Quem ganhou a Liga Europa 2023: Sevilla conquista o 7º título

Sevilla e Roma disputaram a final da competição nesta quarta-feira, 31 de maio, na Hungria

O Sevilla é campeão da Liga Europa! Com a Puskás Aréna lotada, o elenco espanhol é quem ganhou a Liga Europa ao derrotar a Roma nesta quarta-feira, 31 de maio, por 1 a 1 (4x1 nos pênaltis) na grande final da temporada 2022/23. Este é o sétimo título do Sevilla, maior campeão da história do torneio.

Este é o sétimo título do Sevilla na Liga Europa e o primeiro na temporada. Com a diferença de quatro taças, os espanhóis se isolam na primeira posição da lista de maiores vencedores.

A final teve gols de Paulo Dybala e Mancini contra.

Sevilla é quem ganhou a Liga Europa 2023

O Sevilla fez história nesta quinta-feira. Ao derrotar a Roma em Budapeste, o elenco espanhol aumentou a sua vantagem na lista de maiores campeões para sete troféus, líder isolado e maior vencedor de todos os tempos da Liga Europa.

A equipe espanhola terminou em terceiro lugar na fase de grupos da Champions League. Na segunda fase ganhou do PSV, depois o Fenerbahce nas oitavas, o Manchester United nas quartas e a Juventus na semifinal.

Este é o sétimo título do Sevilla.

 

COMO FOI A PARTIDA?

Puskas Arena lotada, clima de final entre Roma e Sevilla e muitos gritos dos torcedores. Dentro de campo, a partida começou equilibrada entre as equipes. A primeira finalização saiu aos 11 minutos com Spinazzola. O meia levou perigo aos espanhóis, mas o goleiro Bono defendeu. Do lado do Sevilla, nenhuma finalização.

A final seguiu "morna" entre os dois lados. Paulo Dybala, campeão do mundo com a Argentina na última Copa do Mundo, vestiu a camisa titular mesmo sem estar 100% recuperado de lesão. Aos 34 minutos, o jovem mudou a história da final ao abrir o placar.

Mancini lançou para Dybala que, na entrada da área, estufa o fundo das redes do goleiro Bono.

Assista ao gol de Dybala.


Mesmo com o gol, o Sevilla não desistiu. A Roma, por outro lado, apenas tentou segurar o placar, assim como manda José Mourinho e o seu famoso "ônibus estacionado" na defesa. Em cobrança de escanteio, Fernando cabeceou por cima do gol aos 45 minutos.

Com cinco minutos de acréscimos, Rakitic acertou a trave em chute forte de fora da área. O Sevilla pressionou na reta final da partida, mas nada deu certo.

O segundo tempo começou quente. O Sevilla mudou a sua postura e mostrou o melhor do lado ofensivo enquanto a Roma permaneceu estacionada atrás. Alex Telles teve o primeiro bom chute aos 6 minutos, mas a bola passou longe.

Três minutos depois o destino pregou uma peça nos italianos. Mancini, responsável pela assistência à Dybala, enfiou a bola em seu próprio gol, empatando a partida em 1 a 1.

Confira o gol contra de Mancini.


Os espanhóis ganharam o gás necessário com o empate. Ocampos desviou de cabeça, mas a bola foi por cima do gol de Rui Patrício. Aos 30 minutos, a final da Liga Europa ganhou mais fogo com o pênalti marcado para o Sevilla pelo árbitro inglês em campo. Ocampos desabou na área após toque de Ibañez, mas o árbitro verificou o VAR e a penalidade foi desmarcada.

Os torcedores não pararam de cantar até a reta final da segunda etapa. O jogo seguiu morno, com o Sevilla pressionando o elenco de José Mourinho. En-Nesyri chegou bem aos 46, mas a finalização seguiu para fora. Sem mudanças, o placar não mudou e a prorrogação foi iniciada.

 

PRORROGAÇÃO E PÊNALTIS NA FINAL

Os jogadores engoliram o cansaço e voltaram para os dois tempos na prorrogação, com muita tensão entre as equipes. Poucas chances, sem grandes emoções no primeiro tempo.

O segundo tempo foi a mesma coisa, sem nenhum dos times conseguir levar perigo. A melhor oportunidade veio dos pés de Smalling nos acréscimos.

Com o fim da prorrogação, os pênaltis começaram. Ocampos e Cristante marcaram na primeira rodada. Lamela acertou, mas o goleiro marroquino Bono pegou a bola de Mancini. Rakitic encheu as redes, Ibañez mandou a bola na trave.

Montiel perdeu o pênalti para o Sevilla na sequência, mas o juiz mandou voltar e desta vez o jogador acertou, dando o sétimo para o Sevilla.

Premiação da Liga Europa

O campeão da Liga Europa leva para casa a taça, medalhas de ouro e o título de melhor equipe da competição secundária da UEFA na temporada.

De acordo com o portal Goal, o vencedor da edição vai faturar £ 7,6 milhões, o mesmo que R$ 48 milhões. O segundo lugar leva R$ 25 milhões.

Se comparados com os valores da Liga dos Campeões, os números da Europa League são infinitamente menores entre propagandas, patrocinadores e os direitos de televisões. As cotas de TV também rendem números inferiores do que o esperado. Porém, a entidade faz questão de aumentar o prêmio em cada nova edição.

Sevilla é o maior campeão da Liga Europa

Com sete troféus, o Sevilla é o maior campeão da história da Liga Europa. O elenco conquistou as edições de 2006, 2007, 2014, 2015, 2016, 2020 e agora 2023, isolando-se na liderança do ranking de maiores vencedores do torneio europeu.

O Atlético de Madrid, Inter de Milão, Liverpool e Juventus somam três títulos cada, ocupando a segunda posição. No total, 29 clubes já ganharam a Europa League.

Confira todos os campeões.

 

Sevilla FC – 7 títulos
Atlético de Madrid – 3 títulos
Liverpool – 3 títulos
Inter de Milão – 3 títulos
Juventus – 3 títulos
Eintracht Frankfurt – 2 títulos
Chelsea FC – 2 títulos
Porto – 2 títulos
Feyenoord – 2 títulos
Parma – 2 títulos
IFK Gotemburgo – 2 títulos
Real Madrid – 2 títulos
Tottenham Hotspur – 2 títulos
Borussia Mönchengladbach – 2 títulos
FC Villarreal – 1 título
Manchester United – 1 título
Shakhtar Donetsk – 1 título
Zenit São Petersburgo – 1 título
CSKA Moscow – 1 título
Valência – 1 título
Galatasaray – 1 título
Schalke 04 – 1 título
Bayern de Munique – 1 título
Ajax – 1 título
Napoli – 1 título
Bayer 04 Leverkusen – 1 título
RSC Anderlecht – 1 título
Ipswich Town FC – 1 título
PSV – 1 título

 

Leia também:

Quem são os maiores campeões da Liga dos Campeões?

Você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes