Copa Africana de Nações 2022: data, seleções e onde assistir

Salah, Mané e Mahrez são alguns dos nomes que estarão em campo na competição este ano por suas seleções

Realizada a cada dois anos, a Copa Africana de Nações reúne as principais seleções do continente africano no mês de janeiro, apresentando os principais atletas do futebol em busca do grande título com as suas seleções. Em 2022, a competição promete grandes emoções, além de contar com transmissão na TV aberta para todo o país. Saiba quando vai começar a Copa Africana de Nações 2022, onde assistir e como funciona.

Quando começa a Copa Africana de Nações 2022?

A Copa Africana de Nações tem início neste domingo, 9 de janeiro de 2022, realizada em Camarões. Dois confrontos vão abrir as disputas, enquanto 52 partidas vão acontecer em toda a competição.

Cinco estádios vão receber os jogos da Copa da África, sendo eles o Estádio Yaoundé, Douala, Garoua, Bafoussam e o Limbe. Esta, além disso, é a segunda vez que o país sedia o torneio.

Confira os confrontos da primeira rodada, sendo os responsáveis por dar o pontapé inicial no torneio.

 

Domingo (09/01):

  • Camarões x Burkina Faso - 13h
  • Etiópia x Cabo Verde - 16h

 

Segunda-feira (10/01):

  • Senegal x Zimbábue - 10h
  • Guiné x Malawi - 13h
  • Marrocos x Gana - 13h
  • Comores x Gabão - 16h

 

Terça-feira (11/01):

  • Argélia x Serra Leoa - 10h
  • Nigéria x Egito - 13h
  • Sudão x Guiné-Bissau - 16h

 

Quarta-feira (12/01):

  • Tunísia x Mali - 10h
  • Mauritânia x Gâmbia - 13h
  • Guiné Equatorial x Costa do Marfim - 16h

Quais seleções estão na Copa Africana de Nações em 2022?

Vinte e quatro seleções disputam a Copa Africana este ano. São elas Camarão, Burkina Faso, Etiópia, Cabo Verde, Senegal, Zimbábue, Guiné, Malawi, Marrocos, Ghana, Comores, Gabão, Nigéria, Egito, Sudão, Guiné-Bissau, Argélia, Serra Leoa, Guiné Equatorial, Costa do Marfim, Tunísia, Mali, Mauritânia e Gâmbia.

Elas foram divididas em seis grupos de quatro cada (A, B, C, D, E e F) na primeira fase, onde vão se enfrentar por três rodadas onde as duas primeiras primeiras equipes avançam até o mata-mata da competição.

Grandes atletas vão disputar a competição este ano como Mohamed Salah, finalista do prêmio The Best, Sadio Mané do Liverpool, Riyad Mahrez do Manchester City e o goleiro Mendy, do Chelsea.

Copa africana de nações 2022
Grupos da primeira fase na competição. Foto: reprodução / caf oficial @caf_online

Como funciona a Copa Africana de Nações?

Organizado pela CAF, a Confederação Africana de Futebol, a Copa Africana de Nações é divididas em duas partes, onde a primeira reúne as 24 seleções em seis grupos com quatro integrantes cada através de sorteio.

Por três rodadas onde as equipes se enfrentam entre si, os dois primeiros colocados no grupo avançam para as oitavas de final, seguindo o chaveamento já definido pela entidade. Depois, os vencedores continuam até as quartas, depois semifinais e por fim a grande final vai trazer os dois finalistas em busca do título.

Onde assistir a Copa Africana de Nações 2022?

O canal BAND, na TV aberta, será a grande responsável por transmitir os principais jogos da Copa este ano para todo o Brasil com exclusividade. O BandSports,

Ao todo, serão seis jogos na fase de grupos, enquanto a fase eliminatória vai ser toda transmitida ao vivo pela emissora na televisão aberta, desde as oitavas até a grande final em fevereiro. O canal obteve os direitos de transmissão e tomou da televisão paga.

 

Quantas vezes Messi foi melhor do mundo no FIFA The Best?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes