Quem vai jogar a Supercopa do Brasil 2023? Saiba como funciona a final

Saiba quais equipes vão disputar a final da Supercopa do Brasil, torneio que reúne os campeões da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro na última temporada

A Supercopa do Brasil já tem data para acontecer entre Flamengo e Palmeiras em 2023. A final na temporada reúne os campeões da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro da Série A em partida única na briga pelo primeiro troféu do calendário do futebol brasileiro. Confira todos os detalhes do jogo e como chegam até aqui.

Quem são os participantes da Supercopa do Brasil 2023

As equipes Flamengo e Palmeiras vão jogar a Supercopa do Brasil 2023 no próximo sábado, 28 de janeiro, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, às 16h30 (Horário de Brasília).

A Supercopa reúne o atual campeão do Brasileirão e da Copa do Brasil do último ano. Na ocasião, o Flamengo venceu a Copa do Brasil e o Palmeiras foi o vencedor do Campeonato Brasileiro em 2022.

Em jogo único, a bola vai rolar entre os times durante os 90 minutos. Caso dê empate no placar, aí a disputa de pênaltis é que vai definir quem será o campeão da temporada. Não tem prorrogação na Supercopa do Brasil.

Em 2022, Flamengo e Atlético Mineiro jogaram a final, mas foi o Galo quem levou a melhor nos pênaltis.

 

Caminho do Flamengo

Desde que foi recriada em 2020, o Flamengo participou das três edições, tornando-se o maior campeão da Supercopa do Brasil, com a vitória em 2020 e 2021. No ano passado perdeu nos pênaltis para o Atlético Mineiro.

Diferente da edição passada, o Flamengo terá outro português no comando do elenco. Ao invés de Paulo Sousa, contará com Vitor Pereira.

Na Copa do Brasil em 2022, o Flamengo estreou na terceira fase contra o Altos, ainda sob o comando do técnico português Paulo Sousa. Venceu a primeira partida (1x2) e também a segunda (2x0).

Pelas oitavas de final, ficou definido que o Rubro-Negro enfrentaria o Atlético Mineiro. Já sob o comando de Dorival Júnior, o elenco carioca perdeu o primeiro jogo (2x1) dentro do Mineirão, mas deu a volta por cima no Maracanã para arrancar a classificação (2x0).

Nas quartas de final, estreou com empate (0x0) diante do Athletico PR, mas ganhou na volta (0x1). Na semifinal, enfim, disputou contra o São Paulo. No Morumbi, garantiu a vitória facilmente (1x3), enquanto na volta apenas descontou no placar (1x0).

Na final, reencontrou o Corinthians, um dos seus maiores adversários no futebol. No jogo de ida, empate sem gols na Neo Química Arena. Para a volta, os times mostraram bom desempenho ao empataram em 1 a 1 e, nos pênaltis, o Mengo garantir o título.

Supercopa do brasil 2023
Flamengo venceu nos pênaltis a copa do brasil 2022. Foto: reprodução gilvan de souza/flamengo

 

Caminho do Palmeiras

Esta é a segunda vez que o Palmeiras disputa a Supercopa do Brasil. Na primeira vez, em 2020, chegou na competição após vencer a Copa do Brasil. Contra o Palmeiras, perdeu nos pênaltis e ficou apenas com o vice. Agora, terá mais uma chance de conquistar a tão desejada taça.

O Palmeiras até começou a temporada do Brasileirão como favorito, depois de vencer o Paulistão. Na primeira rodada, entretanto, estreou com derrota para o Ceará. Depois, na segunda, empatou com o Goiás.

Na terceira rodada, sob o comando de Abel Ferreira, venceu o Corinthians. A partir daí, o Palmeiras não perdeu mais. Naquele momento, o Corinthians dominava a parte de cima da classificação mas, como o alvinegro não conseguiu segurar os resultados, o Verdão tomou conta da ponta.

Ocupou a liderança e de lá não saiu mais. Foi assim até a reta final do campeonato. Com quatro rodadas de antecedência, no dia 02 de novembro, o América Mineiro venceu o Internacional por 1 a 0, ajudando o Verdão a concretizar o título brasileiro já que não poderia mais ser alcançado.

Foram 81 pontos somados, com 23 vitórias, 12 empates e apenas três derrotas, sendo para o Ceará, Athletico PR e Internacional na última rodada.

Supercopa do brasil 2023
Palmeiras foi campeão brasileiro em 2022. Foto: reprodução cesar greco / palmeiras

+ Quem ganhou a Copinha 2023: Palmeiras é bicampeão; veja placar

Onde vai ser a final da Supercopa do Brasil 2023?

A final da Supercopa do Brasil 2023 entre Flamengo e Palmeiras vai ser no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, no sábado, 28 de janeiro, a partir das 16h30, horário de Brasília.

A decisão de disputar o torneio na capital federal partiu da CBF. No comunicado oficial, a entidade garantiu que o local foi escolhido para ser o palco da final após o contato do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, com Leila Pereira e Rodolfo Landim, presidentes do Palmeiras e Flamengo respectivamente.

Após o consenso, o Mané Garrincha foi oficializado pela CBF como o palco da Supercopa do Brasil.

Supercopa do brasil 2023
Taça da supercopa e o estádio mané garrincha. Foto: reprodução lucas figueiredo/cbf

Onde vai passar o jogo do Flamengo x Palmeiras hoje

A final da Supercopa do Brasil entre Flamengo e Palmeiras vai ser transmitida na Globo, SporTV e GloboPlay a partir das 16h30, horário de Brasília.

Na TV aberta, a Globo vai exibir a partida entre os dois times neste sábado para todos os estados do Brasil. Cléber Machado é quem vai narrar a final ao lado de Junior, Paulo Nunes e Sálvio Spinola.

No SporTV, entretanto, o canal só está disponível em operadoras de TV por assinatura. Aqui, é Milton Leite quem vai narrar ao lado de Junior, Paulo Nunes e Sálvio Spinola.

Outra opção é assistir no GloboPlay, plataforma de streaming por assinatura. Também dá para assistir a programação de graça no serviço de streaming apenas se cadastrando.

 

LEIA TAMBÉM:

Se condenado, qual pena Daniel Alves pode pegar? 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes