FPF e clubes suspendem a 5ª rodada do Campeonato Paulista

Em reunião virtual, Federação Paulista de Futebol conversou com os 16 clubes da Série A do Paulistão e em votação, decidiram não levar caso para os Tribunais.

Após diversas tentativas de continuar o Campeonato Paulista 2021, a Federação Paulista de Futebol (FPF) decidiu por suspender a 5ª rodada da competição, prevista para o final de semana. Em reunião virtual nesta quinta-feira (18), com os 16 clubes da Série A do Estadual e os Sindicatos dos Atletas, dos Árbitros e dos Treinadores, a entidade confirmou que o Paulistão está suspenso e marcou uma nova reunião para segunda-feira, às 10h.

Logo depois do Governador de São Paulo, João Doria (PSDB), proibir a realização de jogos no Estado, a FPF procurou outras regiões para dar sequência na competição. Rio de Janeiro e Minas Gerais surgiram como candidatos a sediarem o torneio entre 15 e 30 de março, datas em que as partidas estão proibidas. No entanto, o governador Fluminense, que havia dado sinal positivo, voltou atrás e desistiu de receber os jogos. E na sequência, os mineiros também não aceitaram sediar o estadual paulista.

Inclusive, o jogo atrasado da terceira rodada do Paulistão 2021, marcado para quarta-feira (17), estava confirmado para ocorrer na Arena Independência, em Belo Horizonte. No entanto, dias antes, o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) negou a realização de jogos de outros estados em MG.

5ª Rodada do Campeonato Paulista está suspensa

Em reunião nesta quinta-feira, a FPF se juntou, de forma virtual, com os 16 clubes da Série A do Paulistão, para decidirem os rumos do Estadual. Em votação, definiu-se então não ir à Justiça em busca de uma medida liminar para manter o torneio. Com isso, a quinta rodada do Campeonato Paulista está suspensa e segue então as ordens do Governador João Dória.

Dentre os "grandes" do Estado, o São Paulo FC foi o único a votar favorável de levar o caso aos Tribunais. A decisão estava em 8 a 8, no entanto a Ferroviária mudou o seu voto e o resultado final ficou em 9 a 7, para não irem à justiça.

  • Dentre os que votaram para a suspensão dos jogos, estão: Palmeiras, Corinthians, Santos, Santo André, Botafogo, Ponte Preta, Red Bull Bragantino e São Caetano.
  • Já para enfrentarem a medida do governador estão: São Paulo, Inter de Limeira, São Bento, Mirassol, Novorizontino, Guarani e Ituano

Por que Campeonato Paulista 2021 está suspenso?

A suspensão de jogos foi uma das medidas tomadas pelo Governador de São Paulo, João Dória (PSDB), para a então contenção da pandemia do novo coronavírus. Por isso, o Campeonato Paulistão 2021, assim como as demais competições, estão proibidas no estado de 15 a 30 de março.

Como está a tabela do Campeonato Paulista 2021?

O Campeonato Paulista 2021 é então dividido em quatro grupos, com quatro clubes cada. Destes, os dois primeiros avançam ao mata-mata e se enfrentam. No entanto, os dois clubes com as menores pontuações, independente da chave, caem para a segunda divisão. Ademais, confira a classificação de cada grupo.

Grupo A

1º – Corinthians (8)
2º – Santo André (5)
3º – Inter de Limeira (3)
4º – Botafogo (1)

Grupo B:

1º – São Paulo (7)
2º – Ferroviária (7)
3º – Ponte Preta (4)
4º – São Bento (1)

Grupo C

1º – RB Bragantino (8)
2º – Palmeiras (7)
3º – Ituano (7)
4º – Novorizontino (5)

Grupo D:

1º – Mirassol (8)
2º – Guarani (5)
3º – Santos (5)
4º – São Caetano (1)

Confira a nota oficial da FPF

A Federação Paulista de Futebol, os 16 clubes do Paulistão Sicredi – Série A1, os Sindicatos dos Atletas, dos Árbitros e dos Treinadores se reuniram virtualmente nesta quinta-feira. Deste encontro, a FPF, os clubes e os Sindicatos decidiram que:

Após diversas tratativas com governos estaduais, municipais, CBF e federações, a rodada 5 do Paulistão Sicredi está suspensa e não acontecerá neste final de semana. As novas datas serão divulgadas oportunamente;

O Dr. Rui Fragoso, do escritório Fragoso Advocacia, apresentou para avaliação de todos os clubes o conceito de judicialização do caso. Embora tenha argumentos jurídicos e científicos que sustentem a segurança do Protocolo de Saúde do futebol, FPF e clubes decidiram por não ingressar neste momento com Mandado de Segurança;

Para as demais rodadas deste período da Fase Emergencial, a FPF permanece em contato com autoridades estaduais, municipais, federações e CBF para tentar viabilizar a realização dos jogos da próxima semana;

Uma nova reunião entre os clubes e a FPF ficou agendada para a próxima segunda-feira, às 10h.

+ Copa do Brasil 2021: onde assistir, premiação e regulamento

+ Champions League 2021: veja os classificados para as quartas de final

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes