Como transferir o título de eleitor para votar na eleição de 2022

Processo de transferência pode ser feito pela internet

No Brasil, o voto é obrigatório. No entanto, em alguns casos, o cidadão fica impedido de exercer seu direito de votar, mas se a distância do atual local de votação for por conta de uma mudança de domicílio, o eleitor pode solicitar a transferência da seção e continuar exercendo seu direito ao voto. Saiba o que fazer para transferir o título e votar ainda em 2022 e qual é o prazo máximo para fazer isso.

Conheça os 12 prováveis candidatos a presidente em 2022

Prazo para transferência

O TSE já divulgou o calendário oficial das eleições deste ano. O pleito será realizado no dia 2 de outubro e o segundo turno, se houver, será no dia 30 do mesmo mês. Para transferir o título e escolher presidente, governador, senadores e deputados na eleição de 2022, o prazo final é até 150 dias antes do primeiro turno, ou seja, isso deve ser feito no máximo no dia 4 de maio.

Caso seu título tenha sido perdido ou extraviado, a Justiça Eleitoral disponibiliza o e-título (título eleitoral digital) a todos os eleitores, por meio do aplicativo. Ele serve como uma espécie de “segunda via digital”, já que com ele fica dispensada a apresentação do título em forma impressa.

Como transferir o título de eleitor em 2022?

Transferir o título de eleitor em 2022 para quem mudou de cidade, por exemplo, é uma maneira de manter o direito de votar. Além disso, o documento pode ser cancelado em caso de ausência por três eleições consecutivas sem justificativa, o que pode provocar a perda de alguns direitos, como o de prestar concursos ou tomar posse em cargos públicos, tirar passaporte, fazer empréstimos na Caixa Econômica Federal, renovar a matrícula em instituições de ensino, nem praticar atos que exijam quitação do serviço militar ou imposto de renda, entre outros.

Para fazer a transferência, o eleitor que quer transferir o título em 2022 precisa verificar se não tem pendências com a Justiça Eleitoral. Se não tiver, basta seguir o seguinte procedimento:

- Acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE);

- À esquerda, clicar em “Título Eleitoral” e depois em “Título Net”;

- Preencher o requerimento, enviando os documentos solicitados;

- Depois, é só acompanhar a análise da Justiça Eleitoral no próprio site.

Embora alguns cartórios eleitorais estejam atendendo presencialmente, o TSE recomenda que o processo seja feito pela internet, para evitar aglomerações.

Regras para transferir o título de eleitor em 2022

Por isso, o eleitor que se mudou de cidade precisa transferir o título e, em 2022, isso pode ser feito pela internet de forma simples. Porém, para que isso seja possível, é preciso seguir alguns requisitos:

- Estar morando há pelo menos três meses no município para onde deseja transferir;

- Ter pelo menos um ano desde a emissão do primeiro título ou da última transferência;

- Não estar cumprindo ou não ter condenação sem cumprimento total da pena;

- Ter cumprido suspensão de direitos políticos em casos de improbidade administrativa.

Acompanhe as notícias das eleições 2022 no DCI

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes