Eleições 2022: data primeiro e segundo turno

Este ano, a votação está marcada para o mês de outubro em todo o Brasil.

Eleições 2022 -  data primeiro e segundo turno foram aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em dezembro do ano passado. Nessas eleições, os eleitores devem comparecer às urnas para o primeiro turno no dia 2 de outubro e para um eventual segundo turno em 30 de outubro. 

Eleições 2022: data primeiro e segundo turno

Primeiro turno

Este ano, o primeiro turno eleitoral será dia 2 de outubro. No primeiro turno de 2022, os eleitores devem votar para cinco cargos: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da república. A votação será no dia 2 de outubro, das 8h às 17h, segundo horário de Brasília. 

Quem é eleito no primeiro turno?

Obrigatoriamente, serão eleitos todos os deputados e senadores do Brasil no primeiro turno. Pois segundo a Constituição Federal, apenas os cargos de prefeito, governador e presidente estão sujeitos a ir para o segundo turno.

Então, no caso da disputa para governadores e presidente, se nenhum candidato obtiver mais de 50% dos votos válidos, haverá segundo turno. Pois para que o presidente, ou um governador, seja eleito no primeiro turno ele precisaria contar com mais da metade dos votos válidos, excluindo votos brancos e nulos. 

Eleições 2022: data primeiro e segundo turno - Segundo turno. 

Neste ano, em um eventual segundo turno, os cidadãos poderão votar para presidente e/ou governador de seu estado. Se houver necessidade, o segundo turno está marcado para o dia 30 de outubro. De acordo com o calendário oficial do TSE, o horário de votação permanece o mesmo, das 8h às 17h, horário de Brasília. 

Em 2022, a disputa mais aguardada é para a presidência, já que é o cargo máximo da república brasileira. Este ano, Lula (PT) e Bolsonaro (PL) são os candidatos mais bem posicionados nas pesquisas e protagonizam a corrida.

Além dos dois, Ciro Gomes (PDT), Eymael (DC), Felipe D'Ávila (Novo), Léo Pericles (UP), Simone Tebet (MDB), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União Brasil), Vera (PSTU) e Padre Kelmon (PTB) também concorrem ao cargo.

De acordo com os últimos pesquisas eleitorais, o ex-presidente Lula está na liderança da disputa, seguido por Jair Bolsonaro.

Horário de votação 2022

Em dezembro de 2021, o TSE definiu que o horário de votação será unificado este ano e deverá seguir o horário de Brasília. Em 2022, a votação vai começar às 8h e terminar às 17h, se não houver filas. 

Isto significa que os locais que tiverem fuso horário diferente de Brasília devem adequar os horários de abertura e fechamento das urnas para que eles aconteçam ao mesmo tempo em todo país. Por exemplo, o Acre está duas horas atrás em relação à capital federal. Então, a votação no estado deve começar, segundo seu horário, às 6h e terminar às 15h. 

Veja como ficam os horários nos lugares em que existe fuso no Brasil:

  • Acre e algumas cidades do Amazonas: das 6h às 15h.
  • Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, maior parte do estado do Amazonas: das 7h às 16h.
  • Fernando de Noronha (PE): das 9h às 18h. 
  • Demais estados e Distrito Federal (horário de Brasília): das 8h às 17h.

Apuração começa às 17h

Nas últimas eleições, a apuração dos votos só começava quando a última urna do estado do Acre era encerrada. Esse horário correspondia às 19h no fuso da capital federal. Esta medida servia para que a contagem dos votos não influenciasse os eleitores que ainda iriam votar.

Mas como, este ano, todas as urnas vão ser encerradas às 17h, se não houver filas, a apuração vai começar este horário também e o resultado deve sair mais cedo. 

Quais cargos são eleitos esse ano?

Este ano, os brasileiros devem votar em candidatos para:

Como votar?

Eleições 2022: data primeiro e segundo turno
Para votar, o eleitor deve portar consigo documento com foto. (foto: tânia rego/agência brasil)

A votação eleitoral no Brasil é feita por meio da urna eletrônica. No dia de votação, o eleitor deve se dirigir a sua seção eleitoral, com documento com foto em mãos, e se identificar ao mesário. Feito isso, ele deve entrar na cabine de votação. A urna é um equipamento simples, que lembra um telefone e conta com os botões “branco”, “corrige” e “confirma”, além dos números de 0 a 9.

Assim que o eleitor chegar na urna, ele deverá digitar os números de seus candidatos e confirmar. Caso precise refazer a digitação, basta apertar “corrige”. Para votar em “branco” basta apertar a tecla homônima. 

Você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes