Chaveamento Mundial de Clubes 2023: equipes, data e onde assistir

Saiba quais equipes vão disputar a edição do Mundial da FIFA entre clubes e onde será a competição

A melhor seleção masculina de futebol de cada continente terá a chance de se sagrar campeã do Mundial de Clubes da FIFA em fevereiro de 2023.

Os campeões de cada uma das seis regiões continentais do esporte; Europa, América do Norte, América do Sul, Oceania, África e Ásia, além de uma equipe representando a nação anfitriã, competem em um torneio eliminatório no Marrocos.

A 19ª edição do campeonato ainda é chamada de Mundial de Clubes da FIFA 2022. Isso porque estava marcada para dezembro de 2022, mas foi adiada para 2023 devido a um confronto com a Copa do Mundo FIFA de 2022 no Catar.

O atual campeão é o Chelsea FC, da Inglaterra, após vencer o Palmeiras, do Brasil, por 2 a 1, em fevereiro de 2022, em Abu Dhabi.

O Marrocos foi o escolhido para receber o Mundial de Clubes da FIFA em 2023. Com o sucesso da seleção marroquina na Copa do Mundo do Catar, a entidade optou por trazer uma das maiores competições do futebol para o país. Marrocos está localizado no continente da África e é banhado pelo Oceano Atlântico e pelo Mar Mediterrâneo.

As cidades de Rabat e Tanger foram escolhidas para sediarem os jogos nos estádios Príncipe Moulay Abdellah e Ibn Batouta.

Leia também: Relembre a vitória do Chelsea contra o Palmeiras em 2022

O que é o Mundial de Clubes da FIFA?

O Mundial de Clubes é uma competição de futebol organizada pela FIFA e disputada entre clubes dos seis continentes. Jogam os seis atuais campeões continentais da América do Sul, Europa, África, Ásia, Oceania e América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF), além da vaga reservada para o representante do país-sede.

A entidade assumiu o comando do Mundial em 2000, mas a competição era disputada antes mesmo da FIFA tomar o controle, chamada como Copa Intercontinental, onde apenas o campeão sul-americano e europeu jogavam, e depois a Copa Toyota, disputado em partida única no mesmo modelo.

Em 2000, a FIFA atualizou a competição para receber equipes de todo o mundo. Desde então, o modelo que é utilizado hoje foi criado com o seis vencedores dos continentes e o representante do país.

Sete equipes jogam o Mundial de Clubes da FIFA. Seis representam um continente, enquanto o sétimo é convidado para representar o país sede, no caso o Marrocos. Os destaques da edição de 2023 são o Flamengo, vencedor da Libertadores, e o Real Madrid, campeão da Liga dos Campeões no ano passado.

Este ano, como o campeão marroquino Wydad Casablanca também venceu a Liga dos Campeões da África, ele fica com a vaga do país-sede. Com isso, o Al Ahly, vice-campeão da Liga dos Campeões da África, do Egito, é quem fica como o representante da África.

O que é o mundial de clubes da fifa

Quem vai transmitir o Mundial de Clubes 2023?

O Mundial de Clubes será transmitido nos canais Globo e SporTV, além das plataformas GloboPlay, FIFA+ e o CazéTV no Youtube e Twitch.

A Rede Globo comprou os direitos de transmissão do Mundial da FIFA. Isso significa que ela é a única no Brasil que tem a permissão para transmitir na TV aberta e nos canais fechados os jogos da competição.

Na TV aberta, entretanto, a Globo só vai passar os jogos do Flamengo e a final. Se o Rubro-Negro perder, aí a emissora vai transmitir a disputa pelo terceiro lugar. No SporTV, todos os embates do torneio da FIFA serão transmitidos ao vivo por todo o país.

O serviço de streaming GloboPlay, da Rede Globo, vai retransmitir os jogos aos assinantes. Já o canal do Casimiro no Youtube e Twitch será responsável por fazer a transmissão de todos os confrontos do Mundial de graça e ao vivo pela internet, assim como o FIFA +.

Em 2022, o CazéTV exibiu duelos da Copa do Mundo da FIFA no Catar.

Quais equipes jogam em 2023?

Veja os times de futebol por continente:

AMÉRICA DO SUL:
Flamengo (Brasil)

EUROPA:
Real Madrid (Espanha)

AMÉRICA DO NORTE, CENTRAL E CARIBE (Concacaf)
Seattle Sounders (Estados Unidos)

ÁSIA:
Al Hilal (Arábia Saudita)

OCEANIA:
Auckland City (Nova Zelândia)

ÁFRICA:
Al Ahly (Egito)

PAÍS SEDE:
Wydad Casablanca (Marrocos)

LEIA: O que Wallace do Vôlei falou do Lula? Veja a polêmica

Como vai funcionar o Mundial 2023?

Não será desta vez que o Mundial de Clubes vai mudar o seu formato de disputas. A FIFA confirmou que a edição do torneio terá apenas sete participantes, além do tradicional modelo de confrontos em campo e chaveamento.

Seis times representam os continentes (América do Sul, Europa, África, Ásia, Oceania e América do Norte, Central e Caribe), além do convidado por ser do país-sede.

A primeira fase é jogada pelo time da casa contra o da Oceania. O vencedor joga contra o elenco da Concacaf nas quartas de final, enquanto os campeões da África e Ásia jogam no outro lado da chave.

Na semifinal, os representantes da Europa e América do Sul vão enfrentar os vencedores das quartas de final, seguindo sempre o chaveamento do sorteio da FIFA. A partir daí, quem ganha vai para a final e quem perde disputa o terceiro lugar.

O novo Mundial de Clubes da FIFA deve ficar para 2024 ou 2025. Tudo vai depender do orçamento da entidade e o decorrer da temporada.

Qual o Chaveamento Mundial de Clubes 2023?

Confira o Chaveamento Mundial de Clubes 2023 desde a primeira fase até a semifinal:

PRIMEIRA FASE:
A primeira fase é um playoff entre o representante da Oceania, o Auckland, e o vice-campeão africano Al Ahly. Quem vencer vai brigar nas quartas de final.

Al Ahly x Auckland City
Data: Quarta-feira, 01/02
Horário: 16h (Horário de Brasília)
Local: Estádio Ibn Batouta, em Tanger, no Marrocos

 

QUARTAS DE FINAL:
A segunda fase do Mundial de Clubes é denominada também como quartas de final. Ela reúne o campeão asiático Al Hilal, o representante do país-sede e o campeão da Concacaf. O vencedor do playoff vai enfrentar o Seattle Sounders para determinar quem serão os dois times que vão para as semifinais.

Seattle Sounders x Vencedor dos playoffs (Al Ahly/Auckland City)
Data: Sábado, 04/02
Horário: 14h30 (Horário de Brasília)
Local: Estádio Ibn Batouta, em Tanger, no M
Wydad Casablanca x Al Hilal
Data: Sábado, 04/02
Horário: 11h30 (Horário de Brasília)
Local: Estádio Príncipe Moulay Abdellah, em Rabat, no Marrocos

 

SEMIFINAL: 
Os campeões da América do Sul e Europa entram na competição nesta fase. Os vencedores das quartas de final vão jogar contra Flamengo e Real Madrid de acordo com o chaveamento indicado pelo sorteio da FIFA.

Flamengo x Vencedor das quartas (Al Hilal ou Wydad Casablanca)
Data: Terça-feira, 07/02
Horário: 16h (horário de Brasília)
Local: Estádio Ibn Batouta, em Tanger, no Marrocos
Real Madrid x Vencedor das quartas 1 (Seattle Sounders ou vencedor plaoyffs)
Data: Quarta-feira, 08/02
Horário: 16h (horário de Brasília)
Local: Estádio Príncipe Moulay Abdellah, em Rabat, no Marrocos

 

FINAL:
Os dois vencedores da semifinal terão a oportunidade de disputar o troféu do Mundial de Clubes da FIFA no sábado, 11 de fevereiro.

Vencedor semifinal 1 x Vencedor semifinal 2
Data: Sábado, 11/02
Horário: 16h (Horário de Brasília)
Local: Estádio Príncipe Moulay Abdellah, em Rabat, no Marrocos

 

TERCEIRO LUGAR:
Os dois perdedores da semifinal disputam o terceiro lugar. Não tem prêmio.

Perdedor semifinal 1 x Perdedor semifinal 2
Data: Sábado, 11/02
Horário: 12h30 (Horário de Brasília)
Local: Estádio Príncipe Moulay Abdellah, em Rabat, no Marrocos

Quem o Flamengo vai enfrentar no Mundial de Clubes?

O Flamengo vai jogar contra o Al Hilal ou Wydad Casablanca. O time carioca estreia na terça-feira, 7 de fevereiro, na semifinal do Mundial de Clubes às 16h, horário de Brasília.

Como manda o regulamento, o representante da América do Sul e Europa tem o privilégio de jogar a partir da semifinal.

Na edição de 2023, Flamengo e Real Madrid esperam o resultado das quartas de final para saber quem vão enfrentar na semifinal. Daí, se vencerem os seus jogos, vão para a final.

O Flamengo disputa o Mundial de Clubes em 2023 por ser campeão da Libertadores. O elenco carioca venceu o Athletico Paranaense na final por 1 a 0, com gol de Gabigol.

O Flamengo tem mundial?

O Flamengo tem apenas um título do Mundial de Clubes, conquistado em 1981. O time disputou a competição no Estádio Nacional de Tóquio, em Tóquio, no Japão, contra o Liverpool. Com a participação de Zico, o time ganhou de 3 a 0. Naquela época, a competição era chamada de Copa Toyota.

O clube foi campeão da Libertadores naquele ano ao ganhar do Cobreloa na final. Enquanto isso, o clube inglês ganhou do Real Madrid na decisão da Champions League.

Em 13 de dezembro de 1981, partida única, o Rubro-Negrou conquistou a sua taça no Mundial de Clubes para entrar na lista de campeões. Em Tóquio, no Estádio Nacional, as equipes entraram em campo. Nunes marcou duas vezes e Adílio fechou a conta em 3 a 0 em favor dos brasileiros.

 

Todos os campeões do Mundial de Clubes da Fifa ano a ano

Antes de se tornar Mundial de Clubes da FIFA, o torneio foi chamado como Copa Intercontinental e até Copa Toyota.

Entre 1960 e 1979, a Intercontinental reunia apenas europeus e sul-americanos. Mais tarde, em 1980 até 2004, a competição com o nome da montadora japonesa substituiu em novo formato. A partir daí, era apenas um jogo que determinava o melhor time da temporada no futebol.

Em 2000, a FIFA passou a tomar conta do Copa do Mundo de Clubes da FIFA, passando a receber times de outros continentes em um novo formato. Porém, a competição só aconteceu de fato em 2005.

O Real Madrid é o maior campeão com sete troféus. Milan e Bayern de Munique empatam com quatro. Entre os brasileiros o São Paulo é o maior vencedor com três.

 

Copa Intercontinental

1960 - Real Madrid
1961 - Peñarol
1962 - Santos
1963 - Santos
1964 - Inter de Milão
1965 - Inter de Milão
1966 - Peñarol
1967 - Racing
1968 - Estudiantes
1969 - Milan
1970 - Feyenoord
1971 - Nacional do Uruguai
1972 - Ajax
1973 - Independiente
1974 - Atlético de Madrid
1975 - TORNEIO NÃO ACONTECEU
1976 - Bayern de Munique
1977 - Boca Juniors
1978 - TORNEIO NÃO ACONTECEU
1979 - Olímpia

 

Copa Toyota 
1980 - Nacional do Uruguai
1981 - Flamengo
1982 - Peñarol
1983 - Grêmio
1984 - Independiente
1985 - Juventus
1986 - River Plate
1987 - Porto
1988 - Nacional do Uruguai
1989 - Milan
1990 - Milan
1991 - Crvena Zvezda
1992 - São Paulo
1993 - São Paulo
1994 - Vélez Sarsfield
1995 - Ajax
1996 - Juventus
1997 - Borussia Dortmund
1998 - Real Madrid
1999 - Manchester United
2000 - Boca Juniors
2001 - Bayern de Munique
2002 - Real Madrid
2003 - Boca Juniors
2004 - Porto

 

Mundial de Clubes da FIFA

2005 - São Paulo
2006 - Internacional
2007 - Milan
2008 - Manchester United
2009 - Barcelona
2010 - Inter de Milão
2011 - Barcelona
2012 - Corinthians
2013 - Bayern de Munique
2014 - Real Madrid
2015 - Barcelona
2016 - Real Madrid
2017 - Real Madrid
2018 - Real Madrid
2019 - Liverpool
2020 - Bayern de Munique

+ Copa Toyota não é Mundial? Entenda a polêmica

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes