Tem prorrogação na Copinha? Entenda como funciona o mata-mata

Equipes disputam a fase eliminatórias para chegar até a grande final da competição

A Copa São Paulo de Futebol Júnior movimenta todos os anos mais de cem equipes em busca pelo títulos mais importante no futebol de base do Brasil. A fase eliminatória apresenta acirrados confrontos que prometem muita qualidade em campo. No entanto, resta a dúvida: pelo mata-mata, tem prorrogação na Copinha?

Tem prorrogação na Copinha ou pênaltis?

Os jogos do mata-mata na Copinha não tem prorrogação. De acordo com o regulamento da Federação Paulista de Futebol, se a partida terminar empatada no tempo normal, aí a cobrança de pênaltis será necessária para descobrir quem será o grande vencedor.

Confira o trecho extraído do regulamento da competição.

“Com exceção da primeira fase, todas as partidas que terminarem empatadas serão decididas através de penalidades desde a marca do ponto penal, conforme procedimento estabelecido nas regras do jogo de futebol, tal como definidas pela International Football Association Board – IFAB”.

 

Dessa maneira, se as equipes terminarem em 1 a 1 nos dois tempos de 45 minutos e mais os acréscimos durante o mata-mata, aí a partida será decidida através das cobranças de pênaltis.

Final da Copinha tem prorrogação?

A regra da Copa São Paulo de Futebol Júnior também vale para a final. Em partida única, se as equipes terminarem empatadas no tempo normal, aí ela será decidida diretamente na cobrança de pênaltis.

A organização optou por alterar o regulamento, evitando o desgaste de jogadores e até mesmo de quem assiste, uma vez que muitas vezes a prorrogação pode não ter resultados eficientes.

A final da Copinha em 2022 será realizada em 25 de janeiro, terça-feira, ainda sem horário definido. A data coincide propositalmente com o aniversário da cidade de São Paulo.

Como funciona a Copinha?

Ao todo, 128 equipes são divididas em 32 grupos de quatro times, separados por cidades-sedes onde disputam três rodadas. Dessa maneira, o primeiro e segundo lugar avançam para a segunda fase onde, em jogo único, o primeiro colocado enfrenta o segundo do grupo ao lado e assim por diante, seguindo o chaveamento.

O campeonato segue até a terceira fase, as oitavas de final, quartas e semifinal, sempre em jogo único. Por fim, a final é realizada em São Paulo.

 

Endrick, jovem do Palmeiras, pode jogar no Mundial? 

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes