Saiba onde e quando serão as próximas Olimpíadas de Inverno

Evento esportivo ocorre a cada quatro anos com esportes praticados no gelo ou na neve; Brasil novamente participará da competição.

Que os Jogos Olímpicos de Verão ocorrem este ano em Tóquio, no Japão, a maioria das pessoas já sabem. Mas e as próximas Olimpíadas de Inverno, onde serão e quando será realizada? Essas e outras diversas dúvidas surgem na cabeça das pessoas. No entanto, confira o texto abaixo para ficar por dentro sobre tudo dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Onde serão as próximas Olimpíadas de Inverno?

No dia 15 de julho de 2015, a cidade de Pequim, na China, foi escolhida para sediar as próximas Olimpíadas de Inverno. Sede dos Jogos Olímpicos de Verão em 2008, a cidade vai se tornar a primeira do mundo a sediar as edições de inverno e verão dos Jogos Olímpicos.

Assim como nos Jogos de Verão, as Olímpiadas de Inverno ocorrem a cada quatro anos, e como a última foi realizada em PyeongChang-2018, as próximas ocorrem em 2022. A data da abertura da competição está marcada para o dia 4 de fevereiro, enquanto o encerramento será no dia 20 do mesmo mês.

Próximas olímpiadas de inverno serão em pequim-2022
Próximas olímpiadas de inverno serão em pequim-2022 (foto: reprodução/cob. Org. Br)

Por outro lado, as próximas Olimpíadas de Inverno, após Pequim-2022, já estão com as datas e locais definidos. A competição será nas cidades italianas de Milão e de Cortina d'Ampezzo, em 2026. Conhecida como Milão-Cortina 2026, o evento ocorre de 6 de fevereiro a 22 do mesmo mês.

Modalidades das próximas Olimpíadas de Inverno

Ao todo, os Jogos de Pequim terão 109 provas, de sete esportes em 15 modalidades, divididos em esportes de gelo e de neve. Os eventos ocorrem em três zonas de competição centrais, sendo elas Pequim, Yanqing e Zhangjiakou.

Segundo o site das Olímpiadas, Pequim sedia quatro eventos de neve (big air do snowboard, ski big air estilo livre, ambos no masculino e feminino), mais todos os eventos de gelo (curling, hóquei-no-gelo e patinação). A cidade ainda fará o uso dos espaços da Olímpiadas de 2008.

  • Biatlo
  • Bobsleigh
  • Combinado nórdico
  • Curling
  • Esqui alpino, cross-country e estilo livre
  • Hóquei no gelo
  • Luge
  • Patinação artística, de velocidade e de velocidade em pista curta
  • Salto de esqui
  • Skeleton
  • Snowboard
Brasil levou 10 atletas para o último jogos olímpicos de inverno
Brasil levou 10 atletas para o último jogos olímpicos de inverno (foto: reprodução/coi)

Como funcionam os Jogos Olímpicos de Inverno?

Assim como as Olímpiadas de Verão, os Jogos de Inverno ocorrem a cada quatro anos em uma sede escolhida pelo Comité Olímpico Internacional (COI). Atletas de várias nacionalidades do planeta competem em busca da então sonhada medalha olímpica. Enquanto o primeiro colocado nas provas conquista o ouro, o segundo fica com a prata e o terceiro com o bronze.

No entanto, enquanto os tradicionais Jogos de Verão englobam 46 modalidades, previstas para Tóquio, as próximas Olímpiadas de Inverno terão apenas 15, sendo realizadas no gelo ou neve.

Equipe do brasil se prepara para as olímpiadas de inverno, mas que ocorrem somente em 2022
Equipe do brasil se prepara para as olímpiadas de inverno, mas que ocorrem somente em 2022 (foto: christian dawes/cob)

Brasil nas Olímpiadas de Inverno

Embora seja um país tropical, o Brasil participa das Olímpiadas de Inverno, onde serão disputados 15 modalidades no gelo ou na neve. A primeira participação brasileira ocorreu em Albertville 1992, mas com sete atletas que competiram no esqui alpino.

Já em PyeongChang 2018, o país conseguiu levar a terceira maior delegação das Américas, atrás somente de EUA e Canadá. Por fim, Pequim 2022, será a nona participação brasileira no evento.

Leia também: História das Olimpíadas, muito além da competição

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes