Quem está classificado para o Mundial de Clubes 2022?

Confira os times que vão disputar a competição no início do ano que vem

Com o fim da temporada de 2021, as competições de 2022 começam a se aproximar no calendário. Além de campeonatos estaduais no Brasil, um dos primeiros torneios que acontecerá no início do ano é o Mundial de Clubes. Com o Palmeiras representando a América do Sul e o Chelsea representado a Europa, a competição já tem todos os classificados garantidos. Por isso, confira quem está classificado para o Mundial de Clubes 2022.

Flamengo vence o Al Ahly e fica em 3º lugar no Mundial de Clubes 2023

Quem está classificado para o Mundial de Clubes em 2022?

Os times classificados para o Mundial de Clubes de 2022 são: Palmeiras (América do Sul), Chelsea (Europa), Al Hilal (Ásia), Monterrey (CONCACAF), Al-Ahly (África), Al Jazira (Emirados Árabes Unidos) e Auckland City (Oceania).

Exceto o Al Jazira, que é o representante do país sede (EAU), todas as outras equipes foram campeãs continentais e ocuparão essas vagas na competição.

Apesar do torneio acontecer no início de 2022, essa edição do Mundial de Clubes é válida por 2021, já que reúne todos os campeões desse ano.

Confrontos do Mundial de Clubes em 2022

Em novembro, a FIFA fez o sorteio do chaveamento e dos confrontos válidos pela competição mundial. O primeiro jogo será Al Jazira (EAU) x Auckland City (Oceania), no dia 3 de fevereiro (quarta-feira), pela primeira fase.

Na sequência, Al-Ahly (África) e Monterrey (América Central e do Norte) se enfrentam, no sábado (5) em jogo da segunda fase. O vencedor da primeira fase joga contra o Al-Hilal (Ásia), no sábado (5), também pela segunda fase.

O vencedor de Al-Ahly x Monterrey enfrenta o Palmeiras (América do Sul) na semifinal 1, na terça-feira (8). Enquanto a equipe vitoriosa entre Al-Hilal, Al Jazira ou Auckland City pegará o Chelsea (Europa) na semifinal 2, na quarta-feira (9).

Os dois vencedores das semifinais se enfrentam na final, no sábado (12), e decidem o título do Mundial de Clubes. Os perdedores das semifinais, também no sábado (12), na disputa pelo terceiro lugar.

Onde vai ser o Mundial de Clubes?

O Mundial de Clubes de 2022 vai ser nos Emirados Árabes Unidos, no Oriente Médio, na Ásia.

A competição seria realizada no Japão, que desistiu por conta da situação de COVID-19 no país.

A prefeitura do Rio de Janeiro cogitou a possibilidade de receber o Mundial de Clubes em 2022, mas mão formalizou o pedido. A África do Sul se candidatou oficialmente para sediar o torneio, mas a FIFA optou pelos EAU mesmo.

O país asiático já sediou a competição em quatro oportunidades (2009, 2010, 2017 e 2018) e o time europeu se consagrou campeão em todas essas ocasiões (respectivamente Barcelona, Inter de Milão e Real Madrid duas vezes).

Quem é o atual campeão do Mundial de Clubes?

O atual campeão do Mundial de Clubes é o Bayern de Munique, da Alemanha. O time bávaro conquistou a competição em fevereiro de 2021, quando derrotou o Tigres, do México, por 1 a 0 com gol de Pavard, no Education City Stadium, no Catar.

O Palmeiras também estava nessa edição do torneio, mas foi eliminado pela própria equipe mexicana que disputou a final. Na decisão de terceiro lugar, o Verdão empatou em 0 a 0 com o Al Ahly e foi derrotado nos pênaltis por 3 a 2.

A última vez em que um clube não europeu foi campeão mundial foi em 2012, quando o Corinthians, de Tite, Cássio e companhia, venceu o próprio Chelsea por 1 a 0, com gol de Guerrero, em Yokohama, no Japão.

Desde então foram oito títulos europeus.

Quais times brasileiros são campeões mundiais?

Os times brasileiros campeões mundiais são: São Paulo três vezes (1992, 1993 e 2005), o Santos duas vezes (1962 e 1963), o Corinthians duas vezes (2000 e 2012), o Flamengo uma vez (1981), o Internacional uma vez (2006) e o Grêmio uma vez também (1983).

Em 1992, o São Paulo venceu o Barcelona, da Espanha, por 2 a 1, com dois gols de Raí, em Tóquio, no Japão, e conquistou sua primeira Copa Europeia/Sul-Americana, conhecida como Copa Toyota ou Copa Intercontinental. Em 1993, com gols de Palhinha, Toninho Cerezo e Muller, o Tricolor venceu o Milan, da Itália, por 3 a 2 e foi bicampeão da competição novamente na capital nipônica. Em ambas as edições, o formato era jogo único entre o campeão europeu e o campeão sul-americano.

Em 2005, com gol de Amoroso, o São Paulo conquistou o tricampeonato mundial ao derrotar o Liverpool, da Inglaterra, por 1 a 0 com grande atuação do goleiro Rogério Ceni, eleito melhor jogador da competição.

Em 1962, o Santos foi levou o título da Copa Internacional ao derrotar o Benfica, de Portugal, duas vezes, por 3 a 2 e por 5 a 2, com cinco gols de Pelé nesses dois jogos. Em 1963, o Alvinegro praiano foi bicampeão do torneio em cima do Milan, ao vencer o primeiro jogo por 4 a 2, perder o segundo pelo mesmo placar e sair vitorioso do terceiro por 1 a 0 com gol de Dalmo.

Em 2000, na tentativa da primeira edição do novo formato do Mundial de Clubes da FIFA, o Corinthians foi campeão do mundo após empatar com o Vasco por 0 a 0, no Maracanã, e vencer nos pênaltis por 4 a 3. Em 2012, em Yokohama, no Japão, o Timão venceu o Chelsea, da Inglaterra, por 1 a 0, com gol de Guerrero e grande atuação de Cássio, para garantir seu segundo título do Mundial.

O Flamengo foi campeão mundial em 1981, ao derrotar o Liverpool por 3 a 0 em Tóquio, no Estádio Nacional. Com dois gols de Nunes e um de Adílio, o time carioca passou por cima dos ingleses e se sagrou vencedor da Copa Intercontinental daquele ano.

Em 2006, o Internacional se sagrou campeão do Mundial de Clubes quando venceu o Barcelona, de Ronaldinho Gaúcho, por 1 a 0, em Yokohama, no Japão. Recuado na defesa quase o jogo inteiro, o Colorado marcou com Adriano Gabiru aos 38 minutos do segundo tempo e conseguiu impedir o time espanhol de empatar, garantindo o primeiro título mundial da equipe.

Em 1983, o Grêmio também foi campeão da Copa Europeia/Sul-Americana, assim como Santos, Flamengo e São Paulo, ao derrotar o Hamburgo, da Alemanha, por 2 a 1, com dois gols de Renato Gaúcho. A partida foi 1 a 1 no tempo regulamentar e, aos três minutos da primeira etapa da prorrogação, o time de Porto Alegre marcou o gol que daria a conquista do Mundial.

 

Leia também: Quais times vão jogar a Copa do Brasil em 2022?

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes