O que é Market Maker e como funciona?

O market maker é responsável por manter ofertas de compra e venda nas corretoras, mas quem paga por isso? E como eles ganham dinheiro?

Market maker, ou formador de mercado, é uma pessoa ou empresa contratada para manter ofertas de compra e venda em corretoras. Nesse sentido, seu objetivo é fomentar a negociação, especialmente em períodos de maior agitação nos mercados.

No entanto, a competição por esta função ficou mais acirrada, e atualmente há market makers atuando por conta própria, sem contrato ou salário. Como então eles ganham dinheiro? Qualquer um pode atuar como formador de mercado?

O que é market maker?

Este formador de mercado pode ser uma empresa ou pessoa física. Em primeiro lugar, seu objetivo é assegurar que existam ofertas de compra e venda durante todo o período de negociação.

O formador de mercado era originalmente uma entidade contratada pela bolsa de valores, ou da empresa emissora do ativo. Sobretudo, atuam nos mercados de ações, títulos de dívida, e contratos derivativos.

De acordo com as regras dos mercados acionários brasileiros, é necessário emitir um comunicado ao mercado quando ocorre a contratação deste agente. Abaixo temos um Fato Relevante emitido pela empresa Vivo - Telefônica Brasil, em abril de 2019.

Fato relevante vivo anunciando market maker para as ações

Em abril de 2018, a bolsa de valores B3 contratou um market maker para as opções, contratos derivativos, de Petrobras, Vale, Suzano, Drogasil, entre outros. Estes formadores de mercado usualmente contam com alguns benefícios, incluindo isenção de taxas de corretagem.

Como o market maker ganha dinheiro?

Em primeiro lugar, estes formadores costumam receber uma remuneração por este trabalho. Naturalmente, a competição ao longo dos anos reduziu bastante esses valores. É normal, portanto, existir market makers que buscam apenas o desconto na corretagem ou facilidades no aluguel de ações.

De fato, o lucro desta função aumentou com o avanço na tecnologia dos robôs de trade, os programas projetados para realizar negócios de forma automatizada. Embora sejam obrigados a manter ofertas de compra e venda o tempo todo, há uma flexibilidade para colocá-las levemente acima ou abaixo da última cotação.

Sem dúvidas, é um negócio de risco. É trabalho do formador de mercado fazer a correta leitura, e até mesmo antecipar alguns movimentos, estimulando o mercado. Em suma, o market maker ganha dinheiro realizando compras e vendas na forma de Day Trade, os negócios de curto-prazo.

Como se tornar um formador de mercado?

Livro de ofertas de vale5 compras e vendas

Algumas corretoras oferecem um modelo aberto, no qual qualquer pessoa ou empresa pode se  atuar como formador de mercado. Cabe ao interessado, portanto, seguir as exigências para se qualificar. Estes usualmente envolvem volumes mínimos de negociação, ou diferença máxima entre ofertas de compra e venda.

Nos mercados regulados, todavia, é comum a exigência de uma contratação formal. De qualquer modo, é possível que as corretoras criem alternativas, provendo benefícios para estes clientes mais ativos. Nesse aspecto, acabam atuando como market makers informais.

Em síntese, isso irá depender das regras cada mercado, muito embora existam corretoras e exchanges com seus próprios programas de incentivo para clientes com grandes volumes. Isto permite que qualquer entidade passe a atuar como formador de mercado, mesmo que de maneira informal.

Existe market maker em criptomoedas?

Sim, entretanto, não existe a obrigatoriedade de um contrato formal, ou registro público do mesmo. As criptomoedas não possuem regulamentação específica, embora completamente legais e reconhecidas como bens digitais.

Deste modo, as exchanges (corretoras) de criptomoedas são livres para contratar formadores de mercado. Isto garante um mercado mais saudável, e evita que o livro de ofertas fique vazio em momentos de forte oscilação nos preços.

Na medida que este livro de ofertas é composto por interessados na compra e venda de algum criptoativo, é vantagem para todos a atuação do market maker.

No vídeo abaixo a equipe do Mercado Bitcoin explica como se tornar um trader profissional.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes