Público na Libertadores 2021: saiba como será o retorno da torcida

Conmebol autorizou a volta de torcedores nos estádios, mas com restrições e sendo necessário a autorização de cada país, que receber os duelos.

A Conmebol autorizou o retorno do público nos estádios para os confrontos das oitavas de final da Libertadores e Sul-americana 2021, que começam nesta terça-feira, 13/7. No entanto, há a necessidade de se seguir um protocolo desenvolvido pela entidade, além de precisar da autorização do governo local.

A decisão do retorno do público ocorreu logo após a final da Copa América entre Brasil x Argentina contar com a presença de cerca de 1,6 mil convidados, no Estádio do Maracanã. No confronto, os argentinos venceram por 1 a 0, com gol de Di Maria, e conquistaram o torneio pela 15ª vez.

Leia também: Jogos da Libertadores essa semana: veja o horário e onde assistir

Copa Libertadores terá público?

A Conmebol autorizou a volta do público nos estádios, nas duas competições organizadas pela entidade: Libertadores e Sul-americana. Entretanto, cada país fica a depender do Ministério de Saúde ou autoridade responsável, para ter os torcedores nos estádios.

Segundo a entidade, "o retorno gradual do público é essencial para o desenvolvimento do futebol sul-americano". Entretanto, a Confederação recomenda que pessoas com sintomas da COVID-19 não entrem no estádio, assim como quem teve contato com algum caso positivo nos 14 dias anteriores à data do jogo.

Além disso, a entidade sugere que apenas pessoas vacinadas ou com PCR negativo assista o jogo in loco. Por fim, a Conmebol também recomenda a não autorização de menores de 18 anos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas, nos jogos. E, claro, quem estiver no estádio precisa usar a máscara.

Final da copa américa entre brasil e argentina contou com a presença de torcedores
Final da copa américa entre brasil e argentina contou com a presença de torcedores - foto: twitter/@argentina

Terá torcida nos jogos no Brasil?

Ainda não há confirmação se algum estádio brasileiro terá a presença de público nas oitavas da Libertadores 2021. Mas o Flamengo começa a se movimentar nos bastidores. De acordo com o GE, a ideia rubro-negra é levar seu jogo para o Estádio Mané Garrincha, em Brasília, onde a presença de torcedores é mais maleável por parte das autoridades.

O Flamengo encara o Defensa y Justicia pelo jogo da volta, no dia 14 de junho, às 21h30, no estádio do Maracanã, até o momento.

Segundo matéria do UOL Esportes, a CBF é contra a presença de torcedores nos estádios brasileiros. No caso da final da Copa América, a Conmebol conseguiu a liberação por conta de um decreto da prefeitura do Rio. No confronto, 10% de cada setor do estádio foi liberado. Entretanto, o comitê médico da entidade brasileira foi contrária a decisão.

Flamengo buscará transferir sua partida para o estádio mané garrincha, para ter público na libertadores
Flamengo buscará transferir sua partida para o estádio mané garrincha, para ter público na libertadores - foto: alexandre vidal/flamengo

Confira o comunicado da Conmebol:

A Confederação Sul-Americana de Futebol dá a conhecer o “Protocolo de Recomendações para o Retorno do Público nos Estádios” nos jogos da Conmebol Libertadores e da Conmebol Sul-Americana 2021, a partir das oitavas de final.

Estabelece uma série de recomendações, que devem ser discutidas com as autoridades sanitárias de cada país para sua aplicação e / ou modificação.

A Conmebol considera que o retorno gradual do público é essencial para o desenvolvimento do futebol sul-americano, razão pela qual, se as autoridades nacionais o permitirem, o retorno ao público é autorizado nas referidas competições.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes