Ibovespa inicia em queda com exterior e CPI da Covid

Ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta será o primeiro a ser ouvido por senadores, nesta manhã

Em uma semana recheada no noticiário político e nos indicadores econômicos, o Ibovespa abriu a terça-feira, 4, em queda. No radar, investidores estão de olho na sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, que deve ouvir hoje os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta, pela manhã, e Nelson Teich, à tarde, sobre a condução do governo federal na pandemia.

Ainda hoje, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator da reforma tributária, deve ler seu parecer sobre as mudanças no sistema tributário do País, em uma nova proposta que partiu do Ministério da Economia.

Também influenciando na abertura do Ibovespa está a divulgação do Índice de Preços ao Produtor (IPP). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o indicador registrou alta de 4,78% em março na comparação com o mês anterior. É o segundo maior avanço na série histórica do IPP, iniciada em 2014. Com isso, ainda segundo o IBGE, o Índice de Preços ao Produtor acumula alta recorde de 33,52% nos últimos 12 meses.

O Ibovespa abriu em leve queda de 0,02%, aos 119.184 pontos, às 10h08 (horário de Brasília).

Ibovespa hoje, 4 de maio de 2021

Além do cenário doméstico, o movimento da bolsa brasileira segue a abertura com leves quedas dos índices americanos. Nos EUA, investidores começam a vender ações para embolsar os ganhos da retomada econômica no País, onde a vacinação já está avançada. Com isso, índices Dow Jones e S&P 500 tiveram em abril seu segundo mês consecutivo de ganhos, subindo mais de 11% cada um e rendendo ganhos altos aos investidores.

Além disso, assim como na véspera, investidores continuam apreensivos com os rumos da pandemia na Índia. O país asiático registrou mais de 350 mil contaminações nas últimas 24 horas. Com isso, a Organização Mundial de Saúde alertou que um de cada três novos casos registrados no mundo vem da Índia. Já no Brasil, a média móvel de mortes por Covid em 7 dias no Brasil ficou em 2.375. E uma queda de 16% em comparação com o patamar de 14 dias antes.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes