Confira dicas essenciais para tratar o cabelo oleoso 

Se você tem cabelo oleoso precisa aprender quais são os principais cuidados para livrar os fios do aspecto gorduroso causado pelo brilho em excesso.

Quem tem o cabelo oleoso sabe que isso pode causar diversos incômodos. Isso porque, mesmo lavando os fios com frequência, o excesso de óleo deixa um aspecto engordurado e sujo.  Entretanto, é importante lembrar que o sebo não é algo ruim. Pelo contrário, ele é responsável por proteger os fios e o couro cabeludo contra vilões como o sol e a poluição.

“O problema ocorre quando há excesso de óleo. Como resultado, além de prejudicar a beleza, podem surgir condições como dermatite seborreica e queda capilar”. A explicação é do médico tricologista Lucas Fustinoni. Mas fique tranquila! Afinal, você pode controlar a oleosidade dos cabelos com cuidados simples. Confira.

 

Lave o cabelo oleoso na medida certa

Cabelo oleoso
Imagem: reprodução / pinterest

 

Você sabia que não lavar os fios é um dos piores hábitos para quem tem cabelo oleoso? Por outro lado, higienizar demais também é prejudicial. Pois entenda que qualquer extremo estimula a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. “Por isso, quem possui cabelo oleoso deve lavar os fios em dias alternados. A exceção são casos de pessoas que transpiram muito ou praticam atividade física. Então, você pode higienizar diariamente”, aconselha Lucas.

 

Evite banhos muito quentes

 

De acordo com o especialista, o ideal é lavar o cabelo com água fria. No máximo, morna. Isso vale, principalmente, para quem sofre com cabelo oleoso. “A água quente tira o óleo natural do couro cabeludo. Por consequência, diminui a camada protetora do tecido. Isso favorece o ressecamento e tem efeito rebote. Ou seja, há aumento da produção de oleosidade pela pele para compensar a agressão.”

 

Cuidado com produtos de hidratação

 

O cabelo oleoso precisa de hidratação. Para isso, use condicionador, máscara e óleos. No entanto, aplique apenas no comprimento e nas pontas.  “Isso porque o couro cabeludo já é mais oleoso. E os produtos favorecem ainda mais a produção de sebo. Como resultado, obstruem os poros e causam condições como foliculite, queda e dermatite.”

 

Evite mexer no cabelo oleoso

Excesso de óleo nos cabelos
Imagem: reprodução / pinterest

 

Muitas pessoas têm a mania de mexer nos cabelos ao longo do dia. Mas o ideal é tocar nos fios apenas para arrumá-los. Afinal, ficar tocando os fios com frequência pode fazer com que sujeiras das mãos passem para os cabelos. E aí você acaba aumentando a oleosidade da região.

 

Escolha o shampoo certo para cabelo oleoso

 

Para controlar a oleosidade dos fios use um shampoo próprio para cabelo oleoso. Além disso, prefira produtos com tensoativos. Tais substâncias se ligam às moléculas de gordura e sujeira e, assim, as removem mais facilmente. “É interessante também utilizar, toda semana, um shampoo antirresíduos. Ele é ideal para remover o acúmulo de produtos como máscara e condicionador. Quando ficam nos fios, mesmo após a lavagem, podem aumentar a oleosidade”, diz o médico. 

No entanto, ele indica usar shampoo a seco, queridinho de quem tem cabelo oleoso, só em último caso. “É uma espécie de talco que ajuda a controlar a oleosidade do couro cabeludo. Mas, por não remover as sujidades, pode gerar resíduos que aumentam a produção de sebo e causam a obstrução dos poros.”

 

Fique atento à alimentação

 

Vitaminas e minerais são essenciais para a saúde do corpo. E dos cabelos também. Enquanto isso, uma dieta cheia de alimentos ricos em açúcar e gordura pode deixar seu cabelo oleoso.

“Dessa forma, para manter os fios livres do excesso de sebo, mantenha uma alimentação balanceada. Inclua frutas, legumes e verduras. O passo ajuda ainda a torná-los mais fortes e favorecer o crescimento. Além disso, aposte em alimentos com vitamina A, como cenoura, abóbora e mamão. O nutriente ajuda a normalizar a produção natural de sebo”, finaliza Lucas.

Fonte: Lucas Fustinoni, médico tricologista. Membro da World Trichology Society.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes