Eleições 2020: confira o manual para influencers sobre o processo eleitoral

O guia contém informações para conscientizar produtores de conteúdo web sobre a importância do seu papel no debate político

Eleições 2020- O InternetLab e o Redes Cordiais lançaram o Guia para Influenciadores Digitais nas Eleições 2020. O manual contém dicas de boas práticas e ferramentas para auxiliar produtores de conteúdo web a participarem do processo eleitoral de maneira ética, segura e democrática.

De acordo com os idealizadores do projeto, em uma eleição digital, é fundamental que os influenciadores tenham consciência de seu papel no debate político, bem como entendam de que modo sua decisão de apoiar ou não determinado candidato pode afetar a escolha de seus seguidores.

Eleições 2020: O que o documento traz?

A publicação esclarece que, apesar de permitida, a participação política de influenciadores deve seguir algumas regras, como as que protegem o processo eleitoral da interferência do poder econômico. “Pela lei eleitoral, candidaturas não podem contratar influenciadores para fazer marketing de influência eleitoral e fazer ‘publis’ pedindo votos”, diz o manual.

Além de ensinar os influenciadores a diferenciar demonstração de apoio político de propaganda eleitoral e formas de evitar a boca de urna digital, o guia também aponta formas de promover o pluralismo de ideias por meio de discussões saudáveis na internet.

Confira a íntegra do Guia para Influenciadores Digitais nas Eleições 2020.

O que é Redes Cordiais?

É um projeto de educação midiática que capacita para o enfrentamento da desinformação e do discurso de ódio nas redes sociais, convidando todos a reverem seu papel nas redes. Usando recursos de diferentes áreas do conhecimento, do jornalismo à comunicação não violenta, o Redes Cordiais promove o diálogo e a informação de qualidade na busca por um ambiente digital mais saudável e de confiança.

O que é InternetLab? 

Centro independente de pesquisa interdisciplinar, o InternetLab promove o debate acadêmico e a produção de conhecimento nas áreas de Direito e Tecnologia, sobretudo no campo da internet. A entidade sem fins lucrativos atua como ponto de articulação entre acadêmicos e representantes dos setores público e privado, bem como da sociedade civil, incentivando o desenvolvimento de projetos que abordem os desafios para a elaboração e a implementação de políticas públicas em novas tecnologias, como privacidade, liberdade de expressão e questões ligadas a gênero e identidade.

Eleições 2020: conheça os aplicativos do TSE para facilitar sua vida

Eleições 2020: saiba como funciona a urna eletrônica

Eleições 2020: saiba como justificar pelo celular a partir do E-título

Eleições 2020: saiba como checar fake news com o robô do TSE

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes