Quando começa a Taça Guanabara 2023? Data e regulamento do Campeonato Carioca

Confira as principais informações sobre a primeira fase do Campeonato Carioca na nova temporada de futebol estadual

A Taça Guanabara é a primeira fase do Campeonato Carioca. Doze equipes disputam em pontos corridos a classificação para a etapa final, onde os quatro melhores avançam para a semifinal. Saiba quando começa a Taça Guanabara 2023, as principais datas, quem são os participantes e como vai funcionar o regulamento.

Veja também quantos Mundiais o Flamengo tem?

Quando é que vai começar a Taça Guanabara 2023?

A Taça Guanabara de 2023 começa em 12 de janeiro, com o jogo entre Flamengo e Audax no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, pela quinta rodada da primeira fase.

Como o Flamengo vai disputar o Mundial de Clubes e a Supercopa do Brasil no início da temporada, a FERJ teve de adiantar a partida da quinta rodada para evitar complicações ao elenco rubro-negro.

A primeira rodada poderá acontecer entre 14 e 15 de janeiro. Na tabela disponível no site da FERJ, existe a dúvida entre quando será o início da Taça Guanabara. A grande final do Campeonato Carioca está agendada para 9 de abril de 2023 entre os finalistas.

Confira todos os jogos da primeira rodada na Taça Guanabara 2023. Os horários ainda não foram definidos pela entidade de futebol carioca.

 

Domingo, 14/01 ou 15/01:
Flamengo x Portuguesa RJ
Vasco x Madureira
Botafogo x Audax
Nova Iguaçu x Volta Redonda
Resende x Fluminense
Boa Vista x Bangu

Confira ainda qual vai ser o salário do Vitor Pereira no Flamengo em 2023

Quem vai jogar a Taça Guanabara 2023?

As equipes de Audax, Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira, Nova Iguaçu, Portuguesa, Resende, Vasco e Volta Redonda vão jogar o Campeonato Carioca em 2023.

Na temporada passada (2022), o Volta Redonda foi rebaixado para a segunda divisão do futebol carioca mas como o torneio é disputado no mesmo ano, o Voltaço conseguiu o acesso de imediato ao ser campeão do Campeonato Carioca da Série A2.

No regulamento da segunda divisão carioca, só o campeão volta para a elite. Da mesma maneira que somente o último colocado da tabela na Série A1 é rebaixado.

Taça guanabara 2023
Doze equipes jogam a primeira fase do carioca. Foto: reprodução paula reis flamengo

Regulamento do Campeonato Carioca em 2023

O regulamento do Campeonato Carioca assusta pela quantidade de etapas, mas é mais simples do que o torcedor imagina. O modelo de disputa continua o mesmo do ano passado.

A primeira fase do Campeonato Carioca é a Taça Guanabara, disputada por 12 equipes entre onze rodadas em pontos corridos. Ao fim das rodadas, o primeiro colocado será declarado o campeão da Taça. Os quatro primeiros da classificação avançam para a semifinal do Campeonato Carioca.

Enquanto isso, os times que terminam a primeira fase do 5º colocado até o 8º colocado na tabela jogam a semifinal da Taça Rio em ida e volta, outra competição "secundária" do Campeonato Carioca. O vencedor também garante um troféu, mas não tão importante quanto a final do Cariocão.

A semifinal do Campeonato Carioca é jogado em ida e volta, assim como a final.

Na Taça Guanabara, os critérios de desempate são:

1º) Maior número de vitórias;
2º) Maior saldo de gols;
3º) Maior número de gols pró;
4º) Confronto direto, somente entre dois clubes;
5º) Menor número de cartões amarelos e vermelhos;
6º) Sorteio público na sede da Federação, em dia e horário a serem determinados.

Quem vai transmitir o Campeonato Carioca em 2023?

Em nota oficial publicada no site, a FERJ garantiu que ainda não existe uma posição sobre os direitos de transmissão do Campeonato Carioca.

Publicada em 4 de dezembro de 2022, a entidade garantiu que o acordo dos direitos de transmissão, capitaneado pela Brax Sports Assets, ainda está em negociação com os clubes e emissoras.

No ano passado, a Record foi a grande responsável por exibir o Carioca para todo o estado, além das plataformas do CazéTV no Youtube/Twitch, o canal Flow e os pay-per-views das equipes.

Confira a nota publicada no site da FERJ.

 

"A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, sempre aberta ao diálogo, afirma que o acordo dos direitos de transmissão para o Campeonato Carioca de 2023, capitaneado pela Brax Sports Assets, ainda está em negociação - tanto com os clubes quanto com as emissoras interessadas no produto. A FERJ tem por princípio a transparência e interesses comuns debatidos e decididos por seus órgãos colegiados.

Lamenta e repulsa a precipitada exposição e acusação de "obscuridade" nas tratativas dos direitos comerciais do Campeonato Carioca por se afastarem da verdade, assinadas por um filiado cuja presença tem sido assinalada nas respectivas reuniões e exercido seu direito a voz e voto".

 

LEIA TAMBÉM:

Quem fica com a taça da Copa do Mundo?

Mundial de Clubes no Marrocos 2023 FIFA: data e local do torneio com Flamengo

Por que a Copa de 2026 da FIFA vai ser em 3 países?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes