Palmeiras na final da Libertadores muda datas do futebol brasileiro

Classificação do Palmeiras para a final da Copa Libertadores mexe com o calendário do Brasileirão e da Copa do Brasil; confira as mudanças

Classificado para a final da Libertadores após eliminar o River Plate com 3 a 2 no placar agregado, o Palmeiras ainda está vivo em outras duas competições. Por isso, o calendário do futebol brasileiro precisou ser reajustado.

Afinal, além de estar na final da Libertadores, o Palmeiras também vai jogar a decisão da Copa do Brasil, que teve suas datas alteradas. Assim como três rodadas do Brasileirão de 2020, que ainda tem o alviverde entre os times com chances de disputar o título.

Palmeiras na final da Libertadores: novas datas

A final da Libertadores será disputada no dia 30 de janeiro, às 17 horas, no estádio do Maracanã, entre Palmeiras e Santos ou Boca Juniors. Mas decisão da Copa do Brasil entre Palmeiras e Grêmio estava marcada já para o dia 3 de fevereiro. Assim, a CBF precisou reajustar o calendário de suas competições.

Copa do Brasil

Com a classificação do Palmeiras para a final da Libertadores, as partidas da decisão da Copa do Brasil, que estavam marcadas para 3 e 10 de fevereiro, passam para 11 e 17 de fevereiro.

Além disso, se o Palmeiras conquistar o título da Libertadores e ganhar uma vaga no Mundial de Clubes, haverá novas mudanças. Afinal, o alviverde estrearia no Qatar no dia 7 de fevereiro, e a final do Mundial está prevista para o dia 11.

Assim, em caso de título palmeirense na Libertadores, as finais da Copa do Brasil entre Palmeiras e Grêmio passariam dos dias 11 e 17 de fevereiro para 28 de fevereiro e 7 de março de 2021.

Grêmio e palmeiras
Cesar greco/palmeiras

Brasileirão

Em sexto lugar no Campeonato Brasileiro e ainda com chances remotas de título, o Palmeiras mexeu com o calendário da reta final da competição após chegar à final da Libertadores.

Primeiramente, o jogo entre Palmeiras e Botafogo pela 33ª rodada, que estava marcado para o dia 31 de janeiro no Allianz Parque, será remarcado para o dia 2 de fevereiro.

Além disso, pelo menos três rodadas do Brasileirão terão suas datas alteradas. A 34ª rodada, por exemplo, aconteceria entre os dias 6 e 7 de fevereiro (sábado e domingo), seria antecipada para quarta-feira, dia 3.

Já a 35ª rodada ocuparia o espaço da data-base do dia 7 de fevereiro. Finalmente, a rodada 36 passaria do dia 17 para o dia 13 de fevereiro. No entanto, pode haver novas alterações caso o Santos também vá à decisão, ou se o Palmeiras vencer a final da Libertadores.

Palmeiras vence river plate e segue invicto na libertadores
Pfoto: juan i. Roncoroni – pool/getty images

Em caso de título alviverde no torneio continental, a rodada final do Brasileirão passaria do dia 24 para 25 de fevereiro. Além disso, os jogos do Palmeiras seriam ajustados de modo que o time não atue mais do que uma vez em um intervalo inferior a 66 horas após voltar do Mundial.

Palmeiras volta à final da Libertadores

Campeão da Libertadores de 1999, o Palmeiras não disputava a final da competição desde 2000, quando perdeu para o Boca Juniors. Aliás, o gigante argentino pode reeditar aquela decisão contra o alviverde caso supere o Santos na semifinal.

O Palmeiras, por sua vez, passou sufoco ao perder por 2 a 0 para o River Plate no Allianz Parque. Mas assegurou a vaga graças à vitória por 3 a 0 no jogo de ida na Argentina. Assim, o Palmeiras vai disputar sua quinta final de Libertadores.

A primeira delas foi em 1961, com vitória do Peñarol. E, 1968, sob o comando de Ademir da Guia, o Palmeiras voltou à final da Libertadores, mas perdeu para o Estudiantes no jogo de desempate. Depois disso, o alviverde só retornou à decisão em 1999 e 2000.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes