Horário da eleição 2022: veja que horas o eleitor poderá votar

Todo o Brasil deve se adequar ao horário de Brasília no dia de votação este ano.

O horário da eleição 2022 será unificado em todo o país, seguindo o horário de Brasília. Essa decisão foi tomada pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em dezembro do ano passado. Portanto, este ano, a votação vai começar às 8h e terminar às 17h, se não houver filas, de acordo com o horário de Brasília, onde fica a sede da corte.

Os locais que tiverem um fuso diferente do horário de Brasília deverão adequar seus horários de abertura e fechamento das urnas para que todo o país comece e termine a votação ao mesmo tempo. 

Com essa nova medida, a expectativa é de que a apuração dos votos comece assim que as urnas fecharem, às 17h.

Em 2022, os brasileiros devem escolher seus representantes para os cargos de: presidente da república, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

Este ano, o primeiro turno eleitoral está previsto para o dia 2 de outubro. Caso seja necessário, os brasileiros voltam às urnas mais uma vez para votar no segundo turno dia 30 do mesmo mês. A votação será das 8h às 17h, horário de Brasília. 

Entenda como será o horário da eleição 2022.

Qual o horário da eleição 2022? 

O TSE decidiu que o horário da eleição 2022 será unificado no Brasil. Segundo a Resolução TSE nº 23.669, as urnas serão abertas às 8h e fecharão às 17h, horário de Brasília, em todo o país. Os estados que têm seu próprio fuso devem se adequar e começar e encerrar a votação ao mesmo que o fuso da capital.

Por exemplo, a votação no Acre deve começar às 6h e terminar às 15h, de seu horário. Então, é preciso ficar atento ao fuso horário da cidade de sua seção eleitoral. 

Veja que horas as urnas ficam abertas nos estados brasileiros:

Acre e algumas cidades do Amazonas: das 6h às 15h.
Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, maior parte do estado do Amazonas: das 7h às 16h.
Fernando de Noronha (PE): das 9h às 18h. 
Demais estados e Distrito Federal (horário de Brasília): das 8h às 17h.

Apuração começará às 17 horas

Com essa nova medida, a expectativa é de que a apuração dos votos comece assim que as urnas forem fechadas, às 17 horas do horário de Brasília. Nas eleições anteriores os votos só começaram a ser apurados quando a última urna do Acre encerrava, que correspondia às 19h na capital federal.

Essa norma visava impedir que a divulgação dos votos influenciasse na decisão de eleitores de outros estados que ainda não haviam votado. Mas com o horário unificado, é possível começar a apuração às 17h

Como votar na urna?

A urna brasileira foi criada para facilitar a vida do eleitor brasileiro. Ao chegar no aparelho, o eleitor deve digitar o número do seu candidato, conferir o nome e a foto e apertar “confirma”. Caso queira votar em branco, ele deve apertar o botão “branco”. Se cometer algum erro, basta clicar em corrige para refazer a digitação dos números.

Ao finalizar a votação, a urna eletrônica vai armazenar aquele voto no cartão de memória. 

Nestas eleições, o TSE lançou um simulador de urna eletrônica online. Ao entrar neste link, o eleitor terá acesso a uma simulação idêntica ao aparelho e poderá treinar como votar.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes