Quais são os maiores campeões do Campeonato Português?

Benfica, Porto e Sporting são as equipes com mais títulos na competição de Portugal; confira o ranking completo

Mesmo com a hegemonia nas mãos de três equipes em Portugal, o Campeonato Português traz emoções do começo ao fim com partidas recheadas de bom futebol, craques em campo e resultados expressivos. O Sporting, campeão na temporada 2020/21, conquistou o seu 19º troféu no torneio nacional. Mas, afinal, quem são os maiores campeões do Campeonato Português? Confira o ranking completo a seguir.

História do Campeonato Português

O futebol em Portugal deu os primeiros passos em 1920 com o Campeonato Português, incluindo times de diferentes regiões do país.  O elenco do Porto foi o primeiro a conquistar o título em 1922 contra o Sporting. Dessa maneira, em 1934, a Primeira Liga, ou Campeonato Nacional da Primeira Divisão, surgiu entre a união de clubes que buscavam maior organização. Novamente, os Dragões tornaram-se vencedores.

Em 3 de fevereiro de 1878, a Liga Portuguesa dos Clubes de Futebol Profissional foi criada com representantes de cada equipe do país, com todos os estatutos oficializados em cartórios.

Quem foi o primeiro campeão português?

O time do Porto foi o primeira campeão no Campeonato Português e, mais tarde, também na Liga da Primeira Divisão no futebol português. Fundado em 1893, o time da cidade portuguesa chegou bem na competição em 1922, consagrando-se finalista de primeira.

Enfrentando o Sporting, a equipe do Porto venceu por 3 a 1 os adversários e consagrou-se o primeiro time a ser campeão do Campeonato Português, marcando assim o seu nome na história.

Sem titulo 115
Manchete em jornal indica a conquista do primeiro título no campeonato português (porto oficial / @fcporto)

Quem são os maiores campões do Campeonato Português?

Na lista de maiores campeões do Campeonato Português, o Benfica aparece em primeiro lugar. Logo atrás vem  Porto e o Sporting, dominando o cenário do futebol no país. Por incrível que pareça, o ranking possui apenas cinco times.

 

  • Benfica – 37 títulos
  • Porto – 29 títulos
  • Sporting – 19 títulos
  • Boavista – 1 título
  • Belenenses – 1 título

Sporting é campeão na temporada 2020/21

Campeão pela última vez em 2001, o Sporting conquistou o seu 19º troféu do Campeonato Português depois de dezenove anos de espera. Invicto na temporada, o time não perdeu nenhum confronto, assinalando então 25 vitórias e 7 empates na edição.

Pela 32ª rodada do Campeonato Português contra o Boavista, o time verde venceu por 1 a 0 jogando em casa, gol de Paulinho. Com o resultado, abriu vantagem de oito pontos, tornando impossível a virada de mesa para os adversários e conquistou então mais um troféu.

+Quais são os maiores campeões do Campeonato Inglês?

Quais são os maiores campeões do Campeonato Italiano?

Você pode gostar também