Veja o significado de ROC nas Olimpíadas de Tóquio

Rússia foi proibida de participar de competições esportivas e, por isso, aderiu ao novo modelo

As Olimpíadas de Tóquio começaram em todo o vapor, e um detalhe vem chamando a atenção do público: a sigla ROC. O nome diferente é destinado ao atletas russos, que não detém a permissão para disputar com  nome e bandeira do seu país. Mas qual o significado de ROC?

Qual é o significado de ROC nas Olimpíadas?

A sigla ROC significa Russian Olympic Committee, ou Comitê Olímpico da Rússia em português. O ROC é um grupo criado pelo próprio Comitê Olímpico para abrigar atletas russos nas mais diferentes modalidades da competição. No entanto, tanto o uniforme como os competidores não mostram nenhuma identificação com o país.

Isso acontece porque a Rússia está proibida de participar de qualquer grande competição esportiva, seja Olimpíadas de Verão, Inverno ou até mesmo a Copa do Mundo.

O país não poderá participar de disputas mundiais até dezembro de 2022. Então, para não prejudicar outros competidores que se dedicaram completamente, o COI decidiu abrigar os atletas russos em um grupo neutro, o ROC.

Sem titulo 424
Atletas russas ganharam a medalha de ouro em 2021. Foto: fédération internationale de gymnastique / www. Live. Gymnastics. Sport

Por que a Rússia foi punida nas Olimpíadas 2021 e Copa do Mundo?

Em 2019, foi constatado que os russos adulteraram os dados enviados para a a Agência Mundial Antidoping, a WADA, oriundos de laboratório de testes de Moscou, com evidências prováveis ​​para processar por violações de doping. Então, a Agência juntamente com o Comitê Olímpico Internacional decidiu banir a Rússia de eventos até dezembro de 2022, ou seja, das Olimpíadas de Verão, Inverno e até mesmo a Copa do Mundo em 2022.

A medida antes era de quatro anos, mas agora passou para apenas dois. O país também não poderá organizar grandes eventos esportivos em seu território. É importante lembrar que o hino, a bandeira e até mesmo o nome da Rússia estão proibidos nas competições até 2023.

Qual é a bandeira e o hino do ROC?

Uma das punições mais severas ao país é o fato de que os atletas que chegam até o pódio seja com medalha de bronze, prata ou ouro, é que não podem escutar o seu próprio hino. Dessa maneira, os integrantes do ROC escutam, ao invés disso, um trecho do "Concerto para piano e orquestra nº 1" do compositor russo Ilitch Tchaikovski. Em um formato atualizado para os Jogos Olímpicos, é possível notas as diferenças entre a composição real do artista para a atualidade exibida nas competições.

Além disso, a bandeira da Rússia também não pode ser apresentada de qualquer forma que seja. Então, para representar o ROC, a bandeira neutra incluindo as cores branco, azul e vermelho precisou ser improvisada pela delegação russa, simbolizando a tocha juntamente com os cinco anéis olímpicos.

Sem titulo 429
Bandeira do roc nas olimpíadas de tóquio. Foto: reprodução olympics oficial

 

Leia também - Agenda das Olimpíadas 2021: horários e programação de quarta – 28/7 

Você pode gostar também
1 comentário
  1. Avatar de alexandre
    Alexandre Diz

    Rússia país europeu?🤔

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes