São Paulo na Libertadores: o que Tricolor precisa para garantir vaga ?

Equipe paulista chega à última rodada ainda sem saber se conseguirá a vaga direta para a Libertadores ou terá que passar pelas etapas preliminares.

De grande candidato ao título do Campeonato Brasileiro, o São Paulo passou a brigar para garantir uma vaga na fase de grupos da Libertadores. O retrospecto ruim em 2021, não apenas culminou na saída do então treinador Fernando Diniz, como mudaram os planejamentos do clube. Se antes o Tricolor sonhava em quebrar o tabu de nove anos sem títulos, a realidade hoje é conseguir a classificação direta no principal torneio do continente.

No entanto, a missão que parecia fácil rodadas atrás, tornou-se complicada. A derrota para o já rebaixado Botafogo na segunda-feira (22), deixou o Tricolor precisando da vitória na última rodada do Brasileirão, para conquistar a vaga sem depender de ninguém. Entretanto, o adversário do clube será o Flamengo, que precisa apenas de um triunfo para conquistar o título do Brasileirão.

Derrota para o botafogo complicou classificação do são paulo
Derrota para o botafogo complicou classificação do são paulo (foto: vitor silva/botafogo)

São Paulo na Libertadores: veja os cenários possíveis

Com apenas uma rodada para terminar o Brasileirão, o Tricolor é atualmente o quarto colocado com 63 pontos. Em busca de garantir a vaga direta na Libertadores, o São Paulo precisa terminar a competição entre os quatro primeiros. No entanto, o Fluminense, com 61 pontos, pode ultrapassar a equipe do Morumbi na última rodada.

Enquanto o time de Marcos Vizolli encara o Flamengo, o Flu recebe o Fortaleza, que praticamente já garantiu sua permanência na primeira divisão. Para ser rebaixado, o Leão precisa perder o jogo, além do Vasco ganhar do Goiás por uma diferença de 12 gols.

Para conquistar sua vaga direta na Libertadores, basta o São Paulo vencer o Flamengo na quinta-feira (25), pois chegaria a 66 pontos e ninguém poderia ultrapassá-lo. No entanto, em caso de empate ou derrota, a equipe precisa torcer por uma combinação de resultados no jogo do Fluminense.

  • Vitória diante do Flamengo - São Paulo garante vaga direta na Libertadores
  • Empate - São Paulo precisa torcer para o Fluminense não vencer o Fortaleza
  • Derrota - São Paulo só se classifica se o Fluminense perder ou empatar

Se empatar com o Rubro-negro, o Tricolor chega a 64 pontos, mesma pontuação que o Fluminense alcança se vencer o Fortaleza. No entanto, com as duas equipes empatadas no número de pontos, a equipe carioca fica à frente da paulista, pois teria mais vitórias (primeiro critério de desempate).

São Paulo pode depender do rival Palmeiras

Por fim, mesmo que perca o quarto lugar para o Fluminense, o São Paulo ainda pode sonhar com a vaga direta na Libertadores. No entanto, terá que torcer para seu rival Palmeiras, vencer a Copa do Brasil. Isso porque, como o Verdão já tem vaga direta na Libertadores (é o atual campeão) o quinto colocado herdaria a vaga.

Se palmeiras vencer a copa do brasil, quinto colocado garante vaga direta na libertadores
Se palmeiras vencer a copa do brasil, quinto colocado garante vaga direta na libertadores (foto: cesar greco/palmeiras)

Jogar a fase preliminar da Libertadores seria uma grande decepção ao São Paulo. Visto que, além de ter mais partidas para realizar, o que atrapalha no planejamento do novo treinador, Hernán Crespo, o clube corre o risco de dar adeus à competição de forma precoce e garantir mais um vexame.

Próximos jogos

O São Paulo definirá seu destino nesta quinta-feira (25). Às 21h30, a equipe encara o Flamengo, no Morumbi, na última rodada do Campeonato Brasileiro 2020.

+ Bola de Ouro da Copa do Brasil: veja quem como votar nos finalistas

+ Liverpool x Universidad Católica: onde assistir jogo da Libertadores 2021

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes