Hoje tem gol do Ribamar? Por que os vascaínos estão tão animados

A música que embala a boa fase do Vasco foi criada bem antes da boa arrancada do time no Brasileirão 2020; conheça a origem do bordão “hoje tem gol do Ribamar”

Na quarta rodada do Brasileirão 2020, o Vasco alcançou a liderança do campeonato pela primeira vez desde 2012. Foram oito anos de sofrimento nas ligas nacionais, incluindo duas passagens sem título pela Série B. Com a vitória sobre o Ceará por 3 a 0 no dia 20 de agosto, os vascaínos comemoraram o aniversário de 122 anos do clube da melhor maneira possível. E com uma música grudada na cabeça: "Hoje tem gol do Ribamar, Ribamar...".

O atacante Lucas Ribamar foi o autor do terceiro gol da vitória sobre o Ceará, que fez o Vasco ultrapassar o Inter no saldo de gols e quebrar o jejum de oito anos sem alcançar a liderança do Brasileirão. Mas a musiquinha foi criada bem antes. Mais especificamente em outubro de 2019, depois da vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo pelo Brasileirão. Com direito a um golaço de Ribamar.

Hoje tem gol do Ribamar

Na época, o bordão "hoje tem gol do Gabigol" começava a bombar entre os flamenguistas. Assim, os vascaínos resolveram entrar na brincadeira e abraçaram o atacante, que chegou ao Vasco no começo de 2019 e vinha sendo perseguido por perder muitos gols fáceis. O mais difícil, no entanto, ele fez. E aquele golaço de fora da área contra o Botafogo inspirou o funkeiro MC Nandinho a compor a homenagem "Hoje tem gol do Ribamar".

Atualmente, Lucas Ribamar é reserva no Vasco, que tem no artilheiro argentino Germán Cano a sua principal referência ofensiva. O ataque titular também é formado pelos jovens Talles Magno, de 18 anos, e Vinícius, de 19, ambos formados na base vascaína. Ribamar é o talismã que entra depois do intervalo. Mas ele não é o único "xodó" da torcida neste time.

Paz de Bastos

Paz de bastos
Reprodução/twitter

A torcida do Vasco tem uma relação de amor e ódio com o volante Fellipe Bastos. Ele é o único remanescente da última temporada vitoriosa do clube, em 2011. E apesar da perseguição de muitos torcedores devido à falta de combatividade no meio-campo, ele chuta muito bem de fora da área e está entre os artilheiros do Brasileirão, com três gols em quatro jogos.

A boa fase de Fellipe Bastos resgatou um meme antigo, criado lá em 2013: a "Pas de Bastos" (escreve-se desse jeito errado, mesmo). Afinal, o volante sempre foi conhecido por comandar a resenha no vestiário e as dancinhas nas comemorações. Virou "Deus" da zoeira, até que o meme evoluiu para a imagem santificada de Fellipe erguendo as mãos para o céu. Portanto, a brincadeira não tem a ver com o fato de ele ser o "salvador" do time, apesar de seu importante papel nas últimas vitórias.

Ramonismo

Para completar a tríade de memes da boa fase do Vasco, não podia faltar o Ramonismo, nome dado ao estilo de trabalho do técnico Ramon Menezes. Ídolo do time, Ramon conquistou de tudo no fim da década de 1990. Já trabalhava no clube como auxiliar e assumiu o cargo de treinador após a saída de Abel Braga. Desde então, o Vasco ainda não perdeu.

Boa parte da mística do Ramonismo se deve justamente ao fato de que ele conseguiu tirar o melhor de jogadores como Ribamar e Fellipe Bastos, que conviviam com críticas da torcida e viraram heróis improváveis. Além disso, o time de Ramon tem se destacado na defesa. No Brasileirão, sofreu apenas um gol, de pênalti, na vitória por 2 a 1 contra o São Paulo.

Ramon menezes, técnico do vasco
Rafael ribeiro/vasco

Pode-se dizer, no entanto, que o grande responsável pela fase animadora do Vasco é o próprio torcedor. Foi ele, afinal, quem criou todos esses cantos, memes e personagens. E não deixou o time na mão nem nos piores momentos. O maior exemplo disso foi a associação em massa no ano passado, quando o Vasco se tornou o clube com maior número de sócios torcedores no Brasil. Em 2020, o lançamento da nova camisa da Kappa se tornou o maior do ano, superando Flamengo e Corinthians. Portanto, se hoje tem gol do Ribamar, ainda não sabemos, mas o certo é que a torcida vai continuar cantando.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes