Penta: qual foi a última Copa do Mundo que o Brasil ganhou?

Última taça da Copa do Mundo do Brasil foi em 2002

O pentacampeonato não é para qualquer um. O Brasil é a única seleção que ganhou cinco vezes a Copa do Mundo. A primeira vitória foi em 1958, jogando contra a Suécia, país que sediava a Copa naquele ano. Em 2022, a equipe brasileira sai em busca do hexacampeonato, desejado há tantos anos pelos torcedores. Mas, há quanto tempo é essa espera? Qual foi a última Copa do Mundo que o Brasil ganhou?

Qual foi a última Copa do Mundo que o Brasil ganhou

A última Copa do Mundo que o Brasil ganhou foi em 2002, na Coréia do Sul, na conquista do penta. Em 30 de junho, faz 20 anos que a Seleção Brasileira não ganha a Copa do Mundo.

O pentacampeonato ocorreu em 2002, quando a seleção canarinho derrotou a Alemanha por 2x0 na final da Copa do Japão e Coreia do Sul.

O Brasil esteve invicto até o final da competição, com 100% de aproveitamento, e, no jogo de decisão contra a Alemanha, um nome brilhou: Ronaldo. O fenômeno marcou os dois gols do título, depois de fazer uma excelente campanha. Tanto foi o sucesso do craque que naquele mesmo ano ganhou o prêmio Bola de Ouro, como melhor jogador do mundo em 2002.

O mais curioso da Copa de 2002 foi que a maioria dos torcedores estava completamente descrente com a possibilidade da vitória brasileira. Em 1998, houve a esperança de vitória, quando o Brasil chegou à final, mas perdeu o título para a França. Nas Olimpíadas de 2000, o time de futebol brasileiro foi eliminado nas quartas de final pela equipe de Camarões. E na Copa das Confederações, em 2001, perdeu para a França nas semifinais e ainda foi derrotado pela Austrália na disputa do terceiro lugar.

Quase não havia esperança para os torcedores. Ainda mais após o sufoco que foi a classificação da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2002. A equipe verde-amarela foi classificada para a Copa em 4º lugar nas Eliminatórias, perigando para não ficar de fora. Conseguiu a vaga para a competição na última rodada, derrotando a Venezuela.

Outro símbolo da insatisfação dos torcedores foi a decisão de Felipão, treinador da seleção brasileira da época, de não levar Romário para a Copa. O jogador era aclamado pelo público e tinha o peso do tetracampeonato de 1994 nas costas. Era um jogador de renome, porém já mais velho (na época com 36 anos).

A verdade é que toda essa descrença foi sumindo aos poucos, quando a equipe foi derrotando os seus rivais em campo.

Quais foram os adversários do Brasil na Copa de 2002?

Na primeira fase da Copa do Mundo de 2002, o Brasil teve a missão de enfrentar Turquia, China e Costa Rica, e venceu todos, dois deles com placares elásticos:

Brasil 2x1 Turquia
Brasil 4x0 China
Brasil 5x2 Costa Rica

Nesse primeiro jogo, diante da Turquia, quem fez os gols foram Ronaldo e Rivaldo. Contra a China, marcaram: Roberto Carlos, Rivaldo, Ronaldinho e Ronaldo. E contra a Costa Rica, os tentos do Brasil vieram através de Ronaldo, Edmílson, Rivaldo e Júnior. Com a vitória nos três jogos da fase de grupos, o Brasil foi se classificando na Copa do Mundo.

Oitavas: Brasil 2x0 Bélgica
Quartas: Inglaterra 1x2 Brasil
Semi: Brasil 1x0 Turquia
Final: Alemanha 0x2 Brasil

Quais seleções têm mais títulos na Copa do Mundo?

O Brasil é a seleção com mais títulos na Copa do Mundo. Ao todo, são cinco troféus na conta. No entanto, outras seleções correm logo abaixo buscando chegar ao topo do ranking, são elas a Alemanha e a Itália, ambas com quatro títulos.

A Azurra, apesar do tetracampeonato, passa por uma situação bem difícil. Este ano, pela segunda vez consecutiva, não jogará a Copa do Mundo. Por outro lado, a Alemanha está firme e forte no Mundial, fazendo parte do grupo E da Copa do Mundo 2022. A chance das equipes da Alemanha e do Brasil se enfrentarem acontecerá apenas nas quartas de final.

No ranking de maiores campeões da Copa do Mundo ainda tem para somar à conta a Argentina, França e Uruguai, cada uma com duas conquistas em suas histórias. Além de Espanha e Inglaterra, com uma Copa do Mundo no currículo de cada uma.

Veja só a lista de campeões da Copa do Mundo:

Brasil: 5 títulos (1958, 1962, 1970, 1994, 2002)
Alemanha: 4 títulos (1954, 1974, 1990, 2014)
Itália: 4 títulos (1934, 1938, 1982, 2006)
Argentina: 2 títulos (1978, 1986)
França: 2 títulos (1998, 2018)
Uruguai: 2 títulos (1930, 1950)
Inglaterra 1 título (1966)
Espanha: 1 título (2010)

Quantas vezes o Brasil perdeu a Copa do Mundo?

Em 2022, a Copa do Mundo do Catar entra na sua 22ª edição, tendo o Brasil participado de todas elas, desde 1930.

Quando falamos em pior campanha da seleção canarinho em Copas, precisamos destacar as competições de 1934 e 1966. A primeira delas foi disputada na Itália e o Brasil caiu fora logo na primeira fase; não diferente, em 66, o Brasil fez uma campanha desastrosa caindo logo na fase de grupos. A equipe verde-amarela conseguiu perder para todos os times, exceto a Bulgária.

Já quando falamos em derrotas brasileiras nas finais das Copas do Mundo, são apenas duas recordações. O Brasil foi vice em 1950, quando perdeu para o Uruguai em pleno Maracanã, e em 1998, quando foi derrotado pela França por 3x0, em jogo extremamente frustrante pela lesão de Ronaldo às vésperas da partida.
Na soma geral, a seleção Canarinho disputou sete finais, tendo vencido cinco. Assim, pode-se dizer que o Brasil tem bom desempenho em campo quando chega à final da Copa do Mundo. Mais precisamente, a Seleção Brasileira tem 71,4% de aproveitamento nas decisões de Mundiais

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes