É possível pagar boleto com Pix? Veja como funciona

Para pagar contas e faturas com o Pix, é necessário que elas tenham o QR Code.

O Pix começou a fazer parte do cotidiano de brasileiros a partir do dia 16 de novembro, quando foi lançado para o público em geral. A partir disso, se tornou possível fazer transferências e pagamentos a qualquer horário e dia, e de maneira gratuita. Seja para pagar por um produto ou serviço, ou enviar dinheiro a algum parente. Mas e o pagamento de contas e faturas, é possível pagar boleto com Pix? Entenda a seguir.

O que é o Pix?

O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central. Através dele é possível fazer pagamentos e transferências que já são feitas por meio de TED, DOC, cartão e boleto. As transações não têm taxas para pessoas físicas.

Esse sistema funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Ao passo que é possível fazer uma transação tendo apenas a informação de qual é a chave Pix do recebedor, a qual pode ser o número do CPF/CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou uma chave aleatória. Também há a opção de pagamentos com QR Code.

É possível pagar boletos com o Pix?

Então, saiba que é sim possível pagar boletos bancários com o Pix. No entanto, é necessário que além do código de barras do boleto, a fatura tenha o QR Code do Pix. Isso porque o pagamento com do sistema instantâneo é feito através dele. No caso do QR Code não estar disponível, o cidadão não consegue pagar o boleto com o Pix.

Sendo assim, ao receber uma conta com as opções do código de barras e do QR Code, a pessoa tem a opção de escolher entre pagar normalmente com o boleto ou pagar com o Pix.

Além disso, a liquidação do pagamento do Pix é em tempo real e pode ser feita a qualquer dia e horário. Enquanto, no boleto bancário através da leitura do código de barras o tempo de compensação é de até três dias úteis.

Como fazer o pagamento?

Para realizar o pagamento de uma fatura com QR Code, a orientação é acessar o aplicativo do seu banco e ir até a seção destinada ao Pix. Então escolher por pagar com o QR Code e usar a câmera do celular para fazer a leitura. Depois disso, é só confirmar a operação.

Há também a opção do “Pix Copia e Cola”, em que é possível colar um QR Code recebido de maneira digital. E depois disso realizar o pagamento.

Pix Cobrança

Essa alternativa de pagar um boleto com o Pix, ao invés de usar o código de barras desse modo de pagamento, está disponível através da ferramenta Pix Cobrança. Ele permite que comerciantes, fornecedores e prestadores de serviços gerem um QR Code para pagamentos.

Nota-se que a opção do pagamento imediato está disponível desde o lançamento do Pix. Já os futuros ainda não estão liberados, no qual se pode incluir data de vencimento e informações como multa, juros e descontos.

Essa funcionalidade, que é semelhante ao boleto, deve ser disponibilizada em 15 de março deste ano. Em ocasião de anúncio dessa alternativa, em novembro de 2020, Janaína Attie, do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro afirmou que “Ele [Pix Cobrança] pode ser utilizado para pagamentos que atualmente podem ser feitos por boletos ou convênios de arrecadação, aumentando a competição e proporcionando uma alternativa barata e com liquidação imediata”, conforme comunicado divulgado pelo Banco Central.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes