Eleições 2020: conheça os candidatos a vice-prefeito em SP

Vereadores, deputados, empresários, apoiadores da Lava Jato e representante de grandes movimentos sociais, são alguns dos perfis dos candidatos a vice-prefeito na capital paulista

Eleições 2020 - O primeiro turno das eleições municipais se aproxima, as candidaturas já foram deferidas e as campanhas estão super engajadas. Para que o eleitor vote consciente, é importante conhecer os candidatos a prefeito, mas também seus vices.

Dentre os concorrentes em São Paulo, está a líder do movimento Vem Pra Rua que defendeu o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, grandes empresários, presidentes de partido, vereadores, sindicalistas e deputados muito conhecidos.

Candidatos a vice-prefeito de São Paulo nas eleições 2020

Nesta quinta-feira (29), foi divulgado pela XP/Ipespe uma pesquisa sobre eleições 2020. Os dados apontam a queda de Celso Russomanno (Republicano), o crescimento de Guilherme Boulos (PSOL) e a consolidação de Bruno Covas (PSDB) na liderança. (Saiba mais)

Diante disso, o Jornal DCI organizou, em ordem alfabética, detalhes do histórico dos candidatos a vice-prefeito de SP, também muito relevantes para as pesquisas e eleição. Conheça um pouco de cada um em suas atuações na política e também vida pessoal.

Adelaide Oliveira (PATRIOTA) - vice de Arthur do Val (PATRIOTA)

Adelaide de oliveira vice-prefeita de arthur do val mamãe falei
Adelaide de oliveira é candidata a vice-prefeita de arthur do val. (foto: alexandre battibugli/veja sp)

Adelaide é líder do movimento Vem Pra Rua, grupo que defendeu o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2016 e grandes apoiadores das operações Lava Jato. A também PATRIOTA é candidata a vice-prefeita de Arthur do Val, que é integrante do Movimento Brasil Livre (MBL).

Andrea Barcelos (PCDOB) - vice de Orlando Silva (PCDOB)

Andrea barcelos vice-prefeita de orlando silva eleições 2020
Andrea barcelos é candidata a vice-prefeita de orlando silva. (foto: jennifer glass/divulgação pcdob)

Andrea Barcelos, 46 anos, é diretora honorária do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, e enfermeira no Hospital Ignácio Proença de Gouvêa, na Mooca, zona leste da capital paulista. A princípio, concorreria à vereadora nas eleições 2020, mas formou a chapa com Orlando Silva, de mesmo partido.

Antonio Neto (PDT) - vice de Márcio França (PSB)

Antonio neto candidato a vice prefeito de marcio franca eleicoes 2020
Antonio neto é candidato a vice-prefeito de márcio frança. (foto: alexandre battibugli/veja sp)

Antonio Neto é presidente municipal do Partido Democrático Trabalhista (PDT), defende, principalmente, o combate à desigualdade. O candidato a vice-prefeito de França já participou de diversos sindicatos como Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados de São Paulo (Sindpd) e Central Geral dos Trabalhadores (CGT). Ele acredita que somente Márcio pode tirar São Paulo do atraso e realmente fazer a diferença.

Carlos Zarattini (PT) - vice de Jilmar Tatto (PT)

Carlos zarattini candidato vice prefeito de jilmar tatto eleicoes 2020
Carlos zarattini é candidato a vice-prefeito de jilmar tatto. (foto: foto: gustavo bezerra)

Zarattini está em seu quarto mandado como deputado federal, também já foi deputado estadual por São Paulo e vereador na capital paulista. A princípio, o Partido dos Trabalhadores (PT) cogitou três mulheres como candidatas, mas o economista foi confirmado para a posição após uma reunião da executiva municipal do partido.

Henrique Áreas (PCO) - vice de Antônio Carlos Silva (PCO)

Henrique áreas candidato a vice-prefeito de ântonio carlos silva eleições 2020
Henrique áreas é candidato a vice-prefeito de ântonio carlos silva. (foto: divulgação pco)

Áreas é formado em Ciências Sociais e, atualmente, é membro do comitê central do partido. Filiado ao PCO desde 2007, Henrique foi candidato a prefeito nas eleições municipais de 2016.  Além disso, em 2018, o candidato a vice-prefeito de Antônio Carlos teve sua candidatura a deputado federal indeferida.

Ivan Sayeg (PSL) - vice de Joice Hasselmann (PSL)

Ivan sayeg é candidato a vice-prefeito de joice hasselmann eleições 2020
Ivan sayeg é candidato a vice-prefeito de joice hasselmann. (foto: divulgação)

Ivan Leão Sayeg é empresário e um grande apoiador da operação Lava Jato e do ex-ministro da justiça Sérgio Moro. Formado em comunicação social, Sayeg é herdeiro da Casa Leão Joalheria e irmão de Lydia Sayeg, ex-participante do reality show Mulheres Ricas, da Band.

Jairo Glikson (PRTB) - vice de Levy Fidelix (PRTB)

Jairo glikson candidato vice-prefeito de levy fidelix eleições 2020
Jairo glikson é candidato a vice-prefeito de levy fidelix. (foto: reprodução twitter/levy fidelix)

Glikson é advogado e já foi candidato a vice-prefeito de Fidelix nas eleições de 2016. Em 2018, foi candidato a vice de Rodrigo Tavares (genro do candidato a prefeito),  para o governo do Estado. Além disso, Glikson é o atual coordenador da campanha eleitoral de Fidelix nas eleições 2020.

Luiza Erundina (PSOL) - vice de Guilherme Boulos (PSOL)

Luiza erundina candidata vice-prefeita de guilherme boulos eleições 2020
Luiza erundina é candidata a vice-prefeita de guilherme boulos. (foto: nelson antoine/folhapress)

A deputada federal está em seu sexto mandato e foi a primeira prefeita da capital paulista em 1988, representando um partido de esquerda. Luiza Erundina, 85 anos, candidatou-se à prefeitura de SP em 2016 e, hoje, defende a candidatura de Boulos, principalmente dos ataques que o intitulam como um "petista dentro do PSOL".

Marco Dipreto (REDE) - vice de Marina Helou (REDE)

Marco dipreto candidato vice-prefeito de marina helou eleições 2020
Marco dipreto é candidato a vice-prefeito de marina helou. (foto: reprodução facebook/marina helou)

Marco Dipreto é jornalista e porta-voz do partido REDE. O candidato a vice-prefeito de Marina Helou, deputada estadual, também é empresário e fundador da Editora Dipreto, comprometido e engajado em projetos que possuem foco no protagonismo negro.

Marcos da Costa (PTB) - vice de Celso Russomanno (REPUBLICANOS)

Marcos da costa candidato a vice-prefeito de celso russomanno eleições 2020
Marcos da costa é candidato a vice-prefeito de celso russomanno. (foto: divulgação republicanos capital sp)

Marcos da Costa é formando em direito, é sócio de um escritório de advocacia na capital paulista e foi presidente estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de 2013 a 2018. A princípio, o PTB ia lançar a candidatura de Costa para prefeito de SP, mas decidiu-se que o partido apoiaria o candidato Celso Russomanno.

Marina Helena (NOVO), vice de Filipe Sabará (NOVO)

Maria helena candidata vice-prefeita de filipe sabará eleições 2020
Maria helena foi candidata a vice-prefeita de filipe sabará. (foto: reprodução facebook)

Maria Helena atuou como diretora da Secretaria de Desestatização no Ministério da Economia a convite de Paulo Guedes. No último sábado (24), a economista renunciou sua candidaturas, após Sabará ter sido expulso do partido NOVO. Diante disso, o candidato a prefeito teve sua candidatura indeferida pelo TSE, saiba mais.

Marta Costa (PSD), vice de Andrea Matarazzo (PSD)

Marta costa candidata a vice-prefeito de andrea matarazzo eleições 2020
Marta costa é candidata a vice-prefeita de andrea matarazzo. (foto: divulgação psd)

Marta Costa é formada em Letras e Administração, filha de pastor e ex-vereadora da capital paulista. A candidata foi a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente na mesa diretora da Câmara Municipal de SP. Também foi eleita deputada estadual em 2014 e reeleita em 2018.

Professor Lucas (PSTU), vice de Vera Lúcia (PSTU)

Professor lucas é candidato a vice-prefeito de vera eleições 2020
Professor lucas é candidato a vice-prefeito de vera. (foto: divulgação pstu)

Lucas Shimabukulo, 38 anos, é professor de História da rede pública municipal, na Zona Sul de São Paulo, graduado em História e mestre em Educação, Linguagem e Psicologia, ambos pela USP. Atua principalmente nas lutas das periferias por uma educação pública de qualidade.

Ricardo Nunes (MDB), vice de Bruno Covas (PSDB)

Ricardo nunes é candidato a vice-prefeito de bruno covas eleições 2020
Ricardo nunes é candidato a vice-prefeito de bruno covas. (foto: reprodução facebook)

Esta é a primeira vez que Nunes disputa um cargo no executivo, atualmente está no seu segundo mandado como vereador na capital paulista (o mais votado nas eleições de 2012 e 2016). Nunes é empresário e fundador do Jornal de Bairro “Hora de Ação” e da empresa Nikkey.

Texto por  Luana Fogaça**

Veja também: qual é o partido dos candidatos a prefeito de SP!

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes