Benefícios do colágeno para a pele e como estimular sua produção 

Para manter a saúde e a beleza do corpo ao longo dos anos, você precisa garantir que ele tenha as quantidades necessárias dessa proteína que, entre outras funções, aumenta a firmeza da pele, rejuvenesce e diminui rugas e flacidez.

Existem incontáveis benefícios do colágeno para o corpo todo. Afinal, ele é essencial para pele, ossos, articulações, tendões e ligamentos. Trata-se, aliás,d a proteína mais abundante do organismo. Além disso, desperta a curiosidade das pessoas por conta de suas principais funções. Entre elas, garante, por exemplo, elasticidade e sustentação dos tecidos. 

De acordo com o dermatologista Abdo Salomão, o colágeno é um glicopeptídeo. Sua síntese ocorre por meio das células que o produzem. Mas, para que cumpra seu papel, passa por reações químicas que o reorganizam em fibras. “No organismo, existem mais de 28 tipos de colágeno. Porém, na pele, se destacam os tipos I e III. Eles dão elasticidade, firmeza, sustentação e parte da hidratação cutânea.” 

Em geral, o corpo consegue manter a síntese e o equilíbrio da substância. No entanto, depois dos 30 anos, essa produção diminui bastante. O processo fica ainda mais lento no caso das mulheres que entram na menopausa. É por isso que tanta gente busca maneiras eficientes de recuperar os benefícios do colágeno. Existem, para tanto, produtos e suplementos, bem como tecnologias e técnicas.

Beneficios do colageno
Imagem: reprodução / pinterest

 

Como usufruir dos benefícios do colágeno?

 

Já que a produção natural da proteína reduz com o tempo, a indústria da beleza oferece opções para suprir essa carência. O mercado, dessa forma, está cheio de produtos e tratamentos com benefícios do colágeno. “A variedade não é um ponto negativo em si. Entretanto, existem opções que deveriam apresentar maior base científica. Como resultado, você pode acabar investindo em algo que não funciona de forma adequada.” O alerta é do cirurgião plástico Mário Farinazzo.

Isso ocorre porque as moléculas de colágeno são grandes demais para penetrar na pele e cumprir sua função biológica. Assim, muitos cosméticos contêm ativos que são cofatores na fabricação da substância. É o caso, por exemplo, do silício e da vitamina C. Por consequência, a pele usa esses ingredientes para formar, manter e estimular os benefícios do colágeno. Existem ainda equipamentos e suplementos que ajudam nesse processo. Ou seja, é sempre bom checar com o médico quais são os produtos e tratamentos mais eficazes. 

Confira, então, algumas opções para estimular a produção do colágeno.

 

Cosméticos com ativos como vitamina C

 

“Os cosméticos podem estimular a produção do colágeno e isso ocorre por diferentes vias. A vitamina C, por exemplo, participa de uma reação química que organiza as moléculas em fibrilas. Essa é a forma que tem função na pele. Além disso, outros ativos aumentam a produção ao ativar genes e células que produzem o colágeno”, explica Abdo. 

Você pode escolher, ademais, outros ativos. Como o silício, um cofator da síntese da proteína. Ou, ainda, conquistar os benefícios do colágeno com peptídeos pró-colagênicos. Apesar de ser um nome difícil, eles têm uma função simples. E poderosa. Afinal, são altamente antioxidantes. Assim, têm efeito preenchedor, que deixa a pele mais firme, com menos rugas e marcas de expressão. Por fim, reduzem os efeitos do açúcar que envelhecem a pele.

 

Bioestimulador injetável

 

Esse tipo de produto aumenta a produção natural de colágeno no corpo. “Além disso, é muito seguro”, diz Mário. Há muitas opções de tratamento com esses ativos. Os efeitos e a duração variam conforme a escolha. Alguns, aliás, dão resultado similar ao ácido hialurônico. No caso, preenchem a pele de imediato. Ao mesmo tempo, estimulam a produção de colágeno.

 

Associe técnicas para conquistar os benefícios do colágeno

 

Você sabia que pode otimizar os benefícios do colágeno? Pois é, basta combinar injetáveis ou misturá-los com radiofrequência. Uma novidade, nesse sentido, é associar hidroxiapatita de cálcio com ácido hialurônico. Isso ajuda a manter a pele mais jovem e firme. 

Skincare
Imagem: reprodução / pinterest

 

Plasma frio 

 

O sistema de plasma de baixa temperatura trata as rugas em poucas sessões. “Assim, traz grande resultado em rugas profundas ao redor da boca e no pescoço”, afirma Abdo. Além disso, melhora a textura e o brilho da pele. O tratamento dura, em média, 20 minutos e requer creme anestésico para diminuir o nível de dor.

 

Suplementos para obter os benefícios do colágeno

 

O uso de suplementos também pode ajudar na formação do colágeno. É o caso, principalmente, de idades mais maduras. Existem muitas soluções que facilitam o dia a dia. Pense em opções como alimentos lácteos e bebidas prontas. Assim como há produtos em pó e barras nutritivas. 

Não existe restrição de consumo, mas o ideal é consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento. Só ele pode avaliar o objetivo e a dosagem correta. A dica vale também se você notar alterações na pele pelo declínio do colágeno. 


Fontes
Abdo Salomão, dermatologista. Mário Farinazzo, cirurgião plástico. 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes