Eleições 2020 SP: pesquisa Datafolha aponta Covas com 48%; Boulos, 35%

A pesquisa revelou que 81% dos eleitores entrevistados estão totalmente decididos de seus votos, e 18% ainda podem mudar

Eleições 2020 – Divulgado nesta quinta-feira (19), a pesquisa Datafolha entrevistou 1.254 eleitores da cidade de São Paulo, entre os dias 17 e 18 de novembro, e aponta que Bruno Covas (PSDB) lidera as intenções de voto, com 48%, contra 35% de Guilherme Boulos (PSOL). Indicaram branco/nulo 13% dos entrevistados, e 4% não sabiam responder. O segundo turno das eleições ocorrerá dia 29 de novembro, das 7h às 17h.

Veja também:

Resultado da pesquisa por segmento

Dentre os eleitores mais jovens, de 16 a 24 anos, Boulos (PSOL) tem mais percentuais, 46%, contra 31% de Covas. Na faixa etária seguinte, de 25 a 34 anos, os candidatos ficam empatados (44% a 38%) se considerada a margem de erro máxima de 3% para mais ou para menos.

No eleitorado com curso superior, empatam novamente, Covas tem 44% e Boulos, 29%. Veja o resultado segmentado para outros grupos socioeconômicos:

  • Eleitores acima de 60 anos: Covas tem 65% e Boulos, 23%;
  • Eleitores menos escolarizados: Covas tem 59% e Boulos, 28%;
  • Eleitores católicos: Covas tem 53% e Boulos, 32%;
  • Eleitores evangélicos: Covas tem 52% e Boulos, 29%.

Distribuição de votos dos candidatos derrotados

Candidatos a prefeito de sp eleições 2020
Foto: reprodução/divulgação

Após o primeiro turno das eleições 2020, alguns dos candidatos que foram derrotados declaram apoio aos que foram para o 2º turno. Como no caso de Jilmar Tatto (PT) e Orlando Silva (PCdoB) que, rapidamente, demonstraram apoio a Guilherme Boulos (PSOL) em suas redes sociais e pessoalmente nas ruas. Já Bruno Covas (PSDB), recebeu o apoio declaro de Celso Russomano (Republicanos), que ficou em 4º lugar na disputa. Outros candidatos não declaram a apoio a nenhum, como Arthur do Val Mamãe Falei (Patriota).

Desta forma, é comum os eleitores dos candidatos derrotados direcionarem seus votos aos aliados. Entretanto, a pesquisa Datafolha revelou algumas divergências nas intenções de voto. Confira:

  • Eleitores de Márcio França (PSB): 38% pretende votar em Covas, e 38% em Boulos;
  • Eleitores de Celso Russomanno (Republicanos): 56% pretende votar em Covas, e 27% em Boulos;
  • Eleitores de Arthur do Val (Patriota): 47% prefere Covas, 15%, Boulos, e 29% votarão em branco/nulo;
  • Eleitores de Jilmar Tatto (PT): 72% pretende votar em Boulos, e 18% em Covas.

Além disso, a pesquisa traz dados que mostram a certeza dos eleitores quanto às decisões sobre em quem votar no segundo turno das eleições 2020. Dos entrevistados que apoiam Bruno Covas (PSDB), 82% estão totalmente decididos, e 18% ainda podem mudar de voto. Já os eleitores que preferem Guilherme Boulos (PSOL), 82% estão totalmente decididos, e 17% podem mudar de decisão.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S. Paulo”, com a identificação SP-03437/2020 na Justiça Eleitoral. Se considerado a margem de erro máximo de 3 percentuais para mais e menos, Covas está entre 51% e 45% das intenções de voto, e Boulos, entre 38% e 32%.

Veja também: como funciona o segundo turno.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes