Campeonato Pernambucano 2023: onde assistir os jogos e como funciona

Confira como acompanhar a transmissão do Campeonato Pernambucano na temporada

A temporada do futebol começou e com ela os estaduais estreiam no novo ano. O Campeonato Pernambucano 2023 é um deles. Com um sistema bastante diferente, a competição traz treze clubes em busca do tão sonhado título do estado de Pernambuco. Saiba como assistir ao torneio, como funciona e quais são as equipes.

Como assistir o Campeonato Pernambucano 2023

Os jogos do Campeonato Pernambucano 2023 são transmitidos na Globo, DAZN e a TV FPF ao vivo.

Na TV aberta, a Globo exibe uma partida por rodada sempre aos sábados para todo o estado de Pernambuco a partir das quatro e meia da tarde, horário de Brasília. A emissora escolhe os grandes times para transmitir.

Outra opção é o DAZN, plataforma de streaming. Quem já é assinante pode assistir pelo navegador ou no aplicativo para celular, tablet ou smartv. Para tornar-se membro basta acessar o site (www.dazn.com) e obter a assinatura pelo valor de R$ 34,90 ao mês.

Outra opção é a TV da Federação Pernambucana de Futebol, disponível no Youtube de graça para todos os torcedores do Brasil. Basta sintonizar o canal para assistir seja pelo computador ou no aplicativo nos dispositivos móveis. O torcedor não paga nada para acompanhar.

Geralmente, a TV FPF dá visibilidade para os times de "menor expressão" que não ganham espaço na TV ou no streaming.

Quem vai jogar o Pernambucano em 2023

Treze equipes disputam o Campeonato Pernambucano na temporada. O Náutico é o atual campeão pernambucano já que venceu o Retrô na decisão do ano passado.

Jogam o Pernambucano este ano as equipes de Salgueiro, Afogados, Belo Jardim, Caruaru City, Porto, Petrolina, Retrô, Santa Cruz, Sport, Íbis, Náutico, Central e Maguary.

A primeira fase é disputada em pontos corridos por 13 rodadas em turno único. Cada vitória garante ao elenco vencedor do confronto 3 pontos e o empate apenas um para os dois lados.

No ano passado foram rebaixados os elencos de Sete de Setembro e Vera Cruz, enquanto Central, Belo Jardim, Maguary, Porto e Petrolina foram promovidos após mudança no regulamento.

Como funciona o estadual de Pernambuco

O Campeonato Pernambucano é disputado em quatro etapas: a primeira fase, segunda fase, semifinal e a final. O torneio acontece em janeiro, fevereiro, março e abril de 2023.

A primeira fase traz 13 equipes na disputa em pontos corridos. Serão treze rodadas em turno único, ou seja, jogos só de ida. Ao fim das rodadas, o primeiro e segundo colocado avançam direto para a semifinal, enquanto do 3º ao 6º lugar na tabela disputarão a segunda fase.

Ainda na primeira fase, os quatro últimos serão rebaixados para a segunda divisão do Pernambucano.

Na segunda fase jogam os times colocados em 3º, 4º, 5º e 6º lugar na classificação. A disputa acontece em partida única, ou seja, quem vencer está dentro e quem perder está eliminado.

Pela semifinal, o primeiro e segundo colocado disputam contra os dois vencedores da segunda fase, onde também acontece em jogo único. Por fim, a final é jogada entre os dois ganhadores da semifinal em jogos de ida e volta.

Tem VAR no estadual?

A primeira fase do Campeonato Pernambucano não tem VAR, mas o regulamento indica que é possível obter a tecnologia de vídeo na fase eliminatória, semifinal, final e em clássicos caso obtenha a autorização.

O regulamento indica que a FPF, Federação Pernambucana de Futebol, não está obrigada a utilizar o VAR em todos os jogos da competição, onde caso não possa ser utilizado, a arbitragem segue da maneira convencional.

Confira o trecho extraído do regulamento da FPF.

 

"Caso obtenha as autorizações necessárias, a DCO poderá utilizar a tecnologia do VAR (Arbitragem de Vídeo) inicialmente nos Clássicos, Eliminatória, Semifinal e Finais, adotando a forma, termos e limites constantes em Diretriz Técnica a ser publicada para este fim e do respectivo protocolo determinado pela International Football Association Board - IFAB, que passam a fazer parte integrante e indissociável deste REC".

 

LEIA TAMBÉM:

Campeonato Goiano 2023 terá transmissão de graça

Tabela do Corinthians na Copinha 2023

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes