Eleições 2022: com qual idade o eleitor não precisa mais votar?

O voto no Brasil é obrigatório, mas existe exceções dependendo da idade e escolaridade.

A partir de qual idade o eleitor não precisa mais votar nas eleições 2022? No Brasil, a obrigatoriedade do voto é para os eleitores entre 18 e 70 anos, tanto para homens quanto para mulheres.

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o voto se torna facultativo a partir dos 70 anos, ou seja, o eleitor com mais de setenta anos que não quiser não precisa mais comparecer às urnas para votar.

Além da idade, o voto também é facultativo para pessoas que não são alfabetizadas e adolescentes de 16 e 17 anos.

Para os eleitores que não votarem, deve haver justificação da ausência, sujeito a análise e possível aplicação de multa para àqueles que não o fizerem de forma correta.

Aproveite e tira suas dúvidas sobre se Urna eletrônica é confiável? Veja ponto a ponto do funcionamento

A partir de qual idade o eleitor não precisa mais votar?

A Constituição Brasileira de 1988 que estabelece a partir de qual idade o eleitor não precisa mais votar. E de acordo com o artigo 14 do texto do código eleitoral, o eleitor ou eleitora que completa 70 anos não é mais obrigado a exercer o direito do voto.

O eleitor acima de 70 anos não precisa apresentar nem protocolar nenhum documento que comprove a não obrigatoriedade do voto.

Ainda de acordo com a Constituição, o eleitor com 70 anos ou mais continua com título válido e pode comparecer às urnas apenas na eleição que desejar sem que o voto seja cancelado, o que acontece, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, com quem deixa de comparecer e não justifica por três turnos consecutivos.

Ou seja, quem tem voto facultativo pode comparecer às urnas nestas eleições mesmo que tenha faltado e não tenha justificado nos pleitos anteriores.

De acordo com o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo, o voto obrigatório existe desde a Constituição de 1824 e foi ratificado na Constituição de 1988. A participação de todos é relevante porque com o voto o cidadão interfere na escolha dos representantes tanto do município nas prefeituras e câmaras de vereadores, do estado nas assembleias legislativas e governo, e do País elegendo deputados federais, senadores e o presidente da República.

Em todo Brasil são mais de 70 mil políticos eleitos. Ainda conforme publicação do TRE-SP, além de um presidente e um vice-presidente, o eleitor vota para escolher 513 deputados federais, 81 senadores, 27 governadores e seus respectivos vices, 1.058 deputados estaduais, 5.570 prefeitos e seus respectivos vices, e mais de 60 mil vereadores.

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o voto só é facultativo, ou seja, não é obrigatório para as seguintes pessoas:

  • Adolescentes que têm entre 16 e 17 anos;
  • Pessoas com 70 anos ou mais;
  • Pessoas analfabetas

Com exceção destas três situações, o voto é obrigatório para todos os eleitores alfabetizados que têm entre 18 e 70 anos.

É crime não votar?

O eleitor que não votar e não justificar sua ausência nas Eleições 2022 está sujeito à penalidades. No entanto, não votar não é considerado crime. Aquela pessoa que não comparecer às urnas no dia da votação tem até 60 dias após o pleito para justificar a ausência.

Passado este prazo, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o eleitor precisa ir até o cartório eleitoral regularizar a situação. Na prática, significa que o eleitor vai pagar uma multa.

O eleitor que não votar nas eleições, não justificar nem regularizar o título está sujeito às seguintes situações, de acordo com o TSE:

  • Não poderá se inscrever em concurso público ou tomar posse;
  • Se for funcionário público, pode ficar sem receber salário, remuneração ou proventos de função;
  • Não poderá participar de concorrência pública ou obter empréstimos nas autarquias federais bem como nos bancos como Caixa Econômica ou institutos federais e estaduais;
  • Não conseguirá obter passaporte ou carteira de identidade;
  • Fica impedido de renovar matrícula em estabelecimento de ensino;
  • Não pode praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

E atenção, ainda conforme o Tribunal Superior Eleitoral, o eleitor que deixar de votar, justificar e pagar a multa por três turnos consecutivos terá o título de eleitor cancelado.

Quem não votou em 2020 pode votar em 2022?

Aquele eleitor ou eleitora que não votou nas últimas eleições poderá votar desde que esteja com o título regular. Lembrando que a ausência sem justificativa para os eleitores que são obrigados torna o título irregular.

Se houver segundo turno nas eleições de 2022, o eleitor que não compareceu às urnas no primeiro turno poderá votar, mesmo com a ausência no primeiro turno, ele tem direito de exercer o voto.

Para confirmar se o seu título está regular, basta acessar o site do TSE em "Situação Eleitoral" ou então o aplicativo e-Título e consultar através do número do título ou CPF.

Para quem votar nas Eleições 2022

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, as eleições de 2022 terão cinco cargos em disputa. O eleitor vai escolher: deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República.

Conforme o calendário do TSE, as eleições acontecem no dia 2 de outubro, em primeiro turno, e 30 de outubro em segundo turno. Neste ano, a eleição seguirá o horário de Brasília em todas as regiões, ou seja, será das 8h às 17h, o que em alguns estados como Mato Grosso do Sul, por exemplo, corresponde das 7h às 16h.

Lembrando que neste ano não é permitido votar com o celular. O eleitor que usar o e-Título deve apresentá-lo ao mesário no momento da identificação, mas não poderá entrar com o aparelho na cabine de voto, por isso é recomendável que o eleitor faça uma "colinha" com o número de todos os cinco candidatos.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes