Vacina da Covid-19: como os times farão a vacinação

Conmebol recebeu cerca de 50 mil doses do imunizante do laboratório chinês Sinovac Biotech Ltd e distribuirá entre os clubes filiado à entidade e seleções que participarão da Copa América.

A Conmebol informou aos seus filiados como será o processo de vacinação contra o novo coronavírus realizado pelas federações. Isso porque, a confederação recebeu 50 mil doses da vacina da Covid-19 do laboratório Sinovac, para imunização das 10 seleções que disputarão a Copa América, dos 64 clubes que participam da Libertadores e Copa Sul-americana, além das equipes das primeiras divisões e árbitros. Entenda como será a imunização.

Veja como funcionará as imunizações

A federação de cada país filiado a Conmebol receberá cerca de cinco mil doses da vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech Ltd. A ideia é que além de vacinar as seleções e clubes participantes dos torneios internacionais, cada nação consiga vacinar árbitros e times masculinos e femininos das divisões de elite.

Todo processo de vacinação seguirá a mesma ordem prioritária em todos os países. Confira:

Times da elite do futebol receberão vacina contra a covid-19
Times da elite do futebol receberão vacina contra a covid-19 (foto: rodrigo coca/corinthians)

Vacina da Covid-19 para as seleções

Cada seleção terá direito a vacinar 70 pessoas, entre membros das comissões técnicas, funcionários e jogadores, que estarão na Copa América. Embora apenas 23 atletas sejam convocados, cada treinador precisou enviar a Conmebol uma pré-lista com 50 nomes. No entanto, cada seleção poderá vacinar qualquer um desses jogadores previamente convocados, mesmo que ele não esteja na lista final.

Clubes nas Copas receberão vacinas da Conmebol

Todas as equipes presentes na Libertadores e na Sul-americana receberão os imunizantes para vacinar suas comissões, jogadores e funcionários. Assim como entre as seleções, cada time terá 70 pessoas vacinadas. Dentro deste grupo, estarão até 50 jogadores que estejam inscritos na competição, e o restante será dividido entre a comissão e funcionários que viajam com as delegações.

Entre os clubes brasileiros, 14 participam de algum dos dois torneios. Na Libertadores estão: Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Santos, Internacional e Fluminense. Já na Sul-americana, participam: Athletico PR, Atlético GO, Bahia, Ceará, Corinthians, Grêmio e RB Bragantino.

Equipes da Série A terão vacina da Covid-19

Equipes presentes na divisão de elite do futebol de cada país filiado à Conmebol também receberão imunizantes. No caso do Brasil, como 14 de seus clubes do Brasileirão já garantem o benefício por conta das competições internacionais, resta apenas seis equipes. São elas: Fortaleza, América-MG, Chapecoense, Juventude, Cuiabá e, por fim, o Sport.

No entanto, diferentemente dos clubes que jogam a Libertadores e Sul-americana, as equipes do campeonato nacional receberão 50 imunizantes, sendo 30 para jogadores e os outros 20 aos funcionários e comissões técnicas.

Times da A-1 feminina também recebem vacinas

Assim como as equipes da Série A masculina, na competição feminina cada um dos 16 clubes também receberá vacinas para 50 pessoas, sendo 30 atletas e 20 para o restante.

Equipes do futebol feminino da a-1 também receberão vacinas da covid-19
Equipes do futebol feminino da a-1 também receberão vacinas da covid-19 (foto: conmebol)

Arbitragem deve ser imunizada

Por fim, os árbitros do quadro da CBF também receberão o imunizante da primeira e segunda dose. A quantidade de profissionais que receberão ainda será definida, mas caso sobre vacinas, funcionários da confederações também garantirão os imunizantes.

Vacinas já estão em solo Sul-americano

Na noite de quarta-feira (28) as vacinas chegaram a Montevidéu, no Uruguai, e na manhã do dia seguinte, a Conmebol já iniciou a distribuição das vacinas então aos clubes e seleções.

Em comunicado, a Conmebol informou que o protocolo de vacinação garante que cada dose tenha “nome e sobrenome” para que não ocorra desviou ou pessoas que não fazem parte do programa estabelecido pela entidade façam o uso das vacinas.

+ Conmebol recebe doação de 50 mil doses de vacina para imunizar atletas

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes