Quando começa as Paralimpíadas de Tóquio 2021? Veja o calendário

Competição será realizada em Tóquio, capital do Japão, 16 dias após encerramento dos Jogos Olímpicos.

Os Jogos Olímpicos encerraram-se no último domingo, 8 de agosto, e agora a expectativa é para o início das Paralímpiadas de Tóquio. A competição é realizada desde a edição de Roma-1960 e tradicionalmente o evento esportivo ocorre a cada quatro anos, logo após a realização das Olimpíadas. Mas quando começa as Paralimpíadas de Tóquio? Confira o calendário.

Quando começa as Paralimpíadas de Tóquio?

Prevista para ocorrer em 2020, as Paralimpíadas precisaram ser adiadas em um ano devido à pandemia de Covid-19. O início do evento está marcado para o dia 24 de agosto de 2021, enquanto o encerramento ocorre em 5 de setembro.

Serão 13 dias de competições com a presença de 22 modalidades, sendo que o Brasil participa de 20. Os únicos esportes que o país não compete são o rugby em cadeira de rodas e basquete em cadeira de rodas.

Paralimpíadas de tóquio começa então em 24 de agosto
Paralimpíadas de tóquio começa então em 24 de agosto - foto: divulgação/cpb

 

De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro, a delegação brasileira será composta por 253 atletas, sendo 159 homens e 94 mulheres. No total, o país terá 422 pessoas nos Jogos, incluindo comissão técnica, médica e administrativa.

Com esta quantia de atletas, o Brasil quebra seu recorde em Paralimpíadas no exterior. Até então, o máximo de representantes que o país levou nos Jogos havia sido 178 atletas em Londres-2012.

Já a maior delegação brasileira paralímpica na história ocorreu nos Jogos da Rio-2016, no Brasil. Na edição em que sediou o evento, o país conquistou vagas em todas as modalidades, mas por ser sede, e contou com 286 atletas.

Calendário das paralimpíadas

As Paralimpíadas de Tóquio, que começa no dia 24 de agosto, terá 539 eventos de 22 modalidades e utilizadas 21 arenas em Tóquio. Segundo a agenda da organização, o ciclismo feminino será o primeiro esporte a conhecer os medalhistas paralímpicos nesta edição, já no dia 25. Outros esportes que também irão conhecer seus campeões no início será a natação e esgrima em cadeira de rodas.

O dia 29 de agosto terá o maior número de finais sendo 20 no atletismo, 13 na natação, cinco no judô e, por fim, quatro no triatlo e no remo. Se o ciclismo será o primeiro a conhecer seus campeões, o basquete em cadeira de rodas masculino e as maratonas masculinas e femininas serão os últimos, com a realização dos eventos em 5 de setembro.

Brasil compete em 20 das 22 modalidades dos jogos paralímpicos
Brasil compete em 20 das 22 modalidades dos jogos paralímpicos - foto: saulo cruz/exemplus/cpb

Brasil busca Top-10 do quadro de medalhas

O Planejamento Estratégico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) é terminar entre as 10 primeiras nações do quadro de medalhas, assim como na última edição quando ficou em 8º.

A ideia é conseguir superar o desempenho da Rio-2016, quando o país conquistou 14 medalhas de ouro, 29 de prata e 29 de bronze, totalizando então 72 condecorações.

 

Leia também

+ Quem são os Patrocinadores das Olimpíadas 2021?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes