Quantas vezes o Palmeiras foi rebaixado do Brasileirão?

Saiba quantas vezes o alviverde foi rebaixado no Campeonato Brasileiro de futebol

O Palmeiras é o maior campeão brasileiro em toda a história do Brasileirão. O alviverde contabiliza onze títulos da competição de futebol, número para dar inveja à qualquer rival, mas a história do clube não é só de alegrias. Saiba quantas vezes o Palmeiras foi rebaixado e caiu para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

Palmeiras foi rebaixado do Brasileirão 2 vezes

Embora seja o maior campeão do Brasileirão, o Palmeiras foi rebaixado duas vezes da primeira para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, sendo a primeira vez em 2002, e a segunda dez anos depois, lá no ano de 2012. Mas você se lembra como foi cada um dos episódios? Confira o que levou o time alviverde e como foi a trajetória do Verdão para retornar à elite do futebol.

Rebaixamento do Palmeiras em 2002

O ano de 2002 para o alviverde não foi dos melhores. O time conheceu o seu primeiro rebaixamento, além de não conquistar nenhum título no cenário brasileiro do futebol.

Para piorar a situação, a diretoria palmeirense na época, presidida por Mustafa Contursi, tinha problemas. O time começou o ano com Vanderlei Luxemburgo. Depois Flávio Murtosa e aí Levir Culpi se tornou o treinador do Verdão na reta final. Dentro de campo, o elenco parecia não combinar. Nada dava certo apesar das diferentes contratações na temporada.

Na última rodada do Brasileirão, em 17 de novembro de 2002, o Vitória derrotou o Verdão por 4 a 3, no Estádio do Barradão, em Salvador. Na tabela de classificação terminou em 24º lugar com 27 pontos conquistados em seis vitórias, nove empates e 10 derrotas.

O Verdão de Zinho foi rebaixado no Brasileirão 2002
Rebaixamento do Palmeiras em 2022 – Foto: reprodução

Rebaixamento do Palmeiras em 2012

Em julho de 2012, o Palmeiras foi campeão pela segunda vez da Copa do Brasil. O time passou pelo Coruripe, Horizonte, Paraná, Athletico Paranaense e o Grêmio até chegar na final contra o Coritiba.

Sob o comando do técnico Felipão, o Verdão venceu o Coxa no primeiro jogo por 2 a 0, mas empatou em 1 a 1 no segundo. Com a vantagem, conseguiu levantar o caneco para consagrar-se campeão e faturar a premiação milionária.

Se o começo da temporada foi perfeito para o Palmeiras, o fim foi um grande pesadelo. O clube paulista começou muito mal o torneio, com apenas um ponto nas três primeiras rodadas, no empate contra a Portuguesa. O time teve idas e vindas entre a zona de rebaixamento durante todo o campeonato já que estava focado na Copa do Brasil.

Neste meio tempo, uma nova diretoria assumiu o clube, enquanto reforços como Barcos chegavam para compor o elenco e tentar salvar o alviverde. Ao fim do primeiro turno, terminou em 17º lugar.

Com o início do segundo turno do Brasileirão naquele ano, Felipão pediu para deixar o comando do time. Gilson Kleina assumiu.

Na última rodada, o Santos venceu o Palmeiras por 3 a 1, rebaixando de vez o Verdão pela segunda vez na história. O time terminou em 18º lugar com 34 pontos somados em nove vitórias, sete empates e 22 derrotas.

Saiba também se o Palmeiras tem Mundial

Times com mais rebaixamento

Cinco nomes dividem a liderança da lista de clubes com mais rebaixamento da Série A do Brasileirão: América Mineiro, Coritiba, Goiás, Sport e Vitória.

Cada um deles disputou as quatro divisões até alcançar a elite do futebol. Mesmo assim, não conseguiram permanecer e foram rebaixados. O Santa Cruz ocupa a segunda posição com cinco rebaixamentos.

Confira a lista completa dos times que tem mais rebaixamento, de acordo com o portal Goal.

 

América MG, Coritiba e Goiás – 7 rebaixamentos
Vitória e Sport – 6 rebaixamentos
Santa Cruz e Avaí – 5 rebaixamentos
Criciúma, Fortaleza, Vasco e Bahia – 4 rebaixamentos
Athletico PR, CSA, Figueirense, Joinville, Paysandu, Ponte Preta, Portuguesa, Grêmio, Botafogo – 3 rebaixamentos
Atlético GO, RB Bragantino, Ceará, Fluminense, Juventude, Chapecense e Palmeiras – 2 rebaixamentos
Santos, Atlético MG, Corinthians, Cruzeiro, Internacional, Remo – 1 rebaixamento

Com onze títulos conquistados, relembre como foi a conquista de cada título dos Brasileiros do Palmeiras aqui.

Quais times nunca foram rebaixados no Brasileirão?

Os times Flamengo e São Paulo nunca foram rebaixados no Brasileirão. O Santos, integrante da seleta lista, foi rebaixado pela primeira vez em 2023, após ocupar a 17ª posição da tabela com 43 pontos.

O Rubro-Negro é o único clube que já participou de todos os campeonatos na história, enquanto o São Paulo e o Santos não jogaram em 1980 por motivos de desavenças com a CBD, antiga CBF e responsável pelo torneio. Mesmo sem disputar a competição, o São Paulo não foi rebaixado.

O Cuiabá é o novato na lista de equipes que nunca foram rebaixadas. O time do Mato Grosso chegou à primeira divisão em 2021 e, desde então, nunca caiu para a segunda divisão.

 

Leia também:

Quantas vezes o Flamengo foi rebaixado no Brasileirão?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes