Lula com boné da CPX: veja qual é o significado da sigla

O candidato visitou o Morro do Alemão, no Rio de Janeiro, e usou o acessório na quarta-feira (12).

Fotos de Lula com boné da CPX viralizaram nas redes sociais, na quarta-feira (12). O candidato do PT usou o acessório em uma caminhada no Morro do Alemão, no Rio de Janeiro, no feriado de Nossa Senhora Aparecida. Muitos apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) associaram, erroneamente, a sigla com a criminalidade e ao tráfico. Contudo, a sigla é uma homenagem aos moradores do local. Entenda.

Lula com boné da CPX viraliza, mas o que significa o nome?

Após a repercussão das fotos de Lula com boné da CPX, sua equipe se pronunciou no site oficial explicando o significado da sigla. Na nota publicada, a campanha do candidato explica que CPX significa “complexo”. Por exemplo "CPX do Alemão” é uma abreviação para “Complexo do Alemão".

Além de afirmar que Lula fez um discurso no Alemão em que “destacou a importância de um governo com justiça social e amor, que distribua livros em vez de facilitar compra de armas.”. A notícia postada ainda reforça que os eleitores de Bolsonaro usaram de fake news para atacar o ex-presidente, por conta de sua popularidade nas eleições.

“O que o bolsonarismo faz? Espalha fotos de presos e procurados da polícia com bonés semelhantes para ofender todos os moradores. É criminoso!”, diz a nota, que ainda alega que para os apoiadores do atual presidente todos que moram em comunidades são vistos como bandidos.

Não apenas moradores, como órgãos oficiais da cidade usam a sigla para abreviar a palavra complexo, como é o caso da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Veja o tweet da PM:

@pmerj on Twitter: "O comando da UPP Vila Cruzeiro, Cpx da Penha, informa que houve um curto-circuito no ar-condicionado de um dos alojamentos (+)#TodosBem pic.twitter.com/cFIf7MeCiZ / Twitter"

O comando da UPP Vila Cruzeiro, Cpx da Penha, informa que houve um curto-circuito no ar-condicionado de um dos alojamentos (+)#TodosBem pic.twitter.com/cFIf7MeCiZ

Fake news sobre uso a sigla CPX

Após a divulgação das fotos de Lula com o boné, apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) divulgaram nas redes sociais que a sigla CPX estaria relacionada ao tráfico e ao crime nas comunidades. Alguns disseram que as letras remeteram à palavra “cupixina”. Cupichina com “ch” significa “camarada” ou "parceiro" e, às vezes, é usada por criminosos como forma de tratamento.

Inclusive, o senador e filho do presidente, Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi um dos que postou em suas redes sociais que CPX seria uma sigla que remete ao tráfico de drogas. "Mais uma coincidência de simpatia pelo tráfico de drogas?", escreveu o senador.

Flávio ainda noticiou falsamente que Lula teria visitado o QG do Comando Vermelho no Alemão. "Lula visita QG do Comando Vermelho no Alemão e usa boné que significa 'cupinxa (parceiro) do crime'", publicou o filho do presidente. Mesmo após a divulgação do significado de CPX, o senador não deletou as postagens de seu Twitter oficial.

Flavio Bolsonaro #B22 on Twitter: "O seu voto é uma arma bem maior que as armas dos amigos do ex-presidiárioNo dia 30 - Vote 22 BolsonaroVia @Zambelli2210 pic.twitter.com/svuErDpvtW / Twitter"

O seu voto é uma arma bem maior que as armas dos amigos do ex-presidiárioNo dia 30 - Vote 22 BolsonaroVia @Zambelli2210 pic.twitter.com/svuErDpvtW

Segundo turno 2022

Esse ano, os candidatos Lula (PT) e Bolsonaro (PL) se enfrentarão no segundo turno presidencial no dia 30 de outubro. No primeiro turno o petista liderou a apuração com 48,3% dos votos válidos contra 43,2% do atual presidente. Ambos estão em campanha para juntar votos para o último domingo de outubro.

De acordo com as pesquisas presidenciais divulgadas após o primeiro turno, Lula (PT) mantém-se à frente de Bolsonaro (PL) nas intenções de votos dos eleitores brasileiros.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes