Eleições 2022: pesquisa Ipec é confiável? Saiba como ela é feita

O instituto realizou quatro levantamento este ano.

Sem o conhecido Ibope, uma das pesquisas eleitorais mais populares nas eleições 2022 é a da empresa Inteligência em Pesquisa e Consultoria. Mas afinal, a pesquisa Ipec é confiável?

Diante do aumente de perguntas sobre assunto - de acordo com as buscas no Google Trends - , vamos explicar como é feita o levantamento e como surgiu o instituto.

+ Quando será a próxima pesquisa eleitoral para presidente? De 14 a 17/9

Como são feitas as pesquisas eleitorais nas Eleições 2o22

Desde de 2022, passou a ser obrigatório que as pesquisas eleitorais sejam registradas no site do TSE e contenham as informações de contratante, gasto, metodologia, estatístico responsável, origem dos recursos de financiamento, período de realização, sistema de fiscalização da coleta de dados etc.

Por meio desses dados é possível conferir os parâmetros nas quais ela foi baseada. Essas informações ajudam a saber se determinada pesquisa é segura, pois constam no site do TSE e podem ser contestadas, caso haja suspeita de alguma irregularidade. Portanto, é viável concluir se uma pesquisa eleitoral é confiável ou não a partir de análises detalhadas. 

Os principais institutos de pesquisa do Brasil são: Ipec, MDA, Ipespe, FSB Pesquisa, Datafolha, Ideia Inteligência e Quarest. 

+ Quem são os candidatos a governador SP 2022 + números

A pesquisa Ipec é confiável?

De acordo com o instituto, a confiabilidade da pesquisa Ipec é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

Além disso, segundo o ranking de pesquisas do UOL, o Ipec entra no ranking de pesquisas muito confiável. 

O Ipec foi fundado a partir de ex-funcionários da tradicional empresa de pesquisas, Ibope. O Ibope era dividido em duas empresas, o  Ibope Media e o Ibope Inteligência, ambas eram de propriedade da família Montenegro. Em 2014, a empresa alemã Kantar Group comprou a Ibope Media. A outra continuou sob administração da família Montenegro. Mas em 2021, a empresa encerrou suas atividades.

Após o fechamento do Ibope, o instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) foi criado pela estatística Márcia Cavallari, ex-CEO da antiga empresa, juntamente com outros antigos colegas executivos. O Ipec atua no ramo de pesquisas, sendo elas: de mercado, opinião pública e política. Neste ano, lançou quatro pesquisas eleitorais presidenciais e se tornou uma das principais empresas na área.

Pesquisa ipec é confiável
Ipec foi criado em 2021 - foto: divulgação/ipec

 

Última pesquisa Ipec

Lançada na noite de segunda-feira, 12 de setembro, a última pesquisa Ipec mostrou o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança com 46% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro (PL) com 31%. Em seguida aparece Ciro Gomes com 7% e Simone Tebet com 4%. Os candidatos Felipe d'Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) ficaram com 1% cada. Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB) e Vera (PSTU) não pontuaram na pesquisa. Pablo Marçal (Pros) teve sua candidatura indeferida pelo TSE, por isso, o Ipec retirou seu nome do levantamento. Votos brancos e nulos somam 6% e 4% dos entrevistados não sabiam ou não quiseram responder à pesquisa. 

Com relação à pesquisa divulgada no dia 5 de setembro, o candidato petista oscilou dois pontos para cima e o atual presidente se manteve com o mesmo percentual. A distância entre os dois, que são os mais bem colocados, é de 16 pontos. Ciro Gomes caiu um ponto percentual. Porém, as oscilações apareceram dentro da margem de erro esperada, que é de dois pontos para mais ou menos. 

Confira a colocação dos candidatos na pesquisa de voto estimada feita pelo Ipec:

  • Lula (PT): 46% 
  • Jair Bolsonaro (PL): 31% 
  • Ciro Gomes (PDT): 7%
  • Simone Tebet (MDB): 4% 
  • Felipe d’Avila (Novo): 1%
  • Soraya Thronicke (União Brasil): 1% 
  • Vera (PSTU): 0% 
  • Constituinte Eymael (DC): 0% 
  • Léo Péricles (UP): 0% 
  • Padre Kelmon (PTB): 0%
  • Sofia Manzano (PCB): 0% 
  • Brancos ou nulos 6% 
  • Não souberam ou não responderam: 4%

O levantamento do Ipec ouviu 2.512 eleitores entre os dias 9 e 11 de setembro em 158 municípios brasileiros. A pesquisa foi registrada no TSE sob número de identificação BR-01390/2022. Seu índice de confiança é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo na escala. 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes