Quando vai ser o pronunciamento do Bolsonaro após perder para Lula?

O atual presidente se manteve em silêncio após o resultado da eleição no dia 30 de outubro.

Após o resultado da eleição de 2022, o pronunciamento do Bolsonaro (PL), candidato derrotado, ainda é uma incerteza. O atual presidente se mantém em silêncio há mais de 15 horas e não comentou sobre a vitória de seu adversário Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas.

Lula foi eleito o novo Presidente da República no segundo turno com 50,9% dos votos, seu oponente teve 49,1%.

+ Quem são os possíveis ministros de Lula? Veja 13 nomes cotados

Vai ter pronunciamento do Bolsonaro?

Lula bolsonaro
Bolsonaro ainda não ligou para lula para reconhecer a vitória - foto: reprodução/band

O atual presidente se mantém em silêncio desde a oficialização do resultado das eleições. Bolsonaro não se manifestou sobre sua derrota nas urnas e também não reconheceu a vitória do oponente na noite do dia 30.

Segundo apuração do jornal O Globo do dia 31 de outubro, aliados do candidato derrotado esperam que o presidente se manifeste com relação ao resultado das urnas ainda na segunda-feira (31). Pessoas do entorno de Bolsonaro afirmaram que ele deve se pronunciar sobre a vitória de Lula, mas não opinaram se Bolsonaro vai fazer a tradicional ligação para o adversário o parabenizando.

Também não se sabe qual vai ser o meio pelo qual o presidente vai se manifestar, pode ser um pronunciamento em entrevista, pelas redes sociais ou algum discurso público. O candidato já havia informado, no primeiro turno, que só se manifestaria a respeito do resultado depois de dialogar com os militares das Forças Armadas.

No dia 29/10, o presidente afirmou à TV Globo, logo após o debate da emissora, que reconheceria o resultado das eleições. “Quem tiver mais votos leva, isso que é democracia”, afirmou.

Demora para reconhecer o resultado das eleições 2022

Desde 1998, quando as urnas eletrônicas foram implementadas, Bolsonaro é o candidato derrotado que mais se delonga para admitir a derrota. Até o momento, já são mais de 15 horas de silêncio do atual presidente.

Até essa disputa, a maior demora para reconhecer o resultado nas urnas era a de José Serra (PSDB), em 2010. Naquele ano, o candidato derrotado por Dilma Rousseff (PT) admitiu a derrota às 22h40 da noite do segundo turno.

O atual presidente não fez, até o momento, nenhuma movimentação significativa. De acordo com reportagem do Estadão da manhã de segunda-feira (31), Bolsonaro recebeu a visita de seu filho Flávio Bolsonaro (PL) por volta das 7h40. A família do presidente também segue em silêncio desde a oficialização do resultado pelo TSE.

Lula demonstra preocupação 

O candidato eleito, Lula (PT), afirmou sua preocupação com a postura de Bolsonaro durante sua comemoração com apoiadores em São Paulo na noite do domingo (30). O petista alegou que tem medo de que o atual presidente não faça a transição entre os governos para que a campanha eleita tome conhecimento dos processos governamentais.

“Eu gostaria de estar só alegre, mas eu estou metade alegre e metade preocupado, porque, a partir de amanhã, eu tenho que começar a me preocupar como é que a gente vai governar este país. Preciso saber se o presidente que nós derrotamos vai permitir que haja uma transição para que a gente tome conhecimento das coisas”, disse Lula.

O presidente recém eleito também comentou que Bolsonaro não havia o cumprimentado até o momento. “O presidente derrotado deveria ter ligado para mim reconhecendo a derrota, mas até agora não ligou. Eu não sei se vai ligar e não sei se vai reconhecer a derrota”, afirmou ao público.

Veja também: Resultado das eleições no 2° turno estadual

Aliados de Bolsonaro se manifestam

Aliados políticos de Bolsonaro (PL) já se manifestaram, na noite de domingo (30), reconhecendo a vitória de Lula (PT). O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), parabenizou o petista pela eleição e pediu pela pacificação do Brasil.

“Ao presidente eleito, a Câmara dos Deputados lhe dá os parabéns e reafirma o compromisso com o Brasil, sempre com muito debate, diálogo e transparência. É preciso ouvir a voz dos todos, mesmo divergentes, e trabalhar para atender as aspirações mais amplas,”, disse em Lira em pronunciamento em Brasília, logo após a eleição de Lula.

O governador eleito em São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também se pronunciou após a divulgação do resultado das urnas. O candidato apoiado por Bolsonaro reconheceu a vitória de Lula e afirmou que o alinhamento com o governo federal será necessário.

“Para que a gente possa trazer políticas públicas para o estado, vai ser fundamental o alinhamento e o entendimento com o governo federal”, disse o candidato eleito em seu pronunciamento.

O senador eleito pelo Paraná, Sérgio Moro (União Brasil-PR) também reconheceu, no domingo (30), a vitória de Lula e afirmou que será oposição do governo a partir de 2023.

No entanto, parte da ala bolsonarista também não se manifestou, como é o caso do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e do presidente do Partido Liberal, sigla de Bolsonaro, Valdemar Costa Neto.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes