Argila Marroquina: como usar para ter pele e cabelos perfeitos

Produto é uma novidade e vem se tornando o queridinho nos cuidados com a beleza. Veja uma lista com todos os benefícios e algumas sugestões de marcas.

A argila marroquina, como o próprio nome indica, é um produto muito usado nos rituais de beleza no Marrocos. E que vem ganhando novos adeptos devido aos seus muitos benefícios para a pele e os cabelos. 

Rica em minerais, ela tem sido muito usada como componente de sabonetes e outros produtos faciais. Uma das principais vantagens é o fato de ser totalmente natural. Além disso, é muito eficaz para absorver as impurezas e eliminar as toxinas sem causar desidratação. 

Essas propriedades são comuns em qualquer tipo de argila. Mas, no caso da argila marroquina, também conhecida como Argila Rhassoul ou “ghassala” – que em português significa “matéria que lava” – é mais potente. Especialmente quando misturada a outros ingredientes. 

Argila marroquina
Imagem: Freepik / Reprodução

Benefícios da argila marroquina 

Os benefícios da argila variam de um tipo para outro, pois cada uma tem suas particularidades. As mais conhecidas são a argila vermelha, a argila verde e a argila branca.

Na argila marroquina, que tem uma tonalidade cinza, o destaque é a ação antioxidante e a alta concentração de minerais como ferro, cálcio, magnésio e outros. Mais algumas funções benéficas: 

- PUBLICIDADE -

  • Ajuda a equilibrar a produção de óleo no rosto. 
  • Mantém a pele hidratar. 
  • Deixa o rosto livre de impurezas. 
  • Elimina as toxinas causadas pela poluição e pelo estresse. 
  • Combate o envelhecimento precoce.  
  • Ajuda a clarear as olheiras e manchas. 
  • Deixa o tom da pele mais iluminado. 
  • Atua no combate à acne. 
  • Acalma a vermelhidão. 
  • Suaviza linhas de expressão. 
  • Melhora a elasticidade da pele. 
  • Funciona como um esfoliante natural. 
  • Retira o excesso de óleo do couro cabeludo. 
  • Deixa os fios mais brilhantes. 
  • Ajuda a tratar problemas como caspa e psoríase. 

Como usar 

Argila marroquina na pele
Imagem: Freepik / Reprodução

Existem diferentes possibilidades para quem quer usar argila marroquina nos cuidados com a pele. A forma mais comum de encontrar argila marroquina para comprar é como ingrediente de máscaras faciais. Afinal, o produto se tornou um dos queridinhos de quem gosta de ter uma rotina de skincare. 

Ela também está presente em sabonetes e produtos para os cabelos. Assim, basta usar o produto da forma como indicado na embalagem e se beneficiar das propriedades da argila marroquina. 

Mas há, também, a possibilidade de comprar apenas a argila em pó. Neste caso, ela deverá ser diluída ou misturada a outros produtos para que possa ser usada. 

Leia também

Óleo capilar: descubra para que serve e como usar

Depilação caseira: melhores métodos e como evitar pelos…

Argila marroquina para a pele 

- PUBLICIDADE -

O rosto é certamente quem mais se beneficia das propriedades da argila marroquina para a pele. Especialmente para quem tem muita oleosidade ou pele com acne. Basta aplicar, esperar agir o tempo indicado e depois enxaguar. A recomendação é fazer isso uma vez por semana. Três possibilidades de uso: 

  1. Diluir em água morna até virar uma pasta e aplicar em todo o rosto. Deixar agir por 10 minutos.  
  2. Misturar uma colher de chá da argila com um pouco de soro fisiológico. E acrescentar algumas gotas de óleo vegetal ou essencial a gosto. Deixar agir por 20 minutos sem deixar secar.  
  3. Dissolver 1 colher de sopa de argila em água ou chá de camomila. Aplicar no rosto úmido e deixar por 20 minutos. Usar um pouco do chá em um borrifador para não deixar a argila secar.  

Argila marroquina para os cabelos 

A melhor forma de usar é sempre aplicando no couro cabeludo, não nos fios. E sempre como um substituto do shampoo, uma vez por semana.

Para isso basta aplicar, massageando bem, e depois enxaguar com água e um pouco de vinagre, que ajuda a tirar todos os resíduos. Depois é só seguir o processo de lavagem como de costume, aplicando um condicionador. Duas opções de misturas para usar argila marroquina nos cabelos: 

  1. Misturar 2 colheres de sopa de a argila em água morna e acrescentar 1 colher de chá de um óleo vegetal da sua preferência. Deixar agir no couro cabeludo entre 20 a 40 minutos e enxaguar. 
  2. Diluir 4 colheres de sopa de argila marroquina em um pouco de água morna, acrescentar 2 colheres de sopa de água de rosas e 2 colheres de sopa de um óleo vegetal. Aplicar no cabelo e enxaguar em seguida. 
Argila marroquina nos cabelos
Imagem: Salão Virtual (Reprodução / Pinterest)

- PUBLICIDADE -

Argila marroquina para o corpo 

Embora seja mais comumente usada no rosto e no couro cabeludo, a argila marroquina pode ser usada também para uma esfoliação corporal, pois ajuda a deixar a pele mais macia e brilhante. Basta diluir em água morna e fazer uma pasta, seguindo as mesmas orientações de uso na pele do rosto. 

Onde comprar? 

- PUBLICIDADE -

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes