Quem já está classificado para o Mundial de Clubes 2021?

Competição já tem três equipes classificadas neste momento

O Mundial de Clubes, torneio que reúne os grandes campeões de todas os continentes, precisou ser adiado em sua edição de 2021 devido à pandemia do Covid-19. Neste momento, três equipes já estão classificadas para disputar o título. Confira os elencos já classificados e como funcionam as disputas.

Quem vai para o Mundial de Clubes 2021?

Neste momento, três equipes de sete participantes já estão classificadas para o Mundial de Clubes. O Chelsea venceu a Champions League, competição da UEFA, e por isso carimbou de primeira o seu passaporte para disputar tão esperado Mundial de Clubes da FIFA. Além disso, também aparecem Auckland City, da Oceania, e o Al Ahly, do Egito, vencedor da Liga dos Campeões da África.

Dessa maneira, restam para serem revelados quatro outros times: os campeões da Libertadores, Liga dos Campeões da Ásia, CONCACAF e o indicado do país-sede, que ainda não está definido. O chaveamento, entretanto, será escolhido por sorteio da FIFA quando todos os participantes já estiverem definidos.

Chelsea – UEFA Champions League

Al Ahly – Liga dos Campeões da África

Auckland City – Representante da Oceania

Palmeiras ou Flamengo – Campeão da Libertadores/Conmebol

Campeão da Liga dos Campeões da Ásia – Representante da AFC

Monterrey – Representante da CONCACAF (América do Norte/Caribe)

Equipe do país-sede ainda não definido – Representante do País-sede

Como funciona o Mundial?

Diferente do que se pensa, o Mundial de Clubes em 2021 vai manter o formato original da competição utilizado desde o início.

Desse modo, sete equipes disputam a primeira fase. O playoff, disputado com o time do país-sede e o representante da Oceania, define quem avança até as quartas de final. Com hierarquias diferentes, clubes escolhidos entram na disputa somente nas semifinais, enquanto outros disputam os primeiros jogos.

Dessa maneira, dois confrontos únicos acontecem em campo neutro onde quem vencer segue até a semifinal e quem perder disputa o 5º lugar. Assim, os vencedores de cada semifinal tornam-se os finalistas, brigando pelo título de melhor equipe de futebol do mundo assim como determina a FIFA. Por fim, os perdedores disputam o terceiro lugar.

Quando e onde será o Mundial de Clubes 2021?

Inicialmente, a competição estava marcada para acontecer em dezembro de 2021 mas, com o agravamento da pandemia do Covid-19 ao redor do globo, a FIFA precisou mudar as datas e, por isso, o Mundial segue sem datas e horários.

Além disso, a FIFA também sofre neste momento para escolher o país que sediará a competição. Primeiramente o Mundial de Clubes em 2021 seria realizado no Japão. Entretanto, as autoridades do país optaram pela desistência após o aumento de casos nas principais cidades japonesas. Neste mesmo ano, as Olimpíadas foram realizadas em Tóquio.

Depois, autoridades do Rio de Janeiro se interessaram em receber o evento mas, por orientações, a FIFA optou por não aceitar principalmente pelos altos números de mortes e casos no Brasil. Por fim, a África do Sul também teve a chance de ser o país-sede mas, novamente, desistiu de receber os jogos segundo o portal UOL pelo mesmo motivo.

Agora, resta esperar a decisão da FIFA que ainda não se pronunciou sobre a nova sede.

Leia também - Como funciona a distribuição de vagas brasileiras na Libertadores 2022

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes