Que dia começa o Brasileirão 2024? Times, data e como funciona

Competição reúne 20 equipes das mais diferentes regiões do país

O Brasileirão 2023 acabou, mas o torcedor já quer saber quando vai começar a próxima temporada do maior campeonato de futebol do país. Além do Palmeiras, atual campeão brasileiro, outros 19 clubes vão disputar a primeira divisão no ano que vem em pontos corridos.

Quando vai começar o Brasileirão 2024?

O Campeonato Brasileiro da Série A tem início marcado para 14 de abril de 2024, domingo, mas a CBF realizará no dia anterior, 13, um jogo de abertura com equipes, horário e local a serem definidos pela entidade. Esta é a grande novidade da próxima temporada.

Sobre a partida inaugural, o ex-presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, confirmou que o duelo será uma grande festa para celebrar o início do campeonato. No entanto, detalhes como quem irá jogar ou como vai ser o embate não foram revelados.

Como de costume, o Brasileirão começa logo após os Estaduais ao redor do Brasil. As rodadas do campeonato são disputadas sempre às quartas, quintas, sábados, domingos e as vezes na segunda-feira, a depender da programação.

Em 2024, a CBF também assegurou que as paralisações em períodos da Data FIFA serão mantidas, assim como a Copa do Brasil também será disputada em jogos de ida e volta aos domingos.

Acompanhe a seguir o calendário das principais competições de 2024, de acordo com a CBF.

  • Campeonatos Estaduais: 21/01 a 07/04
  • Copa do Brasil: 21/02 a 10/11
  • Série A: 14/04 a 08/12
  • Série B: 20/04 a 26/11
  • Série C: 21/04 a 20/10
  • Série D: 21/04 a 29/09
  • Supercopa do Brasil: 03/02

Relembre: Quem ganhou o Brasileirão 2023: Palmeiras é campeão pela 12ª vez

Como funciona pontos corridos?

No sistema de pontos corridos, os 20 participantes duelam entre si por dois turnos, sendo uma vez como anfitrião e a outra como visitante contra o mesmo oponente. Cada turno tem 19 rodadas, somando 38 no total, onde a vitória dá 3 pontos e o empate garante 1 para os dois times.

Cada ponto que o elenco marca lhe garante uma melhor posição na tabela. Ao fim da temporada, o time com a melhor campanha fica com o título brasileiro, enquanto os quatro últimos são rebaixados para a Série B, a segunda divisão. Em caso de empate na pontuação entre dois ou mais times, a CBF utiliza critérios de desempate.

O Campeonato Brasileiro da Série A passou a ser disputado sob o sistema de pontos corridos em 2003, quando a CBF decidiu adotar o modelo no Brasil, seguindo o exemplo de grandes campeonatos da Europa, como o Inglês, Espanhol e Francês.

O último campeão da era mata-mata foi o Santos, em 2002, quando venceu o Corinthians nas duas partidas da final. No ano seguinte, em 2003, o Cruzeiro conquistou a primeira taça do Brasileirão sob o modelo de pontos corridos. Na era dos pontos corridos, o Palmeiras e o Corinthians são os maiores campeões, com quatro títulos cada, seguido do Cruzeiro, Flamengo e São Paulo com três, Fluminense com dois e Atlético MG e Santos com um.

Quais equipes vão jogar o próximo Brasileirão?

Além do Palmeiras, também vão disputar o Campeonato Brasileiro da Série A no ano que vem Grêmio, Atlético Mineiro, Flamengo, Botafogo, RB Bragantino, Fluminense, Athletico PR, Interncional, Fortaleza, São Paulo, Cuiabá, Corinthians, Cruzeiro, Vasco, Bahia, Vitória, Juventude, Criciúma e Atlético Goianiense.

América Mineiro, Goiás, Coritiba e Santos foram rebaixados para a segunda divisão, enquanto Vitória, atual campeão da Série B, Juventude, Criciúma e Atlético Goianiense conquistaram o acesso para a elite do futebol.

Quando é a última rodada do Brasileirão?

De acordo com o calendário da CBF, a última rodada do Brasileiro no ano que vem vai ser em 08 de dezembro de 2024, domingo. Como manda a tradição, todos os jogos acontecem no mesmo dia e no mesmo horário.

O calendário do campeonato ainda não está definido, portanto não dá para saber quais serão os jogos da última rodada. No entanto, como o Brasileiro é disputado em turno e returno, é possível notar que  38ª rodada vai ter a mesma programação da 19ª, a última do primeiro turno.

Na temporada passada, a final do Brasileirão estava marcada para acontecer no domingo, 03 de dezembro, mas com jogos atrasados, a CBF decidiu atrasar três dias, e deixar em 06 de dezembro com todas as 20 equipes em campo. Ao fim da competição, o Palmeiras subiu no lugar mais alto do pódio com a taça na mão.

A logística é fazer com que partidas atrasadas não atrasem a final do Brasileirão.

Onde assistir o Campeonato Brasileiro em 2024?

Por mais uma temporada, os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro da Série A pertencem com exclusividade à Rede Globo. Na TV aberta, a Globo transmite até dois jogos por rodada, em diferentes estados, sempre aos domingos e as quartas.

Enquanto isso, na TV paga, os canais Sportv exibem até três jogos por rodada para todo o país, disponível apenas em operadoras de TV por assinatura. É necessário ter os canais esportivos na programação.

Para quem gosta de curtir na internet, a opção é o Globoplay, serviço de streaming da Globo para assinantes. É possível ver a retransmissão da TV aberta de graça, enquanto os canais Sportv só estão disponíveis no pacote 'Globoplay + canais ao vivo'.

Leia também: Premiação do Brasileirão 2023

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes