Hoje tem jogo do Brasil vôlei masculino? Próxima disputa da seleção 2023
Seleção se classificou para as Olimpíadas de Paris através do Pré-Olímpico
Sem técnico após a saída de Renan Dal Zotto, o time de vôlei masculino do Brasil se prepara para disputar os Jogos Pan-Americanos de Santiago em outubro. O elenco já sabe quando e contra quem vai jogar em busca da medalha de ouro, por isso confira a programação dos próximos jogos do Brasil.
SAIBA: Neymar vai jogar hoje?
Quando é o próximo jogo do Brasil de vôlei masculino?
A tabela completa do vôlei masculino nos Jogos Pan-Americanos ainda não foi divulgada, mas a Seleção Brasileira já sabe que irá jogar de 30 de outubro a 4 de novembro, na Arena Parque O'Higgins, no Chile. O Comitê Organizador do Pan vai divulgar a programação antes do início da cerimônia de abertura.
Sete seleções se classificaram através das qualificatórias, com exceção do Chile, o único que carimba o seu passaporte automaticamente por ser o país anfitrião. Também estão na briga pelo ouro o México, República Dominicana, Cuba, Argentina, Colômbia e Canadá.
A competição feminina acontece primeiro no Pan, de 21 a 26 de outubro, seguida das disputas masculinas no mesmo local entre as seleções classificadas. O formato também é o mesmo, assim como o número de participantes.
Fase de grupos = 30 de outubro a 2 de novembro
Final = 4 de novembro
Como funciona o vôlei nos Jogos Pan-Americanos?
O Comitê Olímpico de Santiago não divulgou o regulamento ou qualquer informações sobre formato de disputas sobre o vôlei masculino nos Jogos Pan-Americanos, por isso dá para saber que a competição manterá a mesma fórmula da última edição, em 2019, no Peru, quando o Brasil ficou com o bronze.
O Pan é realizado em duas fases: a classificatória e a eliminatória. Na primeira etapa, s oito equipes serão divididas em dois grupos de quatro, onde vão jogar entre si por turno único sob o sistema de pontos corridos. Cada vitória garante pontos para o país e consequentemente uma melhor posição na tabela.
Ao fim, os dois primeiros de cada grupo avançam direto para as semifinais, enquanto os terceiros colocados dos dois disputarão o 5ª posição na classificação final, e os últimos o 6º e 7º lugar. Daí, começa a fase eliminatória com a semifinal, disputa pelo bronze e a final.
Todas as rodadas eliminatórias acontecerão em partida única, onde em caso de empate o tie-break será disputado entre as duas nações em quadra.
Quem vai ser o treinador do Brasil no Pan?
Após a conquista da vaga olímpica, o treinador Renan Dal Zotto pediu demissão e por isso não comandará o elenco nos Jogos Pan-Americanos em Santiago. A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) definiu que Giuliano Ribas é quem estará com o Brasil no Pan como interino. Os auxiliares serão Ricardo Tabach e Maurício Thomas.
Giuliano, ou Juba, fez parte da comissão técnica de Renan na Seleção Brasileira como auxiliar, além de trabalhar também como supervisor, assistente técnico e outras funções. Em 2019, ele comandou dois amistosos do Brasil contra a Argentina.
Formado em Educação Física, Juba tem quase 30 anos de experiência no voleibol, com passagens por Rexona/Ades como auxiliar de estatística e até com o vôlei de praia em 2004. Em 2010, Juba voltou para a CBV para trabalhar ao lado de Bernardinho como auxiliar técnico, campeão olímpico no Rio de Janeiro seis anos depois.
Antes de deixar o grupo, Renan havia feito a convocação de jogadores, incluindo Darlan, sensação do Pré-Olímpico, Honorato, Otávio e Lukas Bergmann, presentes também no qualificatório. Já Felipe Roque, que havia pedido desligamento da Seleção, está de volta ao elenco.
A seguir, a convocação completa feita para o Pan de Santiago.
Líbero: Maique
Levantadores: Thiaguinho e Brasília
Opostos: Darlan e Felipe Roque
Ponteiros: Adriano, Honorato, Lukas Bergmann e Maicon
Centrais: Otávio, Judson e Thiery
Quantas medalhas a Seleção Brasileira tem?
A Seleção Brasileira de vôlei masculino ocupa a segunda posição na lista de maiores vencedores do Pan com quatro medalhas de ouro, sete de prata e cinco de bronze. A última conquista foi justamente em Lima, no Peru, em 2019 após vencer o Chila na disputa pelo terceiro lugar.
Cuba é a maior campeã da história com cinco ouros, cinco prata e três bronzes. O Brasil terá a chance de mudar as estatísticas se trilhar o seu caminho da fase de grupos até a final.
Seleções como Uruguai, República Dominicana, Peru, Colômbia e Chile nunca conquistaram medalhas no masculino.
Cuba =
5 medalhas de ouro, 5 de prata e 3 de bronze
Brasil =
4 medalhas de ouro, 7 de prata e 5 de bronze
Estados Unidos =
4 medalhas de ouro, 4 de prata e 0 de bronze
Argentina =
3 medalhas de ouro, 0 de prata e 4 de bronze
Venezuela =
1 medalha de ouro, 0 de prata e 0 de bronze
México =
0 medalhas de ouro, 1 de prata e 2 de bronze
Canadá =
0 medalhas de ouro, 0 de prata e 3 de bronze
Veja a programação completa do vôlei feminino nas Olimpíadas em Paris