios de desempate do Brasileirão. Se Palmeiras, Flamengo e Atlético Mineiro empatarem na pontuação, o primeiro critério a ser usado para desempate é o número de vitórias. Se a igualdade permanecer, aí o saldo de gols começa. Depois é gols marcados, confronto direto, números de cartões vermelhos e amarelos, e por último sorteio.

Neste caso, o Atlético sai na frente do Flamengo por estar mais próximo do Palmeiras. Para driblar o alviverde o Galo terá que torcer por goleada do Cruzeiro e vencer o Bahia, que briga contra o rebaixamento, com sete gols ou mais.

1 - Se o Palmeiras vencer o Cruzeiro: é campeão brasileiro
2 - Se o Palmeiras empatar com o Cruzeiro: é campeão brasileiro
3 - Se o Palmeiras perder para o Cruzeiro: é campeão brasileiro se Atlético Mineiro e Flamengo não descontarem a diferença no saldo de gols.

Palmeiras é o atual campeão brasileiro

Em 2022, o Palmeiras conquistou o seu 11º título brasileiro com quatro rodadas de antecedência. O elenco alviverde não teve uma boa estreia na competição, mas deu a volta por cima e, assim que assumiu a liderança, não saiu mais. Ao fim da temporada, o alviverde somou 81 pontos com 23 vitórias, 12 empates e três derrotas.

Em 09 de abril, o Verdão estreou com derrota para o Ceara por 3 a 2, no Allianz Parque. Na segunda rodada, empatou com o Goiás em 1 a 1, até conseguiu a primeira vitória na competição na rodada seguinte, no clássico contra o Corinthians, 3 a 0.

A partir daí, o Verdão anotou 12 partidas sem perder. No primeiro turno, terminou em primeiro lugar com 39 pontos, quatro de vantagem contra o Corinthians, segundo colocado. Já no segundo turno, o alviverde dominou a competição e disparou, sendo campeão em 02 de novembro após a vitória do América Mineiro contra o Internacional, com o Verdão sem precisar entrar em campo.

Na mesma temporada, o Palmeiras venceu o Paulistão.

O que acontece se o palmeiras perder para o cruzeiro hoje
Palmeiras é o campeão brasileiro - foto: reprodução/cesar greco/palmeiras

Leia também: Quantos Brasileirões o Palmeiras tem? 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes