Hoje tem jogo do Brasil vôlei masculino? Próxima disputa da seleção 2023

Seleção se classificou para as Olimpíadas de Paris através do Pré-Olímpico

Sem técnico após a saída de Renan Dal Zotto, o time de vôlei masculino do Brasil se prepara para disputar os Jogos Pan-Americanos de Santiago em outubro. O elenco já sabe quando e contra quem vai jogar em busca da medalha de ouro, por isso confira a programação dos próximos jogos do Brasil.

SAIBA: Neymar vai jogar hoje?

Quando é o próximo jogo do Brasil de vôlei masculino?

A tabela completa do vôlei masculino nos Jogos Pan-Americanos ainda não foi divulgada, mas a Seleção Brasileira já sabe que irá jogar de 30 de outubro a 4 de novembro, na Arena Parque O'Higgins, no Chile. O Comitê Organizador do Pan vai divulgar a programação antes do início da cerimônia de abertura.

Sete seleções se classificaram através das qualificatórias, com exceção do Chile, o único que carimba o seu passaporte automaticamente por ser o país anfitrião. Também estão na briga pelo ouro o México, República Dominicana, Cuba, Argentina, Colômbia e Canadá.

A competição feminina acontece primeiro no Pan, de 21 a 26 de outubro, seguida das disputas masculinas no mesmo local entre as seleções classificadas. O formato também é o mesmo, assim como o número de participantes.

 

Fase de grupos = 30 de outubro a 2 de novembro

Final = 4 de novembro

Como funciona o vôlei nos Jogos Pan-Americanos?

O Comitê Olímpico de Santiago não divulgou o regulamento ou qualquer informações sobre formato de disputas sobre o vôlei masculino nos Jogos Pan-Americanos, por isso dá para saber que a competição manterá a mesma fórmula da última edição, em 2019, no Peru, quando o Brasil ficou com o bronze.

O Pan é realizado em duas fases: a classificatória e a eliminatória. Na primeira etapa, s oito equipes serão divididas em dois grupos de quatro, onde vão jogar entre si por turno único sob o sistema de pontos corridos. Cada vitória garante pontos para o país e consequentemente uma melhor posição na tabela.

Ao fim, os dois primeiros de cada grupo avançam direto para as semifinais, enquanto os terceiros colocados dos dois disputarão o 5ª posição na classificação final, e os últimos o 6º e 7º lugar. Daí, começa a fase eliminatória com a semifinal, disputa pelo bronze e a final.

Todas as rodadas eliminatórias acontecerão em partida única, onde em caso de empate o tie-break será disputado entre as duas nações em quadra.

Quem vai ser o treinador do Brasil no Pan?

Após a conquista da vaga olímpica, o treinador Renan Dal Zotto pediu demissão e por isso não comandará o elenco nos Jogos Pan-Americanos em Santiago. A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) definiu que Giuliano Ribas é quem estará com o Brasil no Pan como interino. Os auxiliares serão Ricardo Tabach e Maurício Thomas.

Giuliano, ou Juba, fez parte da comissão técnica de Renan na Seleção Brasileira como auxiliar, além de trabalhar também como supervisor, assistente técnico e outras funções. Em 2019, ele comandou dois amistosos do Brasil contra a Argentina.

Formado em Educação Física, Juba tem quase 30 anos de experiência no voleibol, com passagens por Rexona/Ades como auxiliar de estatística e até com o vôlei de praia em 2004. Em 2010, Juba voltou para a CBV para trabalhar ao lado de Bernardinho como auxiliar técnico, campeão olímpico no Rio de Janeiro seis anos depois.

Antes de deixar o grupo, Renan havia feito a convocação de jogadores, incluindo Darlan, sensação do Pré-Olímpico, Honorato, Otávio e Lukas Bergmann, presentes também no qualificatório. Já Felipe Roque, que havia pedido desligamento da Seleção, está de volta ao elenco.

A seguir, a convocação completa feita para o Pan de Santiago.

 

Líbero: Maique
Levantadores: Thiaguinho e Brasília
Opostos: Darlan e Felipe Roque
Ponteiros: Adriano, Honorato, Lukas Bergmann e Maicon
Centrais: Otávio, Judson e Thiery

Quando tem jogo de vôlei masculino do brasil em 2023
Honorato vai jogar o pan em 2023 - foto: reprodução/volleyball world

Quantas medalhas a Seleção Brasileira tem?

A Seleção Brasileira de vôlei masculino ocupa a segunda posição na lista de maiores vencedores do Pan com quatro medalhas de ouro, sete de prata e cinco de bronze. A última conquista foi justamente em Lima, no Peru, em 2019 após vencer o Chila na disputa pelo terceiro lugar.

Cuba é a maior campeã da história com cinco ouros, cinco prata e três bronzes. O Brasil terá a chance de mudar as estatísticas se trilhar o seu caminho da fase de grupos até a final.

Seleções como Uruguai, República Dominicana, Peru, Colômbia e Chile nunca conquistaram medalhas no masculino.

 

Cuba =
5 medalhas de ouro, 5 de prata e 3 de bronze

Brasil =
4 medalhas de ouro, 7 de prata e 5 de bronze

Estados Unidos =
4 medalhas de ouro, 4 de prata e 0 de bronze

Argentina =
3 medalhas de ouro, 0 de prata e 4 de bronze

Venezuela =
1 medalha de ouro, 0 de prata e 0 de bronze

México =
0 medalhas de ouro, 1 de prata e 2 de bronze

Canadá =
0 medalhas de ouro, 0 de prata e 3 de bronze

 

Veja a programação completa do vôlei feminino nas Olimpíadas em Paris

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes