Horário dos jogos da última rodada do Brasileirão 2023

Todos os jogos da última rodada vão acontecer no mesmo horário

O campeão do Brasileirão será definido nesta quarta-feira, 06 de dezembro, durante a última rodada da temporada, além da distribuição das vagas para a Libertadores, Sul-Americana e a determinação dos quatro rebaixados para a segunda divisão. Acompanhe a programação da última rodada e saiba onde assistir cada um dos jogos.

+ Premiação do Brasileirão 2023: quanto o campeão ganha

Goiás x América MG | última rodada do Brasileirão 2023

O duelo entre Goiás e América Mineiro abre a 38ª rodada do Brasileirão nesta quarta-feira, a última da temporada, às 19h, horário de Brasília, no Estádio Serrinha, em Goiânia. Por decisão da CBF, o início da partida foi alterado de 21h30 para 19h.

As duas equipes já estão rebaixadas para a segunda divisão do Brasileiro e por isso o jogo não vale nada para ambas. Na zona de rebaixamento, nem mesmo os três pontos garantem uma melhor colocação para os clubes.

O Goiás é o 18º colocado com 35 pontos, somados em oito triunfos, 11 empates e 18 derrotas enquanto o América ocupa a lanterna com 24 pontos, em cinco vitórias, nove empates e 23 jogos perdidos.

  • Horário: 19h (de Brasília)
  • Onde assistir: Premiere

 

Fluminense x Grêmio

Fluminense e Grêmio protagonizam um encontro explosivo nesta quarta-feira, às 21h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela última rodada da temporada. Sem brigar pelo título e já classificados para a fase de grupos da Libertadores, Fluminense e Grêmio apenas cumprem tabela.

O time comandado por Fernando Diniz deve poupar os seus principais jogadores para o Mundial de Clubes, com início em 12 de dezembro, enquanto o Grêmio se despede oficialmente do uruguaio Luis Suárez.

O Fluminense, atual campeão da Libertadores, está em 7º com 56 pontos, oriundos de 16 vitórias, oito empates e 13 derrotas. Já o Tricolor Gaúcho é o 4º colocado com 65 pontos após vencer 20 partidas, empatar cinco e perder 12.

  • Horário: 21h30 (de Brasília)
  • Onde assistir: Premiere

 

Vasco x RB Bragantino | última rodada do Brasileirão 2023

O jogo entre Vasco e RB Bragantino começa às 21h30, horário de Brasília, no Estádio São Januário, no Rio de Janeiro. Este é um dos confrontos mais aguardados da última rodada do Brasileirão porque existe a possibilidade do elenco carioca ser rebaixado pela quinta vez em sua história.

O Cruz Maltino está em 16º, primeiro time fora da zona de rebaixamento, com 42 pontos, somados em 11 vitórias, nove empates e 17 derrotas. O Bragantino, por outro lado, está em 6º com 62 pontos, conquistados após 17 triunfos, 11 empates e nove derrotas.

Para garantir a permanência na Série A do ano que vem, o Vasco tem que ganhar do RB Bragantino. Se empatar ou perder, tem que  torcer por um tropeço do Bahia e Santos na rodada.

O Bragantino já está classificado para a Libertadores 2024 e não tem mais chances de título.

  • Horário: 21h30 (de Brasília)
  • Onde assistir: TV Globo (RJ, ES, PB, PE, AL, RO, RR, AM, AP, AC e a cidade de Juiz de Fora) Premiere

 

São Paulo x Flamengo

O São Paulo recebe o Flamengo no Morumbi, na última rodada do Brasileirão, às 21h30, horário de Brasília. No primeiro turno, os times empataram em 1 a 1, no Maracanã, com gols de Pedro e Lucas.

De um lado, o São Paulo, campeão da Copa do Brasil, já está classificado para a Libertadores e por isso não briga por mais nada na reta final da temporada. O elenco ocupa a 11ª posição após vencer 13 partidas, empatar 11 e perder 13, com 50 pontos.

Do outro lado, o Flamengo não tem mais chances de brigar pelo título brasileiro. Após a vitória contra o Cuiabá no domingo, pela penúltima rodada, o grupo de Tite se manteve em 3º com 66 pontos, três a menos do que o Palmeiras, com 19 vitórias, nove empates e nove derrotas.

Para levantar o caneco, o Flamengo teria que vencer o seu jogo, torcer por derrota de Palmeiras e Atlético Mineiro, e descontar a diferença no saldo de gols com o alviverde de 16 gols, praticamente impossível.

O Flamengo também já está classificado para a Libertadores de 2024.

  • Horário: 21h30 (de Brasília)
  • Onde assistir: Sportv 3 e Premiere

 

Santos x Fortaleza

O Santos vai enfrentar o Fortaleza na última rodada do Brasileirão, na Vila Belmiro, às 21h30, horário de Brasília. O duelo coloca frente a frente duas grandes equipes com objetivos diferentes na reta final da temporada.

Após 37 rodadas, o Peixe soma 43 pontos em 15º lugar, com 11 vitórias, 10 empates e 16 derrotas. O time está ameaçado de ser rebaixado para a segunda divisão, mas só depende de si mesmo para permanecer na elite por mais um ano.

Para afastar o fantasma da segunda divisão, o Santos tem que ganhar do Fortaleza. Se empatar ou perder, aí terá que torcer por tropeços de Bahia e Santos. Caso os dois elencos vençam, o Peixe irá disputar a Série B no ano que vem.

O Fortaleza, por outro lado, está com a vaga garantida na Sul-Americana de 2024 e por isso apenas cumpre tabela. O time ocupa a 10ª posição com 51 pontos, conquistados em 14 vitórias, nove empates e 14 derrotas.

  • Horário: 21h30 (de Brasília)
  • Onde assistir: Premiere

 

Cruzeiro x Palmeiras | última rodada do Brasileirão 2023

O jogo do Cruzeiro e Palmeiras, grande destaque da última rodada, começa às 21h30, horário de Brasília, no Mineirão, em Belo Horizonte. O compromisso coloca frente a frente um time que conseguiu se salvar do rebaixamento mas que busca a Sul-Americana, e outro que pode soltar o grito de campeão brasileiro.

O Cruzeiro, em 14º com 46 pontos, está garantido na elite do Brasileirão. Com o empate contra o Botafogo na penúltima rodada, o time mineiro carimbou o seu passaporte para a elite do ano que vem, com 11 vitórias, 13 empates e 13 derrotas. Agora, vai brigar pela última vaga da Sul-Americana.

Já o Palmeiras só precisa do empate para levantar a taça pela 12ª vez em sua história. O time alviverde pode até perder que é campeão, com 99,9% de chances, segundo a UFMG.

  • Horário: 21h30 (de Brasília)
  • Onde assistir: TV Globo (SP, RS, PR, SC, GO, MS, MT, TO, CE, MA, PI, RN, SE e PA ), Sportv e Premiere

 

Internacional x Botafogo

O Internacional duela contra o Botafogo hoje, às 21h30, horário de Brasília, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. A transmissão será para todo o país através do pay-per-view Premiere, na TV fechada ao vivo.

O Internacional já está classificado para a fase de grupos da Sul-Americana e por isso entrará em campo apenas para cumprir tabela. O elenco gaúcho soma 52 pontos em 9º lugar, com 14 vitórias, 10 empates e 13 derrotas.

Do outro lado, o Botafogo perdeu um dos títulos brasileiros mais fáceis de toda a história que poderia ter em suas mãos. O time carioca chegou a ter 13 pontos de vantagem, mas viu o seu desempenho em campo cair rodada após rodada, até perder a liderança para o Palmeiras.

Classificado para a Libertadores, o time está em 5º lugar com 64 pontos, somados em 18 vitórias, 10 empates e nove jogos perdidos.

  • Horário: 21h30 (de Brasília)
  • Onde assistir: Premiere

 

Coritiba x Corinthians

O Coritiba recebe o Corinthians às 21h30, horário de Brasília, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, no Paraná. O compromisso não traz batalha por título, vagas ou luta contra o rebaixamento.

O Coxa já está rebaixado para a segunda divisão do Brasileiro. Com 30 pontos, o elenco só entra em campo para cumprir tabela já que está em 19º com oito triunfos, 23 derrotas e seis empates.

O mesmo acontece com o Corinthians, com a vaga para a fase de grupos da Copa Sul-Americana assegurada. O elenco de Mano Menezes está em 13º lugar após vencer 11 partidas, empatar 14 e perder 12.

  • Horário: 21h30 (de Brasília)
  • Onde assistir: Premiere

 

Bahia x Atlético MG

O duelo entre Bahia e Atlético Mineiro começa às 21h30, horário de Brasília, na Arena Fonte Nova, em Salvador, com transmissão ao vivo.

Com 41 pontos em 17º lugar, o anfitrião Bahia precisa vencer o Atlético MG e torcer por derrota de Santos e Vasco na rodada para permanecer na elite do Brasileirão. Se empatar, aí tem que esperar um tropeço do Cruz Maltino mas, se perder, é rebaixado instantaneamente.

O Atlético Mineiro, por outro lado, ainda sonha com o título brasileiro, mesmo com apenas 0.027% de chances de ser campeão, de acordo com o Departamento de Matemática da UFMG. O elenco está em segundo lugar com 66 pontos, três a menos do que o Palmeiras, com 19 vitórias, nove empates e nove derrotas.

Para ser campeão, o Galo tem que vencer o Bahia, torcer por um derrota do Palmeiras e descontar a diferença no saldo de gols, de 23 a 31, ou seja, esperar que o alviverde tome muitos gols e fazer 8 gols em cima do Bahia.

  • Horário: 21h30 (de Brasília)
  • Onde assistir: TV Globo (BA e MG) e Premiere

 

Cuiabá x Athletico PR. | última rodada do Brasileirão 2023

O jogo entre Cuiabá e Athletico começa às 21h30, horário de Brasília, na Arena Pantanal, em Cuiabá, na última rodada. Diferente dos outros compromissos na quarta-feira, este embate não vale nada para os dois lados.

Isso porque Cuiabá e Athletico já estão garantidos na fase de grupos da Sul-Americana do ano que vem. A única briga é por uma melhor posição na tabela que pode garantir ao clube uma premiação melhor ao fim da competição.

O Athletico Paranaense está em 8º lugar com 56 pontos, conquistados em 14 vitórias, 14 empates e nove derrotas. O Cuiabá, time de Deyverson, chega na última rodada em 12º com 48 pontos oriundos de 13 triunfos, nove empates e 15 derrotas.

  • Horário: 21h30 (de Brasília)
  • Onde assistir: Premiere

Salvador, BH e São Paulo terão taças na última rodada do Brasileirão

Três taças estarão simultaneamente nos Estádios do Mineirão, Morumbi e Fonte Nova nesta quarta-feira, durante a última rodada do Brasileirão. O Palmeiras é o favorito ao título, mas em caso de surpresas a CBF optou por uma estratégia diferente.

Em Belo Horizonte, onde o Palmeiras enfrentará o Cruzeiro, a entidade disponibilizou uma taça em caso de vitória do alviverde. Já em São Paulo, durante o embate entre São Paulo e Flamengo na última rodada, um exemplar também estará disponível.

A terceira e última taça estará em Salvador, onde o Atlético Mineiro vai jogar contra o Bahia valendo o título brasileiro. O Galo precisa vencer o seu último duelo e torcer por tropeço do Palmeiras contra o Cruzeiro.

Ao apito final da rodada, o time que ocupar a primeira posição da tabela de classificação, com mais pontos, fica com a taça disponibiliza pela CBF no estádio. O Palmeiras pode levar para casa o seu 12º título, enquanto o Galo busca o 3º e o Flamengo o 9º.

O troféu do Brasileirão tem 60 cm e 15 kg.

Quem subiu da Série B para a Série A?

As equipes de Vitória, campeão da temporada, Juventude, Criciúma e Atlético Goianiense conquistaram o acesso para disputar a Série A do Campeonato Brasileiro na próxima temporada.

O Vitória, primeiro colocado na tabela de classificação, conquistou 72 pontos em 22 vitórias, seis empates e 10 derrotas, uma das melhores campanha da temporada. O time baiano não saiu da liderança desde que alcançou a posição na reta final.

O Juventude também carimbou o seu passaporte ao conquistar o vice-campeonato com 65 pontos, somados em 18 vitórias, 11 empates e nove derrotas na competição. Na última rodada, derrotou o Ceará fora de casa.

Já o Criciúma, em terceiro lugar, fez 64 pontos oriundos de 19 vitórias, sete empates e 12 jogos perdidos na temporada. Fechando o G4, o Atlético Goianiense conseguiu o retorno para a elite um ano depois de ser rebaixado, com 64 pontos, conquistados em 17 triunfos, 13 empates e oito derrotas.

Programação de jogos da última rodada do brasileirão 2023
Vitória é o campeão da série b em 2023 - foto: reprodução/victor ferreira/ecv

Leia também: Quantas vezes o Cruzeiro foi rebaixado no Brasileirão até hoje?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes