Bayern de Munique: relembre a conquista do Mundial de Clubes em 2013

Depois de conquistar o Campeonato Alemão, Champions League e a Copa da Alemanha, o Bayern fechou o ano com chave de ouro

Não é a toa que o Bayern de Munique é considerado o gigante alemão. Repleto de história, o time bávaro é uma máquina de conquistar troféus. Ao todo, possui em seu plantel 30 títulos alemães, além de 3 Champions League e 20 taças da Copa da Alemanha. Em 2013, alcançou o feito de ser a primeira equipe alemã a conseguir a tríplice coroa, fechando o ano com o Mundial de Clubes. Então, relembra como foi o ano do Bayern e a conquista do primeiro título mundial.

A temporada 2012/13 do Bayern de Munique

O ano de 2012 foi complicado para o Bayern de Munique. Sem conquistar o título nacional e derrotado na final da Champions League pelo Chelsea nos pênaltis, o Bayern iniciou a temporada 2012/13 com o pé direito, determinado a virar o jogo e conquistar todos os títulos em questão. Mas o que torcedor não contava era que o resultado seria ainda melhor que o esperado.

As peças do plantel foram fundamentais em cada conquista, com craques em campo e Jupp Heynckes, um grande técnico no comando. Ao fim, tornou-se campeão do Campeonato Alemão, Champions League, Copa da Alemanha, Supercopa da Alemanha, Supercopa da UEFA e garantiu o seu primeiro título no Mundial de Clubes. 

 

Time do Bayern em 2012/13: Manuel Neuer; Phillip Lahm, Dante, Boateng, Alaba; Javi Martinez, Schweinsteiger, Robben, Thomas Muller; Ribery e Mandžukić.

+ 2020: o ano do Bayern de Munique; relembre os melhores momentos

A conquista da Champions League em 2013

Mais uma vez, o Bayern alcançou a final da competição da UEFA sob o comando do técnico Jupp Heynckes. Entretanto, o rival desta vez era um velho conhecido, o também alemão Borussia Dortmund. O confronto aconteceu no dia 25 de maio de 2013, no Estádio Wembley, em Londres. Para chegar até a grande decisão, o Bayern terminou a fase de grupos em primeiro lugar com treze pontos enfrentando Valencia, Lille e BATE Borisov. Bateu o Arsenal nas oitavas, depois a Juventus, o Barcelona e, por fim, protagonizou o clássico contra o Dortmund.

Os gols saíram apenas na segunda etapa de jogo. O croata Mandžukić abriu o placar mas, sete minutos depois, Gundogan deixou tudo igual. Porém, nos minutos finais, Robben colocou o time de Munique na frente, consagrando o Bayern como o campeão da Champions League.

Bayern vence o Mundial de Clubes de 2013

Depois de garantir três títulos na temporada, o Bayern chegou pronto para mais um desafio: o Mundial de Clubes da FIFA sediado em Marrocos. Desta vez, estava sob o comando de Pep Guardiola, atual técnico do Manchester City, com pequenas mudanças no elenco.

O Raja Casablanca, anfitrião da competição, enfrentou o Auckland City, representante da Oceania, nos playoffs. Por 2 a 1, a equipe da casa garantiu a vaga para as quartas. Depois, venceu o Monterrey do México, passou pelo Atlético Mineiro nas semis e enfim, chegou até a grande final. Do outro lado, o Bayern encarou o chinês Guangzhou Evergrande e encaminhou-se para a decisão.

No dia 21 de dezembro de 2013 no Estádio de Marrakech, Bayern de Munique e Raja Casablanca entraram em campo. Ademais, a equipe alemã abriu o placar logo cedo, aos 7 minutos com Dante. Depois, aos 22, Thiago Alcantara ampliou. O time da casa, entretanto, não conseguiu marcar, contentando-se com o segundo lugar.

Então, o que esperar de 2020?

Com uma super equipe, o Bayern chega como favorito para garantir mais um título na temporada 2020/21. A competição foi inicialmente marcada para acontecer no final do ano passado mas, devido à pandemia do coronavírus, foi remarcada para o começo deste ano pela FIFA, entidade que promove o evento.

Do outro lado, o Palmeiras é o clube mais cotado para enfrentar o alemão na final.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes