Após queda de Tabárez, quem será o novo técnico do Uruguai?

AUF analisa cinco nomes no mercado e imprensa uruguaia coloca Diego Aguirre, do Inter, como um dos favoritos.

Depois de 15 anos à frente da seleção uruguaia, chegou ao fim a era de Óscar Tabárez na Celeste. A Associação Uruguaia de Futebol (AUF) demitiu o treinador e toda sua comissão técnica nesta sexta, 19. Agora, a entidade analisa o mercado para decidir quem será o novo técnico do Uruguai e nomes conhecidos estão em pauta.

Quem será o novo técnico do Uruguai?

A AUF demitiu o treinador Óscar Tabárez, após a Celeste engatar quatro derrotas consecutivas e ver o sonho da vaga à Copa do Mundo 2022 ficar mais distante. No entanto, como o próximo jogo da seleção pelas Eliminatórias será somente em 2022, a entidade terá tempo para escolher quem mais lhe agrada para assumir o cargo.

O nome mais especulado na imprensa até então para ser o novo técnico do Uruguai é o de Diego Aguirre, treinador do Internacional-RS. O uruguaio já foi sondado em outras ocasiões para assumir a seleção, mas com a vaga em aberto, as chances nunca foram tão reais. No entanto, o comandante não é o único preterido.

Outros quatro nomes são especulados pela entidade, segundo apurou o GE com fontes na Associação Uruguaia de Futebol. Estão no radar da AUF os treinadores Alexander Medina (Talleres-ARG), Diego Alonso (sem clube), Fabian Coito (sem clube) e Pablo Repetto (sem clube). Com exceção de Medina, todos estão livres no mercado.

Entretanto, a escolha do novo técnico do Uruguai será feita sem pânico pela Associação, como afirmou o integrante do Comitê Executivo da AUF, Jorge Casales, em entrevista à Rádio Sport 890, de Montevidéu. "Vamos analisar de forma rápida, mas não urgente. Não vai ser iminente, mas já havíamos acertado que não iríamos avançar esta próxima etapa sem comunicar a decisão ao Tabárez".

Diego aguirre surge como um dos principais nomes para ser o novo técnico do uruguai
Diego aguirre surge como um dos principais nomes para ser o novo técnico do uruguai - foto: ricardo duarte/inter

Como está o Uruguai nas Eliminatórias da Copa?

Sem vencer há cinco jogos, sendo quatro derrotas consecutivas, a seleção uruguaia não está em posição confortável nas Eliminatórias Sul-americanas. A Celeste ocupa o sétimo lugar do torneio, com 16 pontos, sendo um a menos que o Chile - atual quarto colocado da classificação.

No entanto, o novo técnico do Uruguai terá apenas quatro jogos para garantir a equipe na próxima edição da Copa do Mundo. Nas suas próximas partidas, os uruguaios enfrentam o Paraguai no final de janeiro e a Venezuela no início de fevereiro. Por fim, pegam o Peru e o Chile em março.

Trabalho de Tabárez na seleção do Uruguai

Conhecido como “El Maestro”, Tabárez estava no comando da Celeste há 15 anos. O treinador foi técnico do Uruguai nas Copas de 1990, 2010, 2014 e 2018, sendo o treinador que mais vezes comandou uma mesma seleção nos Mundiais.

Seu trabalho revolucionou o futebol uruguaio. A Celeste ficou de fora das Copas do Mundo de 1994, 1998 e 2006. No entanto, desde o retorno de “El Maestro” em 2006, os uruguaios não deixaram de participar de nenhum Mundial. Inclusive, chegaram a semifinal de 2010. Tábarez também venceu a Copa América de 2011.

O treinador comandou a seleção em 226 jogos, com 109 vitórias, 57 empates, mas 60 derrotas.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes