Onde vai ser a final da Copa do Mundo feminina 2023

Campeão vai embolsar R$ 20,3 milhões enquanto o vice leva 14,2 milhões de reais

Inglaterra e Espanha vão jogar a final da Copa do Mundo Feminina, a disputa para saber quem será a seleção eleita a melhor do mundo no futebol feminino. Com data, horário, local e transmissão confirmados, o torneio da FIFA terá uma campeã inédita na história.

Veja quem ganhou a Copa do Mundo Feminina

 

Quando termina e horário da final da Copa do Mundo Feminina

A final da Copa do Mundo de futebol feminino vai ser no domingo, 20 de agosto, no Estádio Olímpico de Sidney, ou Accor Stadium, na cidade de Sydney, na Austrália, a partir das 07h, horário de Brasília. A Espanha espera para saber quem irá enfrentar na decisão.

Como a Copa do Mundo é disputada por um mês, a última partida da competição é realizada exatamente na data que marca os 30 dias de confrontos, sempre no domingo, onde a data em questão foi definida pela FIFA antes mesmo do início do torneio.

Em sua nona edição, a Copa terá um campeão inédito já que a Espanha, Austrália e Inglaterra nunca ganharam o Mundial feminino. Estados Unidos, maior campeão com quatro taças, e Alemanha, Japão e Noruega se despediram sem ao mesmo tentar a vaga na decisão da temporada.

A Copa do Mundo Feminina de 2023 é a primeira da história com 32 seleções, além de ser realizada também pela primeira vez em dois países, a Austrália e Nova Zelândia. O formato é o mesmo do masculino, com as equipes divididas em oito grupos de quatro onde avançam os dois melhores para as oitavas de final, depois as quartas de final, semifinal e a final.

Qual é o estádio na final da Copa Feminina?

Estádio na final da copa feminina

O Estádio Olímpico de Sydney, na cidade de Sydney, na Austrália, será o palco da final da Copa do Mundo Feminina em agosto de 2023. É o maior estádio do país, com capacidade para receber 83.500 torcedores.

Inaugurado em março de 1999, o espaço foi construído para receber os Jogos Olímpicos de Sydney, tornando-se o maior palco de esportes no país desde o futebol masculino e feminino, cerimônias, rúgbi, críquete, além de shows e eventos culturais.

O espaço passou por uma reforma em 2003 para reduzir a capacidade de 110 espectadores para 83 mil, além do projeto de renovação urbana e tecnológica. A atleta de futebol Ellie Carpenter, da Seleção da Austrália, é a embaixadora do estádio, responsável por trabalhar com a diretoria em projetos de bem-estar social e caridades.

O local é operado pela VenuesLive, em nome da Venues NSW. Grandes estrelas como The Rolling Stones, AC/DC, Adele, Ed Sheeran, Queen, Justin Bieber, Harry Styles, Bon Jovi, Taylor Swift e Eminem já se apresentaram no Estádio Olímpico de Sydney, na Austrália.

Além da final, o Accor Stadium recebeu também o jogo de abertura na Copa do Mundo entre Nova Zelândia e Irlanda pelo grupo B, as oitavas de final, quartas de final, semifinal e a final.

Veja a premiação Copa do Mundo Feminina 2023

Espanha é finalista

Com Alexia Putellas, eleita pela FIFA a melhor jogadora do mundo na temporada passada, a Espanha está na final da Copa do Mundo de futebol feminino após derrotar a Suécia na semifinal. O elenco espanhol espera o resultado entre Austrália e Inglaterra para saber quem será o adversário na final.

A Espanha estreou em 21 de julho, com vitória por 3-0 contra a Costa Rica na primeira rodada do grupo C, em estádio na Nova Zelândia. Ganhou da Zâmbia na segunda rodada por 5-0 mas perdeu para o Japão em 4-0 na terceira e última rodada, fechando na segunda posição com seis pontos, atrás das japonesas.

Ganhou da Suíça nas oitavas de final, passou pela Holanda nas quartas e, na semifinal, derrotou a Suécia, carimbando assim o passaporte para a decisão do Mundial de futebol feminino pela primeira vez em sua história.

A Espanha nunca ganhou uma Copa do Mundo Feminina porque nunca alcançou uma final. Esta vai ser a sua primeira decisão, por isso o treinador Jorge Vilda fará questão de utilizar as titulares na decisão e, dessa maneira, trazer para casa a taça dourada da FIFA.

Entre o elenco da Espanha se destacam Putellas, Jenni Hermoso, Carmona, Redondo, Bonmati e Paralluelo. O time funciona perfeitamente em grupo, o que indica o favoritismo do elenco para levantar a taça este ano.

Confira a seguir o caminho da Espanha na fase eliminatória.

 

OITAVAS DE FINAL:
Suíça 1 x 5 Espanha - sábado, 05/08 - Eden Park, na Austrália

QUARTAS DE FINAL:
Espanha 2 x 1 Holanda - quinta-feira, 10/08 - Estádio Wellington Regional, na Nova Zelândia

SEMIFINAL:
Espanha 2 x 1 Suécia - terça-feira, 15/08 - Eden Park, na Austrália

Quando o Brasil foi eliminado?

A Seleção Brasileira foi eliminada na fase de grupos, igualando as campanhas de 1991 e 1999, quando também caiu na primeira etapa do Mundial da FIFA. Ao lado de Estados Unidos, o Brasil é um dos poucos times que disputou todas as nove edições do torneio de futebol feminino.

O Brasil, comandado pela treinadora Pia Sundhage, estreou na primeira rodada da fase de grupos em 24 de julho, segunda-feira, em triunfo por 4-0 contra o Panamá, na Austrália. Na segunda rodada, contra a França, o elenco brasileiro sofreu a virada em 2-1 enquanto na terceira e última empatou em 0-0 com a Jamaica.

Com apenas quatro pontos, a Seleção ficou atrás da França, com sete pontos, e a Jamaica em segundo lugar com cinco, somados em uma vitória e dois empates. O Brasil, com uma vitória, um empate e uma derrota, ficou em desvantagem e por isso acabou eliminado.

Com a eliminação precoce, o desempenho do Brasil foi bastante criticado por jornalistas e comentaristas. O time não entrou como favorito, mas poderia ter conquistado pelo menos a vaga nas oitavas de final. A edição também marcou o adeus de Marta na Seleção Brasileira em Mundiais da FIFA.

Quem é o maior campeão da Copa do Mundo feminina?

A Seleção dos Estados Unidos é a maior campeã da Copa do Mundo Feminina com quatro taças, conquistadas nos anos de 1991, 1999, 2015 e 2019. A diferença para o segundo colocado é de dois títulos, a maior vencedora de todos os tempos.

Em oito edições, apenas quatro seleções venceram o Mundial da FIFA: Estados Unidos, Alemanha, Japão e Noruega em anos distintos. A primeira vencedora foi a equipe norte-americana, responsável por derrotar a Noruega na grande final.

O Brasil nunca ganhou o torneio de futebol feminino, mas em 2007 alcançou a decisão pela primeira vez, derrotada pela Alemanha.

 

Estados Unidos - 4 títulos
Alemanha - 2 títulos
Japão e Noruega - 1 título

Onde assistir a final da Copa Feminina?

Os canais Globo e SporTV e as plataformas digitais CazéTV, FIFA+, Globoplay e GE disponibilizam a transmissão da final da Copa do Mundo Feminina para todo o país ao vivo. Dá para assistir na televisão de casa como em dispositivos móveis com acesso à internet.

Mesmo sem o Brasil, a Globo vai exibir na TV aberta a final da Copa do Mundo Feminina para todo o país enquanto o Sportv exibirá a partida para as operadoras de televisão por assinatura. Entre em contato com o seu operador caso não tenha na programação.

Na internet, dá para assistir de graça na CazéTV, no Youtube e Twitch, além das retransmissões em tempo real com imagens na FIFA+, Globoplay e GE ao vivo.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes