Eleições 2020: saiba como acompanhar os resultados pelo celular

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou dois aplicativos para que qualquer cidadão possa se manter informado sobre os resultados

Falta pouco. Já é no domingo, dia 15, o primeiro turno das Eleições 2020. Após sair da urna, é comum que o eleitor fique ansioso para saber o resultado. Os Boletins de Urna ( relatórios que contêm o total de votos recebidos pelos candidatos e outras informações da seção) começarão a ser emitidos a partir das 17h (horário de encerramento da votação), deste domingo.

Para que o eleitor possa se manter informado sobre os resultados,  o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou dois aplicativos: o “Resultados” e o “Boletim na Mão”. Ambos podem ser instalados gratuitamente em qualquer dispositivo móvel (smartphone ou tablet), bastando apenas ter acesso às lojas Google Play e App Store.”

Eleições 2020: Como funciona o “Resultados”? 

O objetivo do aplicativo é facilitar o acesso de eleitores e da sociedade em geral ao resultado das Eleições 2020.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Depois da instalação do app no dispositivo móvel, basta adicionar a unidade da Federação e o município sobre o qual quer saber o resultado. Feito isso, o eleitor poderá consultar tudo sobre os candidatos que estão concorrendo aos cargos de prefeito e de vereador na cidade selecionada.

Depois de totalizados pelo TSE, os votos são transformados em arquivos e disponibilizados no aplicativo, por meio do qual qualquer um poderá buscar os resultados sem a necessidade de intermediários.

Como funciona o “Boletim na Mão”? 

Para realizar a leitura da imagem (QRcode) impressa no Boletim de Urna, não é preciso conexão com a internet. A conexão será exigida apenas no momento de visualizar o primeiro conteúdo do boletim lido. Pelo aplicativo, o cidadão pode obter cópia de quantos boletins queira, bastando que realize a captura do código impresso nos BUs das seções eleitorais.

O app é um instrumento que contribui para aumentar ainda mais a transparência das eleições, já que com essa cópia digital o eleitor poderá comparar os Boletins de Urna das seções com os BUs que foram totalizados e divulgados. Além disso, colabora para a imediata e obrigatória divulgação do resultado da votação das urnas.

O aplicativo possibilita a mesários, auxiliares, fiscais de partidos e eleitores em geral constatarem a lisura das eleições, ao realizarem a verificação da correspondência com os resultados totalizados e divulgados na página do TSE após a votação.

Eleições 2020: saiba como encontrar candidatas mulheres em sua cidade

Eleições 2020: saiba como funciona a urna eletrônica

Eleições 2020: saiba como justificar pelo celular a partir do E-título

Eleições 2020: saiba como checar fake news com o robô do TSE

 

Informar Erro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes