Quando começa o Campeonato Carioca 2024: times, datas e regras

Estadual é um dos mais prestigiados do futebol brasileiro

Conhecido por seu complicado regulamento, o Campeonato Carioca já tem data para o pontapé inicial em 2024. Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo e as outras oito equipes vão participar do estadual em busca do primeiro título na temporada. Onde assistir, todos os times e como funciona você confere a seguir.

Que dia começa o Campeonato Carioca 2024?

O Campeonato Carioca de 2024 vai começar em 17 de janeiro, quarta-feira, com a primeira rodada da Taça Guanabara, a primeira fase do estadual. No total, 12 clubes das mais diferentes regiões do Rio de Janeiro vão participar da competição.

De acordo com a tabela da FERJ, disponível no site oficial, a primeira rodada terá quatro partidas na quarta-feira, e dois na quinta. O primeiro clássico do Carioca vai acontecer entre Vasco e Flamengo, pela sexta rodada no dia 3 ou 4 de fevereiro.

A Taça Guanabara é disputada em pontos corridos, portanto cada vitória garante aos participantes três pontos e um para os dois lados em caso de empate.

Acompanhe a tabela da primeira rodada da Taça Guanabara, o Campeonato Carioca.

JOGOS DA PRIMEIRA RODADA DA TAÇA GUANABARA

Botafogo x Madureira
Quarta-feira, 17/01 às 19h
Estádio Nilton Santos
Onde assistir: Bandsports e GOAT no Youtube

Flamengo x Audax
Quarta-feira, 17/01 às 21h30
Arena da Amazônia
Onde assistir: Band, Bandsports e GOAT no Youtube

Vasco da Gama x Boavista
Quarta-feira, 17/01 às 21h30
Estádio São Januário
Onde assistir: sem transmissão definida

Portuguesa x Bangu
Quarta-feira, 17/01 às 17h
Estádio Luso-Brasileiro
Onde assistir: Bandsports e GOAT no Youtube

Nova Iguaçu x Sampaio Corrêa
Quinta-feira, 18/01 às 15h45
Estádio Laranjão
Onde assistir: Bandsports e GOAT no Youtube

Volta Redonda x Fluminense
Quinta-feira, 18/01 às 21h30
Estádio Raulino de Oliveira
Onde assistir: Band, Bandsports e GOAT no Youtube

Como é o regulamento do Campeonato Carioca?

Tem dificuldades para entender como funciona o Campeonato Carioca? Calma, o DCI te explica. O estadual é dividido em três etapas: a Taça Guanabara, Taça Rio e a semifinal e final do Campeonato Carioca. Para 2024, o modelo de disputa continua o mesmo.

Parece difícil, mas o regulamento é muito simples.

 

Taça Guanabara

A Taça Guanabara é a primeira fase do Campeonato Carioca. Participam as equipes de Audax, Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira, Nova Iguaçu, Portuguesa, Sampaio Corrêa, Vasco da Gama e Volta Redonda.

As 12 equipes começam a Taça Guanabara com zero pontos. Em turno único em pontos corridos, os participantes vão jogar entre si por 11 rodadas, de acordo com a tabela estabelecida pela FERJ, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. A vitória garante 3 pontos e o empate dá 1 para ambos os lados.

Ao fim das rodadas, o clube que ocupar a melhor colocação (o primeiro lugar) e obter o maior número em pontos ganhos será declarado o campeão da Taça Guanabara. As quatro primeiras da tabela de classificação se classificam para a semifinal do campeonato, incluindo o campeão.

O último colocado será rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Carioca.

Em caso de empate, os critérios de desempate aplicados serão:

1º) Maior número de vitórias;
2º) Maior saldo de gols;
3º) Maior número de gols marcados;
4º) Confronto direto (entre dois clubes);
5º) Menor número de cartões amarelos;
6º) Sorteio público na sede da Federação

 

Assim que as 11 rodadas acabam, os cartões amarelos são zerados, com exceção dos três amarelos, deixando a suspensão automática.

 

Taça Rio

Disputam a semifinal da Taça Rio, competição secundária do futebol carioca, os times que terminaram entre o 5º ao 8º lugar na classificação da Taça Guanabara. O cruzamento olímpico forma os confrontos da seguinte maneira:

  • 5º lugar x 8º lugar
  • 6º lugar x 7º lugar

As equipes que terminaram em 5º e 6º lugar terão a vantagem do empate na semifinal da Taça Rio, além de poder escolher o mando de campo. Os dois vencedores avançam para a final do torneio, também em ida e volta.

Na final da Taça Rio não há a vantagem do empate, com os pênaltis decidindo o campeão em caso de igualdade no placar no tempo regulamentar.

 

Campeonato Carioca

Os quatro primeiros da classificação da Taça Guanabara se classificam para a semifinal do Campeonato Carioca. Para formar os confrontos, o regulamento da FERJ indica o seguinte chaveamento: o 1º colocado enfrentará o 4º, e o 2º jogará contra o 3º lugar.

A semifinal é disputada em partidas de ida e volta, onde os times que ficaram em 1º e 2º lugar na classificação terão a vantagem do empate e o mando de campo, podendo escolher abrir o duelo ou decidir em casa.

Os dois vencedores vão para a final do Carioca, também em ida e volta. O elenco com a melhor campanha na Taça Guanabara terá o direito de escolher o mando de campo da primeira ou segunda final do campeonato, com ambos no Maracanã.

Na final não há vantagem no empate. Caso as equipes não saíam do zero a zero, as cobranças de pênaltis vão definir o campeão carioca em 2024.

Quando começa o campeonato carioca 2024
Times do campeonato carioca 2024 - foto: reprodução/efks by getty images

Quem são os campeões do estadual?

Com 37 títulos, o Flamengo é o maior campeão do Campeonato Carioca em toda a história. O Fluminense, atual campeão, soma 33, diferença de cinco troféus entre os dois. O Vasco tem 24 e o Botafogo 21 títulos.

Quem também aparece na lista de campeões é o América, Bangu, São Cristóvão e Paissandu, times que também jogam ou já participaram da primeira divisão em certos momentos da história.

Em 2023, o Fluminense venceu a Taça Guanabara e o Campeonato Carioca.

 

Flamengo - 37 títulos
Fluminense - 33 títulos
Vasco - 24 títulos
Botafogo - 21 títulos
América RJ - 7 títulos
Bangu - 2 títulos
São Cristóvão - 1 título
Paissandu - 1 título

Onde assistir o Carioca em 2024?

Em 2024, os direitos de transmissão do Campeonato Carioca serão divididos entre a Bandeirantes, na TV aberta, o Bandsports, emissora disponível em operadoras de TV por assinatura, e o canal GOAT no Youtube.

Responsável pelos direitos de imagens do Carioca, a Rede Bandeirantes vai transmitir até dois jogos por rodada na TV aberta, para todo o país, dando prioridade para os grandes como Flamengo, Botafogo, Vasco e Fluminense. Também é possível acompanhar a retransmissão no site da emissora e no aplicativo Bandplay.

O Bandsports, canal com sinal pago, exibirá quase todos os jogos da rodada em todo o país mas apenas para quem tem a programação.

Outra opção gratuita é o canal GOAT no Youtube, com até cinco transmissões por rodada. Os confrontos são divididos entre os responsáveis pelos direitos, portanto a tabela da FERJ pode sofrer alterações.

Relembre: Fluminense domina o Fla e é campeão do Campeonato Carioca 2023

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes