Você sabia? Técnico Felipão já comandou o futebol no Chelsea

Com título de Copa do Mundo no currículo, o treinador passou por diferentes equipes no futebol brasileiro e europeu

Em seu currículo, nomes de grandes equipes ao redor do mundo aparecem. Além disso, entre os títulos conquistados, estão uma Copa do Mundo, quatro Copas do Brasil e Libertadores. Estamos falando de Luiz Felipe Scolari, conhecido como Felipão. Na ativa desde 1982, o técnico é um dos mais vitoriosos do Brasil, além de conter também uma carreira no futebol internacional, incluindo a Inglaterra. Mas, afinal, quando Felipão foi treinador do Chelsea?

Conheça Luiz Felipe Scolari, o Felipão

Nascido em Passo Fundo, no interior do Rio Grande do Sul, Luiz Felipe Scolari tinha o sonho de fazer carreira no futebol. No entanto, não obteve o êxito que tanto gostaria de ter enquanto representava em campo. Começou a sua carreira no Aimoré, no Sul, passando por Caxias, Juventude e Novo Hamburgo, encerrando a sua carreira em 1981, segundo dados do site Ogol.

Já Felipão, o treinador de 72 anos, se deu muito bem na beira do gramado comandando diferentes equipes. Em 1982, um ano depois de se aposentar como jogador, chegou ao CSA para a sua primeira experiência. Lá, permaneceu apenas alguns meses, conquistando o seu primeiro título no futebol, um Estadual.

No currículo de Felipão, constam passagens por Juventude, Brasil de Pelotas, Shabab da Arábia Saudita, Grêmio, Goiás, Qadsia do Kuwait, Criciúma, Ahli também na Arábia, Júbilo Iwata no Japão, Palmeiras, Cruzeiro, a Seleção de Portugal, Chelsea na Inglaterra, Bunyodkor no Uzbequistão e o Evergrande, da China.

Aa
Felipão no comando do guangzhou evergrande, na china, em 2017 (guangzhou evergrande oficial / @gzevergrandefc)

Títulos conquistados por Felipão

Com certeza, o título mais importante da carreira de Felipão é a conquista da Copa do Mundo em 2002, no Japão, com a Seleção Brasileira.

Craques como Ronaldo, Edmílson, Roberto Carlos, Ronaldinho e Rivaldo vestiam a camisa, enquanto Felipão comandava na beira do campo. Na grande final, venceu por 2 a 0 os alemães no Estádio de Yokohama. Em 2013, novamente com o Brasil, ganhou a Copa das Confederações.

Além disso, no currículo de Felipão também constam conquistas em Campeonatos Estaduais, inúmeros títulos do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Sulamericana e Recopa. Em sua passagem na China, foram 7 taças, incluindo Campeonato Chinês, Taça da China e Supercopa. No Usbequistão, em 2009, conquistou um.

Sem titulo 87
Felipão no comando da seleção brasileira em 2014 (rafael ribeiro / cbf)

Felipão no Chelsea em 2008

Depois de uma passagem vitoriosa pela Seleção de Portugal em 2006, alcançando a semifinal da Copa do Mundo na Alemanha, Felipão foi contratado pelo Chelsea, equipe da Inglaterra, em 2008.

No elenco, constavam jogadores como Petr Cech, John Terry, Ashley Cole, Frank Lampard, Ballack, Drogba e Claudio Pizarro. Mesmo assim, o treinador brasileiro não conseguiu realizar boa campanha, permanecendo por 36 jogos ao disputar Campeonato Inglês, Champions League, Copa da Liga Inglesa e Copa da Inglaterra, sendo 20 triunfos em seu favor, 10 empates e 6 derrotas no total.

Lá, não conquistou nenhum título, permanecendo por sete meses. O último jogo de Felipão no comando do Chelsea aconteceu no dia 8 de fevereiro de 2009, contra o Hull City no Campeonato Inglês. Então, confira um pouco sobre o futebol do Chelsea de Felipão em partida contra a Roma, em 2008, na fase de grupos da Champions League.

 

+ Quem é o dono do Chelsea? Conheça a história do bilionário russo

+ Quantas Champions tem o Chelsea? Relembra as finais

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes