Quando é o sorteio das quartas de final da Libertadores 2023?

Oito times vão disputar as quartas de final da competição

Seis brasileiros estão na disputa pela vaga nas quartas de final da Libertadores, onde apenas oito se classificam. Saiba como funciona a etapa eliminatória, qual é o chaveamento e se vai ter sorteio para definir cada um dos confrontos da próxima fase.

Por que não tem sorteio das quartas de final da Libertadores?

Não tem sorteio para formar os confrontos das quartas de final da Libertadores porque a Conmebol definiu em julho todos os confrontos e o chaveamento até a decisão. A medida de tornar o sorteio das oitavas de final responsável pela tabela tem como função facilitar o campeonato e evitar novas datas que prolonguem a edição.

Em 05 de julho em Luque, no Paraguai, a Conmebol definiu os jogos das oitavas de final da Libertadores e da Sul-Americana e também o chaveamento de cada uma. Cada lado da chave conta com oito clubes onde se enfrentam nas oitavas, quartas de final, semifinal e a final entre agosto, setembro, outubro e novembro.

O sorteio das oitavas de final dividiu os 16 elencos em dois potes: o primeiro pote trouxe os líderes dos grupos, enquanto os segundos colocados foram para o segundo pote. O apresentador sorteou uma bolinha do primeiro grupo e, depois, do outro grupo, formando assim os embates do mata-mata. Diferente da fase de grupos nenhuma regra foi aplicada, tornando possível os clássicos entre participantes do mesmo país ou até mesmo de integrantes do mesmo grupo.

Quais são os jogos das quartas de final?

Fluminense, Bolívar, Internacional, Boca Juniors, Deportivo Pereira e Palmeiras avançaram até as quartas de final da Libertadores enquanto o Athletico perdeu para o Bolívar nos pênaltis, na terça-feira, e por isso volta mais cedo para o Paraná. Com o chaveamento definido cada um dos clubes conhece o caminho que terá de trilhar para levantar a taça.

Os confrontos de volta nas oitavas de final serão disputados entre terça, quarta e quinta-feira, 08, 09 e 10 de agosto, a noite. O Flamengo, atual campeão, vai jogar contra o Olimpia na quinta enquanto o Atlético Nacional disputará contra o Racing.

Assim como as etapas anteriores, as quartas de final acontecem também em ida e volta, com a vantagem de decidir em casa para o responsável pela melhor campanha entre os dois.

 

QUARTAS DE FINAL (22, 23 e 24 de agosto ida / 29, 30 e 31 de agosto volta):

  • Atlético Nacional ou Racing x Boca Juniors
  • Deportivo Pereira x Palmeiras
  • Bolívar x Internacional
  • Fluminense x Olimpia ou Flamengo

Calendário da Libertadores 2023

A bola rola entre as etapas decisivas da Libertadores em agosto, setembro, outubro e novembro, quando o torcedor acompanhará a grande final no Maracanã, no Rio de Janeiro. Para evitar complicações no decorrer da temporada, a Conmebol define o calendário antes mesmo do torneio começar.

Realizado desde 1960, o campeonato de futebol sul-americano reúne 32 elencos do continente começando nas etapas preliminares, depois a fase de grupos e aí os confrontos eliminatórios. O Flamengo é o atual campeão, o Boca Juniors busca o sétimo troféu da sua história e o Fluminense quer o primeiro troféu.

Confira o calendário completo da Libertadores em 2023 a seguir.

 

Quartas de final da Libertadores:
21 a 30 de agosto

Semifinal da Libertadores:
26 setembro a 04 de outubro

Final:
04 de novembro no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro

Quem é o atual campeão da Libertadores?

O Flamengo é o atual campeão da Libertadores da América porque venceu o Athletico Paranaense na final passada por 1 a 0, gol de Gabigol no finalzinho do primeiro tempo, em Guaiaquill, no Equador. Este é o terceiro título do elenco carioca na competição.

O Rubro-Negro estreou na fase de grupos ao lado de Talleres, Universidad Católica e Sporting Cristal. Venceu cinco partidas e empatou uma, com 16 pontos em primeiro lugar. Derrotou o Tolima nas oitavas de final, passou pelo Corinthians nas quartas e superou o Vélez na semifinal da competição.

Na final, em 29 de outubro de 2022, venceu o Athletico, estreante em finais, com gol de Gabigol.

 

Leia também:

Premiação da Libertadores 2023 do 1º e 2º lugar

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes