Tem prorrogação na Copinha? Entenda como funciona o mata-mata

Equipes disputam a fase eliminatórias para chegar até a grande final da competição

A Copa São Paulo de Futebol Júnior movimenta todos os anos mais de cem equipes em busca pelo títulos mais importante no futebol de base do Brasil. A fase eliminatória apresenta acirrados confrontos que prometem muita qualidade em campo. No entanto, resta a dúvida: pelo mata-mata, tem prorrogação na Copinha?

Tem prorrogação na Copinha ou pênaltis?

Os jogos do mata-mata na Copinha não tem prorrogação. De acordo com o regulamento da Federação Paulista de Futebol, se a partida terminar empatada no tempo normal, aí a cobrança de pênaltis será necessária para descobrir quem será o grande vencedor.

Confira o trecho extraído do regulamento da competição.

"Com exceção da primeira fase, todas as partidas que terminarem empatadas serão decididas através de penalidades desde a marca do ponto penal, conforme procedimento estabelecido nas regras do jogo de futebol, tal como definidas pela International Football Association Board - IFAB".

Dessa maneira, se as equipes terminarem em 1 a 1 nos dois tempos de 45 minutos e mais os acréscimos durante o mata-mata, aí a partida será decidida através das cobranças de pênaltis.

Final da Copinha tem prorrogação?

A regra da Copa São Paulo de Futebol Júnior também vale para a final. Em partida única, se as equipes terminarem empatadas no tempo normal, aí a cobrança de pênaltis é que definirá quem vai ser o campeão da temporada.

A organização optou por alterar o regulamento, evitando o desgaste de jogadores e até mesmo de quem assiste, uma vez que muitas vezes a prorrogação pode não ter resultados eficientes.

Como manda a tradição, a final da Copinha é sempre disputada em 25 de janeiro, dia do aniversário da cidade de São Paulo.

Como funciona a Copinha?

Ao todo, 128 equipes dos mais variados estados do Brasil são divididas em 32 grupos de quatro, separados por cidades sedes. O sorteio da FPF é que define cada um dos grupos.

Na primeira fase, cada grupo joga entre si por três rodadas em pontos corridos, onde cada vitória vale 3 pontos e o empate apenas um para ambos os lados. O primeiro e segundo lugar avançam para a segunda fase. A partir daí, todos os confrontos serão em mata-mata e partida única.

Daí, vem a terceira fase, as oitavas de final, quartas, semifinal e a final também em jogo único, realizado sempre na capital paulista em estádio escolhido pela FPF.

Leia também:

De McLaren Senna a Rolls-Royce: veja os carros do Cristiano Ronaldo 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes