Quando começam os Campeonatos Estaduais 2023?

Saiba qual é a data de início das principais competições estaduais na nova temporada do futebol

O ano de 2022 ainda não acabou, mas as buscas sobre o início dos Campeonatos Estaduais da próxima temporada já estão em alta. As principais equipes do futebol brasileiro terão o primeiro desafio do ano dentro de campo na busca pelo troféu. Saiba quando começam os Campeonatos Estaduais 2023 em todo o país e os principais detalhes.

Quando começam os Campeonatos Estaduais 2023?

Assim que o novo ano começa, os clubes de todo o Brasil se preparam para entrar em campo nos Campeonatos Estaduais, entre janeiro e abril.

O prêmio interessa não apenas às diretorias, como também aos torcedores que marcam presença em todos os confrontos, desde o interior do estado até a capital em busca de apoiar o elenco. Confira as principais datas de início dos Campeonatos Estaduais 2023 e os detalhes de cada um deles.

 

Campeonato Paulista começa dia 14 de janeiro

O maior estadual do Brasil é sem dúvidas o Campeonato Paulista. O início da competição vai ser em 14 de janeiro, com a final agendada para 02 e 09 de abril de 2023.

Jogam o Paulistão de 2023 as equipes de Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Botafogo SP, RB Bragantino, Inter de Limeira, Guarani, Mirassol, Água Santa, Ferroviária, Ituano, São Bento, Portuguesa, São Bernardo e Santo André.

O Palmeiras é o atual campeão paulista.

Os canais Record, na TV aberta, Premiere e TNT, operadoras por assinatura, exibem para todo o país os jogos do Campeonato Paulista, enquanto as plataformas HBO Max, Youtube e Paulistão Play transmitem para os dispositivos móveis.

Campeonatos estaduais 2023
Taça do paulistão. Foto: reprodução rodrigo corsi ag. Paulistão / flickr

 

Campeonato Carioca começa 12 de janeiro

O Campeonato Carioca tem início em 12 de janeiro com o duelo entre Flamengo e Audax, seguindo até abril com as duas partidas da final.

Jogam a Taça Guanabara, primeira fase da competição no Rio de Janeiro, os times de Flamengo, Fluminense, Vasco, Fluminense, Botafogo, Audax, Bangu, Boavista, Madureira, Nova Iguaçu, Resende, Portuguesa e Volta Redonda.

A Taça Guanabara é a primeira fase, disputada em pontos corridos. Após o fim das rodadas, os quatro primeiros jogam a semifinal do Campeonato Carioca e do 5º até o 8º a Taça Rio, torneio secundário que também distribui título ao campeão.

A TV Bandeirantes é quem vai transmitir as emoções do Campeonato Carioca em 2023, mas apenas dos jogos do Flamengo e Fluminense, de acordo com o portal Marketing Esportivo.

Campeonatos estaduais 2023
Taça do campeonato carioca. Foto: reprodução alexandre vidal - flamengo

Campeonato Mineiro começa 21 de janeiro

No estado de Minas Gerais, o estadual não reúne muitas equipes, mas promete grandes emoções e bom futebol dentro de campo. A final ainda não tem data agendada.

Com início em 21 de janeiro, jogam o Campeonato Mineiro as equipes de Athletic Club, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Pouso Alegre, Villa Nova, América MG, Caldense, Democrata, Patrocinense, Democrava GV, Ipatinga e Tombense.

A primeira fase consiste em pontos corridos, onde as equipes são divididas por três grupos de quatro. O primeiro e segundo avançam para as semifinais. Já o Troféu Inconfidência reúne da 5ª até a 8ª melhor campanha dos times em busca do título secundário.

O Campeonato Mineiro vai passar na Globo, SporTV e Premiere, mas os jogos do Cruzeiro não estarão disponíveis pelos canais da emissora carioca. Os confrontos em que a Raposa joga como mandante só vão passar na plataforma O Tempo.

Campeonatos estaduais 2023
Atlético mg na final do mineiro de 2022. Foto: reprodução pedro souza / atlético

Campeonato Gaúcho inicia dia 21 de janeiro

Doze equipes entram em campo a partir de 21 de janeiro para disputarem o Campeonato Gaúcho, um dos estaduais mais longos da temporada.

Jogam a primeira divisão da competição os elencos de Grêmio, Internacional, Aimoré, Avenida, Brasil de Pelotas, Caxias, Esportivo, Juventude, São José, Novo Hamburgo, São Luiz e Ypiranga.

Por onze rodadas, as equipes jogam em pontos corridos a primeira fase, onde os quatro melhores avançam para a semifinal do torneio. A final ainda não tem data marcada.

A Globo, além dos canais SporTV e Premiere, vão transmitir os jogos do Campeonato Gaúcho na TV aberta e também em operadoras por assinatura.

Campeonatos estaduais 2023
Grêmio foi campeão em 2022. Foto: reprodução lucas uebel grêmio fbpa

Campeonato Paranaense começa 14 e janeiro

Ainda no Sul, o Campeonato Paranaense está marcado para começar no dia 14 de janeiro de 2023, sábado, com a primeira rodada da fase inicial.

Disputada em pontos corridos, a primeira fase do Paranaense contará com onze rodadas, onde os oito primeiros da classificação avançam para as quartas de final. Os dois últimos da tabela serão rebaixados.

Jogam o Campeonato Paranaense as equipes de Aruko, Athletico PR, Coritiba, Azuriz, Cianorte, FC Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Operário, São Joseense e Rio Branco.

O streaming NSports é o responsável por transmitir os confrontos do Paranaense por todo o estado.

Campeonatos estaduais 2023
Athletico pr vai jogar o paranaense de 2023. Foto: reprodução josé tramontin/athletico. Com. Br

Campeonato Catarinense estreia 14 de janeiro

O Campeonato Catarinense estreia em 14 de janeiro de 2023. A plataforma NSports também vai transmitir todos os jogos, enquanto a NSC TV, afiliada da Globo no estado, vai exibir os duelos aos finais de semana.

Jogarão o estadual do Sul as equipes de Avaí, Brusque, Atlético SC, Barra, Chapecoense, Camboriú, Concórdia, Criciúma, Figueirense, Joinville, Marcílio Dias e Hercílio Luz.

Onze rodadas serão jogadas na primeira fase da competição estadual, onde os oito melhores avançam para as quartas de final, depois a semifinal e a decisão pelo título. Todas as fases do mata-mata são realizadas em ida e volta.

Os dois últimos da classificação serão rebaixados.

Campeonatos estaduais 2023
Brusque foi o campeão catarinense em 2022. Foto: reprodução lara vantzen / bfc

Campeonato Baiano começa no dia 10 de janeiro

No Nordeste, o Campeonato Baiano é um dos primeiros estaduais a dar o pontapé inicial. O primeiro jogo da competição vai começar em 10 de janeiro de 2023, na terça-feira.

Jogam o estadual baiano as equipes de Bahia, Atlético BA, Bahia de Feira, Barcelona de Ilhéus, Doce Mel, Itabuna, Jacuipense, Jacobinense, Vitória e Juazeirense, apenas dez times. Na primeira fase, os elencos disputam por nove rodadas em pontos corridos, onde os quatro primeiros avançam para a semifinal.

Até o momento, nenhuma confirmação de transmissão foi garantida no Campeonato Baiano. É esperado que, em 2023, a TV Educativa da Bahia, assim como na TV aberta como no Youtube, transmitam novamente a competição por todo o estado.

Campeonatos estaduais 2023
Campeonato baiano terá início no dia 10 de janeiro. Foto: reprodução felipe oliveira / ec bahia

Campeonato Pernambucano estreia dia 7 de janeiro de 2023

Outra competição importante no calendários dos estaduais é o Campeonato Pernambucano, marcado para começar em 07 de janeiro de 2023.

Estão classificados para o torneio as equipes de Afogados, Belo Jardim, Caruaru City, Central, Maguary, Náutico, Porto, Petrolina, Retrô, Salgueiro, Íbis, Sport e Santa Cruz.

O Campeonato Pernambucano é disputado em pontos corridos na primeira fase por 11 rodadas. Depois, os dois primeiros da tabela avançam para a semifinal e os que ficaram em 3º até o 6º jogam a segunda fase, onde brigarão pela vaga na semifinal.

O Campeonato Pernambucano será transmitido na TV Globo, para todo o estado, tanto na TV aberta como no SporTV e Premiere, de acordo com a programação da emissora.

Campeonatos estaduais 2023
Náutico venceu o pernambucano em 2022. Foto: reprodução tiago caldas / cnc

Campeonato Cearense tem início em 15 de janeiro

Ainda no Nordeste, o Campeonato Cearense está marcado para começar em 15 de janeiro, domingo, com todos os jogos da primeira rodada na fase inicial.

Na primeira fase, a competição será disputada em pontos corridos por cinco rodadas, onde as equipes são divididas em dois grupos de cinco cada. O líder de cada grupo avança para a semifinal, enquanto o segundo e terceiro lugar vão brigar nas quartas de final. Os dois últimos de cada grupo serão rebaixados para a segunda divisão do Cearense.

Jogam o torneio estadual do Ceará as equipes de Ceará, Atlético CE, Barbalha, Caucaia, Iguatu, Fortaleza, Ferroviário, Guarani de Janeiro, Maracanã e Pacajus.

O Campeonato Cearense será transmitido pela TV cidade por todo o estado, enquanto a TV FCF exibirá os confrontos pelo Youtube de graça.

Campeonatos estaduais 2023
Ceará estará no campeonato cearense de 2023. Foto: reprodução felipe santos/cearasc. Com

Campeonato Amazonense começa 28 de janeiro de 2023

Diferente dos outros torneios estaduais, o Campeonato Amazonense estreia no calendário no dia 28 de janeiro de 2023, sábado.

Disputam o Amazonense de 2023 as equipes de Manaus, Amazonas, Fast Clube, Iranduba, Manauara, Nacional, Operário AM, Parintins, Princesa dos Solimões e Rio Negro, apenas dez equipes.

Em pontos corridos, a primeira fase traz os times disputando a classificação em nove rodadas. Os oito melhores da tabela avançam para as quartas de final, jogada em ida e volta. Os dois últimos são rebaixados para a segunda divisão do futebol amazonense.

A Federação de Futebol de Manaus ainda não confirmou qual será a transmissão do torneio.

Campeonatos estaduais 2023
Manaus estará no amazonense de 2023. Foto: reprodução @falcaojanailton
/ manaus fc

E os outros Campeonatos Estaduais 2023?

Além dos principais estaduais no cenário brasileiro, outros torneios também serão disputados entre janeiro, fevereiro, março e abril. Mas qual é a data de início de cada um deles?

 

Paulistão Série A2
Quando começa: 15 de janeiro de 2023

 

Paulistão Série A3
Quando começa: 20 de janeiro de 2023

 

Campeonato Paraibano
Quando começa: 07 de janeiro de 2023

 

Campeonato Alagoano
Quando começa: 11 de janeiro de 2023

 

Campeonato Sergipano
Quando começa: 14 de janeiro de 2023

 

Campeonato Maranhense
Quanto começa: 11 de janeiro de 2023

 

Campeonato Piauiense
Quando começa: 07 de janeiro de 2023

 

Campeonato Goiano
Quando começa: 11 de janeiro de 2023

 

Campeonato Mato-Grossense
Quando começa: 21 de janeiro de 2023

 

Campeonato Sul Mato-Grossense
Quando começa: 22 de janeiro de 2023

 

Campeonato Brasiliense
Quando começa: 28 de janeiro de 2023

 

Campeonato Paraense
Quando começa: 21 de janeiro de 2023

 

Campeonato Capixaba
Quando começa: 21 de janeiro de 2023

 

Campeonato Tocantinense
Quando começa: 28 de janeiro de 2023

 

LEIA TAMBÉM:

Tabela do Paulistão 2023: jogos rodada a rodada no Campeonato Paulista

De McLaren Senna a Rolls-Royce: veja os carros do Cristiano Ronaldo

Quem vai jogar a Recopa 2023? Saiba quem será o adversário do Flamengo

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes